O desenvolvimento curricular em estrutura modular : um estudo do sistema modular em duas escolas profissionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Rodolfo José Pinto Dá Mesquita de Castro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/22239
Resumo: O presente estudo de investigação, inserido na Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, especialidade de Supervisão Pedagógica e Avaliação de Docentes, apresentado à Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, tem como eixo principal o Desenvolvimento Curricular em Estrutura Modular, tendo em conta a sua especificidade e potencialidades. Neste sentido, a investigação desenvolvida visou averiguar, nas escolas profissionais em estudo, se e de que forma o sistema modular se encontra em implementação/desenvolvimento, como é considerado pelas lideranças das escolas em causa, como é operacionalizado o ensino e como se processa a aprendizagem, e que perspetivas têm os diferentes intervenientes acerca deste modelo. O estudo de investigação sustentou-se num quadro teórico ligado às áreas do currículo e do desenvolvimento curricular, com um enquadramento no tempo (década de 30 a década de 90 do século XX) de forma a percecionarem-se algumas teorias que fundamentam esta prática curricular, de modo a permitir perceber de que modo este modelo organizativo do currículo corresponde ou não a uma melhor adaptação à nova escola que emergiu: a “escola de massas”, uma escola para todos. Na componente empírica, seguiu uma metodologia de abordagem qualitativa, centrada em entrevistas a atores relevantes bem como em observação de aulas e análise documental, em que o tratamento dos dados recolhidos, através de instrumentos adequados, que no estudo se descrevem e fundamentam, permitiu evidenciar conclusões sustentadas, com a objetividade inerente a um estudo de carácter descritivo. Desenvolveu-se em duas escolas profissionais privadas do Porto, e os dados foram recolhidos através de entrevistas semiestruturadas realizadas às diretoras pedagógicas, coordenadores de curso, professores e alunos, observação de aulas de quatro disciplinas e análise de conteúdo documental dos projetos educativos das duas escolas. O estudo demonstrou que decorridos mais de 25 anos, de existência de escolas profissionais, a estrutura modular continua a ser implementada, com fragilidades, sendo os seus princípios estruturantes conhecidos pelos atores educativos das escolas em estudo, mas pouco aplicados. A estrutura modular é operacionalizada com contradições, no sentido em que se detetaram aberturas a lógicas tradicionais, sendo as práticas de ensino mistas. Na avaliação, o “modo teste” verifica-se como elemento predominante o que indicia uma divergência relativamente aos pressupostos curriculares do modelo. Os espaços onde decorre o ensino e a aprendizagem, e a sua configuração, são de natureza tradicional, contudo, verificaram-se práticas que decorrem para além da “sala de aula”. As duas escolas revelam à comunidade, não só a nível de atividades inseridas em módulos, de atividades inseridas em programas comunitários, com também a nível do desenvolvimento e concretização da Formação em Contexto de Trabalho e da Prova de Aptidão Profissional, verificando-se parcerias consolidadas.
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Neste sentido, a investigação desenvolvida visou averiguar, nas escolas profissionais em estudo, se e de que forma o sistema modular se encontra em implementação/desenvolvimento, como é considerado pelas lideranças das escolas em causa, como é operacionalizado o ensino e como se processa a aprendizagem, e que perspetivas têm os diferentes intervenientes acerca deste modelo. O estudo de investigação sustentou-se num quadro teórico ligado às áreas do currículo e do desenvolvimento curricular, com um enquadramento no tempo (década de 30 a década de 90 do século XX) de forma a percecionarem-se algumas teorias que fundamentam esta prática curricular, de modo a permitir perceber de que modo este modelo organizativo do currículo corresponde ou não a uma melhor adaptação à nova escola que emergiu: a “escola de massas”, uma escola para todos. Na componente empírica, seguiu uma metodologia de abordagem qualitativa, centrada em entrevistas a atores relevantes bem como em observação de aulas e análise documental, em que o tratamento dos dados recolhidos, através de instrumentos adequados, que no estudo se descrevem e fundamentam, permitiu evidenciar conclusões sustentadas, com a objetividade inerente a um estudo de carácter descritivo. Desenvolveu-se em duas escolas profissionais privadas do Porto, e os dados foram recolhidos através de entrevistas semiestruturadas realizadas às diretoras pedagógicas, coordenadores de curso, professores e alunos, observação de aulas de quatro disciplinas e análise de conteúdo documental dos projetos educativos das duas escolas. O estudo demonstrou que decorridos mais de 25 anos, de existência de escolas profissionais, a estrutura modular continua a ser implementada, com fragilidades, sendo os seus princípios estruturantes conhecidos pelos atores educativos das escolas em estudo, mas pouco aplicados. A estrutura modular é operacionalizada com contradições, no sentido em que se detetaram aberturas a lógicas tradicionais, sendo as práticas de ensino mistas. Na avaliação, o “modo teste” verifica-se como elemento predominante o que indicia uma divergência relativamente aos pressupostos curriculares do modelo. Os espaços onde decorre o ensino e a aprendizagem, e a sua configuração, são de natureza tradicional, contudo, verificaram-se práticas que decorrem para além da “sala de aula”. As duas escolas revelam à comunidade, não só a nível de atividades inseridas em módulos, de atividades inseridas em programas comunitários, com também a nível do desenvolvimento e concretização da Formação em Contexto de Trabalho e da Prova de Aptidão Profissional, verificando-se parcerias consolidadas.The focus of this research, which integrates the Master of Education dissertation in Education Sciences, in the specialized area of Pedagogical Supervision and Teachers‟ Evaluation, presented to the Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa the Curricular Development in Modular Structure, its specificity and potentialities. Thus, this research aimed to inquire, in the vocational schools within its scope, if and in what way this modular system is being implemented / developing, how the schools‟ leaderships regard it, how both teaching and learning are being processed. This study has been supported by a theoretical framework related to areas such as curriculum and curricular development, with a specific timeframe (from the 1930‟s to the 1990‟s), to understand the theories substantiating the said curricular practice, and whether this organizational model corresponds to a better adaptation to the new emerging school: the “school for the masses”, a school for all. In its empirical component, this research has followed a method of qualitative approach, based not only on interviews made to relevant participants, but also in-class observation and documental analysis. The resulting data was observed with the appropriate instruments, described and justified in the study, therefore proving the conclusions sustained, holding the objectivity proper to a descriptive study. This research was developed in two private vocational schools in Porto, and the data was gathered using the semi-structured interviews to their pedagogical directors, course coordinators, teachers and students, in-class observation of four subjects and documental analysis of the two schools‟ educational projects. The study showed that after twenty-five years, the modular structure is still being implemented in vocational schools, albeit with inefficiencies, and although its structural principles are known by the participants, few are applied. The modular structure is used with contradictions, as there is acceptance to traditional reasoning, but also a mixture of teaching practices. Regarding the evaluation, the “test mode” is the predominant element, which indicates a divergence concerning the purpose of the curricular model. The setup of teaching and learning spaces is a traditional one, although practices outside the classroom were also observed. Both schools showed openness towards the community, not only because of the activities included in modules, as well as those integrated in community programmes, but also because of the development and accomplishment of the Professional Training Program as well as the Final Evaluation of the Professional Project, in which consolidated partnerships were observed.Roldão, Maria do Céu NevesVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaLeal, Rodolfo José Pinto Dá Mesquita de Castro2017-06-01T13:44:28Z2017-05-0520172017-05-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/22239TID:201699540porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:28:36Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/22239Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:18:36.031283Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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