Vivências de coaching de Assistentes Convidados: Um caminho supervisivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bizarro, Vera Filipa da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.esenfc.pt/?url=Fca8FaCy
Resumo: A complexidade do Ensino Clínico, exige um processo supervisivo bem estruturado. O papel do supervisor é fundamental, pois o estudante no seu percurso deve ter situações onde possa praticar sob orientação de um profissional, que simultaneamente sejaconselheiro e coach. O coaching é considerado um conceito conexo à supervisão, é caracterizado como um apoio, pois potencializa o desenvolvimento do estudante através da reflexão e autoconhecimento. O objetivo deste estudo centrou-se em descrever e compreender as vivências de coaching de Assistentes Convidados (AC) do ensino clínico de fundamentos de enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Desenvolvemos um estudo qualitativo, de natureza exploratório-descritiva com características fenomenológicas. Elegemos a entrevista semi-estruturada para colheita de dados, foram realizadas 6 entrevistas. A análise dos depoimentos seguiu o método proposto por Giorgi e Sousa (2010). Foram identificados quatro temas principais: integração dos AC, estratégias supervisivas, reflexão e respeito pela individualidade do estudante. Os AC utilizam como estratégias supervisivas o acompanhamento do estudante durante um dia de ensino clinico, desenvolvendo em parceria os procedimentos. Promovem a reflexão antes e após a ação, preferencialmente num ambiente calmo. A reflexão incide na realização empírica dos procedimentos, assim como no confronto entre as condições simuladas na escola e a realidade hospitalar. O último tema é ?respeito pela individualidade do estudante?, nele os AC consideram importante adequar o ambiente ao estudante. Assim, tentam proporcionar condições, para o estudante desenvolver as atividades ao seu ritmo. A motivação, implicação do estudante no seu desenvolvimento e o feedback são fundamentais neste processo.
id RCAP_d929668befbb10a0047eb77a3dce09cf
oai_identifier_str oai:repositorio.esenfc.pt:4966
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Vivências de coaching de Assistentes Convidados: Um caminho supervisivoEnsino clínicoEnfermagemSupervisãoCoachingAssistentes convidadosA complexidade do Ensino Clínico, exige um processo supervisivo bem estruturado. O papel do supervisor é fundamental, pois o estudante no seu percurso deve ter situações onde possa praticar sob orientação de um profissional, que simultaneamente sejaconselheiro e coach. O coaching é considerado um conceito conexo à supervisão, é caracterizado como um apoio, pois potencializa o desenvolvimento do estudante através da reflexão e autoconhecimento. O objetivo deste estudo centrou-se em descrever e compreender as vivências de coaching de Assistentes Convidados (AC) do ensino clínico de fundamentos de enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Desenvolvemos um estudo qualitativo, de natureza exploratório-descritiva com características fenomenológicas. Elegemos a entrevista semi-estruturada para colheita de dados, foram realizadas 6 entrevistas. A análise dos depoimentos seguiu o método proposto por Giorgi e Sousa (2010). Foram identificados quatro temas principais: integração dos AC, estratégias supervisivas, reflexão e respeito pela individualidade do estudante. Os AC utilizam como estratégias supervisivas o acompanhamento do estudante durante um dia de ensino clinico, desenvolvendo em parceria os procedimentos. Promovem a reflexão antes e após a ação, preferencialmente num ambiente calmo. A reflexão incide na realização empírica dos procedimentos, assim como no confronto entre as condições simuladas na escola e a realidade hospitalar. O último tema é ?respeito pela individualidade do estudante?, nele os AC consideram importante adequar o ambiente ao estudante. Assim, tentam proporcionar condições, para o estudante desenvolver as atividades ao seu ritmo. A motivação, implicação do estudante no seu desenvolvimento e o feedback são fundamentais neste processo.Escola Superior de Enfermagem de Coimbra2014-03-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.esenfc.pt/?url=Fca8FaCyTID:201077698porhttp://repositorio.esenfc.pt/?url=Fca8FaCyBizarro, Vera Filipa da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2015-01-14T00:00:00Zoai:repositorio.esenfc.pt:4966Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:11:33.124777Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Vivências de coaching de Assistentes Convidados: Um caminho supervisivo
title Vivências de coaching de Assistentes Convidados: Um caminho supervisivo
spellingShingle Vivências de coaching de Assistentes Convidados: Um caminho supervisivo
Bizarro, Vera Filipa da Silva
Ensino clínico
Enfermagem
Supervisão
Coaching
Assistentes convidados
title_short Vivências de coaching de Assistentes Convidados: Um caminho supervisivo
title_full Vivências de coaching de Assistentes Convidados: Um caminho supervisivo
title_fullStr Vivências de coaching de Assistentes Convidados: Um caminho supervisivo
title_full_unstemmed Vivências de coaching de Assistentes Convidados: Um caminho supervisivo
title_sort Vivências de coaching de Assistentes Convidados: Um caminho supervisivo
author Bizarro, Vera Filipa da Silva
author_facet Bizarro, Vera Filipa da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bizarro, Vera Filipa da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino clínico
Enfermagem
Supervisão
Coaching
Assistentes convidados
topic Ensino clínico
Enfermagem
Supervisão
Coaching
Assistentes convidados
description A complexidade do Ensino Clínico, exige um processo supervisivo bem estruturado. O papel do supervisor é fundamental, pois o estudante no seu percurso deve ter situações onde possa praticar sob orientação de um profissional, que simultaneamente sejaconselheiro e coach. O coaching é considerado um conceito conexo à supervisão, é caracterizado como um apoio, pois potencializa o desenvolvimento do estudante através da reflexão e autoconhecimento. O objetivo deste estudo centrou-se em descrever e compreender as vivências de coaching de Assistentes Convidados (AC) do ensino clínico de fundamentos de enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Desenvolvemos um estudo qualitativo, de natureza exploratório-descritiva com características fenomenológicas. Elegemos a entrevista semi-estruturada para colheita de dados, foram realizadas 6 entrevistas. A análise dos depoimentos seguiu o método proposto por Giorgi e Sousa (2010). Foram identificados quatro temas principais: integração dos AC, estratégias supervisivas, reflexão e respeito pela individualidade do estudante. Os AC utilizam como estratégias supervisivas o acompanhamento do estudante durante um dia de ensino clinico, desenvolvendo em parceria os procedimentos. Promovem a reflexão antes e após a ação, preferencialmente num ambiente calmo. A reflexão incide na realização empírica dos procedimentos, assim como no confronto entre as condições simuladas na escola e a realidade hospitalar. O último tema é ?respeito pela individualidade do estudante?, nele os AC consideram importante adequar o ambiente ao estudante. Assim, tentam proporcionar condições, para o estudante desenvolver as atividades ao seu ritmo. A motivação, implicação do estudante no seu desenvolvimento e o feedback são fundamentais neste processo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.esenfc.pt/?url=Fca8FaCy
TID:201077698
url http://repositorio.esenfc.pt/?url=Fca8FaCy
identifier_str_mv TID:201077698
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://repositorio.esenfc.pt/?url=Fca8FaCy
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137215980240896