Transferência de conhecimento no local de trabalho: o papel do suporte dos pares e supervisores em recém-graduados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Tiago Jorge Almeida
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/69102
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
id RCAP_d9142ea6df126bea0df7e7e166c19da5
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/69102
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Transferência de conhecimento no local de trabalho: o papel do suporte dos pares e supervisores em recém-graduadosTransfer of training in the workplace: the role of peer and supervisor support in newly graduatedSuporte dos paresSuporte dos supervisoresMotivação para transferirTransferência de conhecimentoRecém-graduadosPeer supportSupervisor supportMotivation to transferTransfer of trainingRecent graduatesCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaCom este estudo pretende-se compreender o impacto de dois tipos de suporte no local de trabalho, nomeadamente o suporte dos pares e supervisores, na transferência de conhecimento. Também se analisou o papel mediador da motivação para transferir o conhecimento na relação entre os dois suportes e a transferência de conhecimento. A amostra é constituída por 50 trabalhadores recém-graduados, de diversas empresas e universidades, na área da engenharia. Os resultados mostraram que, embora ambos desempenhem um papel importante na transferência, o suporte dos supervisores tem um impacto maior. Por outro lado, o suporte dos pares desempenha um papel significativo na motivação para transferir o conhecimento adquirido na formação, para o local de trabalho. Os resultados da análise da mediação indicam que ambos os suportes têm um efeito indireto estatisticamente significativo na transferência de conhecimento através da motivação para transferir. A análise qualitativa revelou que os recém-graduados percebem o suporte dos supervisores como mais importante para a transferência de conhecimento, e o suporte dos pares para a manutenção dos novos comportamentos aprendidos na formação.This study aims to understand the impact of two types of support in the workplace, namely peer and supervisor support, on transfer of training. The mediating role of the motivation to transfer knowledge in the relationship between the two supports and the transfer of knowledge was also analysed. The sample consists of 50 recent graduates from various companies and universities in the field of engineering. The results showed that, although both play an important role in the transfer, the support of supervisors has a greater impact. On the other hand, peer support plays a significant role in motivating the transfer of training. The results of the mediation analysis indicate that both supports have a statistically significant indirect effect on the transfer of training through the motivation to transfer. The qualitative analysis revealed that recent graduates perceive the support of supervisors as most important for the transfer of training, and the support of peers for maintaining the new behaviours learned in the training.Veloso, AnaUniversidade do MinhoFerreira, Tiago Jorge Almeida20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/69102por202528847info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:37:56Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/69102Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:34:17.317735Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Transferência de conhecimento no local de trabalho: o papel do suporte dos pares e supervisores em recém-graduados
Transfer of training in the workplace: the role of peer and supervisor support in newly graduated
title Transferência de conhecimento no local de trabalho: o papel do suporte dos pares e supervisores em recém-graduados
spellingShingle Transferência de conhecimento no local de trabalho: o papel do suporte dos pares e supervisores em recém-graduados
Ferreira, Tiago Jorge Almeida
Suporte dos pares
Suporte dos supervisores
Motivação para transferir
Transferência de conhecimento
Recém-graduados
Peer support
Supervisor support
Motivation to transfer
Transfer of training
Recent graduates
Ciências Sociais::Psicologia
title_short Transferência de conhecimento no local de trabalho: o papel do suporte dos pares e supervisores em recém-graduados
title_full Transferência de conhecimento no local de trabalho: o papel do suporte dos pares e supervisores em recém-graduados
title_fullStr Transferência de conhecimento no local de trabalho: o papel do suporte dos pares e supervisores em recém-graduados
title_full_unstemmed Transferência de conhecimento no local de trabalho: o papel do suporte dos pares e supervisores em recém-graduados
title_sort Transferência de conhecimento no local de trabalho: o papel do suporte dos pares e supervisores em recém-graduados
author Ferreira, Tiago Jorge Almeida
author_facet Ferreira, Tiago Jorge Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veloso, Ana
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Tiago Jorge Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Suporte dos pares
Suporte dos supervisores
Motivação para transferir
Transferência de conhecimento
Recém-graduados
Peer support
Supervisor support
Motivation to transfer
Transfer of training
Recent graduates
Ciências Sociais::Psicologia
topic Suporte dos pares
Suporte dos supervisores
Motivação para transferir
Transferência de conhecimento
Recém-graduados
Peer support
Supervisor support
Motivation to transfer
Transfer of training
Recent graduates
Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/69102
url http://hdl.handle.net/1822/69102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202528847
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132864207388672