Atitudes dos docentes face ao novo modelo de avaliação de desempenho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frias, Carla Maria de Almeida Matos e
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/25928
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia (Psicologia Pedagógica), apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
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spelling Atitudes dos docentes face ao novo modelo de avaliação de desempenhoAvaliação de desempenho, professorDissertação de mestrado em Psicologia (Psicologia Pedagógica), apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de CoimbraNa presente dissertação procedeu-se ao estudo das atitudes dos professores em relação ao novo modelo de avaliação de desempenho procurando analisá-las em função de variáveis sociodemográficas e profissionais. Para o efeito foi construída uma escala de atitudes, de tipo Likert, de acordo com os procedimentos normalmente adoptados, que aplicámos a docentes, cento e cinquenta avaliadores e cento e cinquenta avaliados. A análise em componentes principais permitiu identificar cinco factores: Pressupostos e Critérios de Avaliação; Aspectos Funcionais do Modelo; Efeitos do modelo; Condições e Propósitos Formativos do Modelo; Natureza e Potencialidades do Modelo. Verificaram-se diferenças estatisticamente significativas nos Pressupostos e Critérios de Avaliação onde os avaliados pontuaram mais e nos Efeitos do Modelo e nas Condições e Propósitos Formativos do Modelo são os avaliadores que pontuam mais. Ao nível da situação profissional, das habilitações académicas e do género não existem diferenças significativas nas atitudes dos docentes face ao novo modelo de avaliação do desempenho docente. Verificaram-se correlações significativas entre o grau de importância atribuída à avaliação de desempenho no âmbito da actividade profissional e as atitudes em relação à avaliação de desempenho nos Efeitos do Modelo, Aspectos Funcionais do Modelo e nas Condições e Propósitos Formativos do Modelo.In this dissertation we studied teachers’ attitude towards the new model of teachers evaluation through the analysis of socio-demographic and professional variables. Thus we build a scale of attitudes, based on the Likert Scale, according to standard procedures. That scale was applied to three hundred teachers (one hundred and fifty evaluators and the same number of evaluated teachers). The analysis of the main components allowed the identification of five factors: Purpose and Evaluation Criteria; Functional Aspects of the Model; Effects of the Model; Conditions and Formative Purposes of the Model; Nature and Potentiality of the Model. We came across meaningful statistical differences in Purpose and Evaluation Criteria evaluated teachers rated higher and evaluators presented higher results related to the Effects of the Model and Functional Aspects of the Model. When it concerns to professional situation, academic qualifications and gender there are no meaningful differences showed by teachers towards the new model of evaluation. Furthermore it seems to exist a correlation between the degree of importance that one attributes to being evaluated and the attitudes towards the evaluation concerning Functional Aspects of the Model, Effects of the Model and Conditions and Formative Purposes of the Model.Dans cette dissertation, on a fait des études sur les attitudes des professeurs face au nouveau modèle d’évaluation de leur performance, en les analysant en fonction de variables sociodémographiques et professionnelles. Pour l’effet, on a construit une échelle d’attitudes, du type Likert, qui est en accord avec les procédés normalement adoptés, qu’on a appliqués aux professeurs, à cent cinquante professeurs évaluateurs et à cent cinquante professeurs évalués. L’analyse en composants principaux a permis d’identifier cinq facteurs: Présuppositions et Critères d’Évaluation; Aspects Fonctionnels du Modèle; Effets du Modèle; Conditions et Propositions Formatives du Modèle; Nature et potentialités du Modèle On a vérifié des différences statistiquement significatives dans les Présuppositions et Critères d’Évaluation où les enseignants évalués ont eu plus de points tandis que dans les Effets du Modèle et Conditions et Propositions Formatives du Modèle, ce sont les professeurs évaluateurs qui en ont obtenu plus. Au niveau de la situation professionnelle, des cursus académiques, il n’y a pas de différences significatives au niveau des attitudes des enseignants face au nouveau modèle d’évaluation de leur performance. On a vérifié de manifestes correlations entre le degré de l’importance attribuée à l’évaluation de la performance dans le domaine professionnel et les attitudes en relation à l’évaluation de la pratique professionnelle dans les Effets du Modèle,dans les Aspects Fonctionnels du Modèle et dans les Conditions et Propositions Formatives du Modèle.2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/25928http://hdl.handle.net/10316/25928porFrias, Carla Maria de Almeida Matos einfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:48Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/25928Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:32.459798Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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