Autonomia, autoria, aprendizagem e flexibilidade curricular: da teoria à prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quelhas, Nilsa Sofia Ribeiro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2771
Resumo: Encontramo-nos em plena sociedade de conhecimento e as escolas para acompanharem estas mudanças, que a globalização criou, têm que estimular competências nos alunos e exigir mais deles para que consigam, futuramente, serem cidadãos autónomos, conhecedores e exercerem a sua plena cidadania. Competências como: o saber-fazer, saber- estar, saber tornar-se, a criatividade, o espírito crítico, o engenho, a flexibilidade, a adaptabilidade, a autonomia e o gosto por aprendizagens, ou seja, caraterísticas alocadas à Pedagogia por Competências ou ao Modelo socioconstrutivista, devem ser estimulados, potenciando bons alunos, bons profissionais e bons humanos. Não obstante, muitas escolas ainda procedem à imposição rigorosa da uniformidade curricular e à gestão do tempo, minucioso, para esse objetivo. Este é um grande desafio à profissionalização do docente, principalmente aos professores que ainda perspetivam a escola como intemporal no seu desenvolvimento. Apesar de ser um desafio, podemos aproveitar a oportunidade das grandes alterações recentes, a saber: o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC), Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA), Aprendizagens Essenciais (AE) e Estratégia(s) Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC). Com a presente investigação, pretendemos essencialmente compreender o que transmite o PAFC e o PA e como são aplicados os pressupostos em contexto de 1º Ciclo do Ensino Básico numa instituição privada na área metropolitana do Porto. A investigação vai, ainda, dar ênfase às perceções dos intervenientes educativos: alunos, professores e coordenadora pedagógica do 1º CEB. Palavras-chave: autonomia, autoria, aprendizagem, flexibilidade curricular, Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular
id RCAP_d935196cbe85c2d0c0d8a6e8fbc733f3
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2771
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Autonomia, autoria, aprendizagem e flexibilidade curricular: da teoria à práticaPerfil do Aluno à Saída da Escolaridade ObrigatóriaProjeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC)Encontramo-nos em plena sociedade de conhecimento e as escolas para acompanharem estas mudanças, que a globalização criou, têm que estimular competências nos alunos e exigir mais deles para que consigam, futuramente, serem cidadãos autónomos, conhecedores e exercerem a sua plena cidadania. Competências como: o saber-fazer, saber- estar, saber tornar-se, a criatividade, o espírito crítico, o engenho, a flexibilidade, a adaptabilidade, a autonomia e o gosto por aprendizagens, ou seja, caraterísticas alocadas à Pedagogia por Competências ou ao Modelo socioconstrutivista, devem ser estimulados, potenciando bons alunos, bons profissionais e bons humanos. Não obstante, muitas escolas ainda procedem à imposição rigorosa da uniformidade curricular e à gestão do tempo, minucioso, para esse objetivo. Este é um grande desafio à profissionalização do docente, principalmente aos professores que ainda perspetivam a escola como intemporal no seu desenvolvimento. Apesar de ser um desafio, podemos aproveitar a oportunidade das grandes alterações recentes, a saber: o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC), Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA), Aprendizagens Essenciais (AE) e Estratégia(s) Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC). Com a presente investigação, pretendemos essencialmente compreender o que transmite o PAFC e o PA e como são aplicados os pressupostos em contexto de 1º Ciclo do Ensino Básico numa instituição privada na área metropolitana do Porto. A investigação vai, ainda, dar ênfase às perceções dos intervenientes educativos: alunos, professores e coordenadora pedagógica do 1º CEB. Palavras-chave: autonomia, autoria, aprendizagem, flexibilidade curricular, Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, Projeto de Autonomia e Flexibilidade CurricularWe live in the middle of a knowledge society and schools to follow these changes, witch globalization has created, needs to stimulate skills in students and demand more of them, in order to in future be autonomous citizens, informed and exercise their full citizenship. Skills just like: know how to do, know how, know how to become, creativity, the critical spirit, ingenuity, flexibility, adaptability, autonomy and the taste for learning, in other words, characteristics associated with pedagogy by competences or socioconstrutive model, should be stimulate in order to potentialize good students, good professionals e good Humans. Despite of the fact, a lot of schools still proceed with a rigorous enforcement of curricular uniformity and meticulous time management, for this purpose. This is one of the biggest challenges to the professionalization of the docent, but specially to the teacher that still see the school as timeless in its development. Although challenging, we can enjoy or seize the opportunity of major recent changes, namely: the Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC), Perfil do Aluno à Saida da Escolaridade Obrigatória, Aprendizagens Essenciais e Estatégias(s) Nacianal de Educação para a Cidadania (NEC). With the presente investigation, we essentially pretend to understand what the PAFC and Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatoria-PA and how the assumptions are applied in the context of the 1st Cycle of Basic Education in a private institution of the metroplolitan area of Porto. The investigation will also give emphasize the perceptions of the educational actors: students, teachers and educational coordinator of 1st cycle of Basic Education. Keywords: autonomy, authorship, learning, curricular flexibility, Student profile at the end of compulsory schooling, Autonomy and Curricular Flexibility Project2019-07-18T09:54:52Z2019-07-12T00:00:00Z2019-07-122019-06-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2771TID:202263053porQuelhas, Nilsa Sofia Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:16Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2771Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:31.206452Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Autonomia, autoria, aprendizagem e flexibilidade curricular: da teoria à prática
title Autonomia, autoria, aprendizagem e flexibilidade curricular: da teoria à prática
spellingShingle Autonomia, autoria, aprendizagem e flexibilidade curricular: da teoria à prática
Quelhas, Nilsa Sofia Ribeiro
Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória
Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC)
title_short Autonomia, autoria, aprendizagem e flexibilidade curricular: da teoria à prática
title_full Autonomia, autoria, aprendizagem e flexibilidade curricular: da teoria à prática
title_fullStr Autonomia, autoria, aprendizagem e flexibilidade curricular: da teoria à prática
title_full_unstemmed Autonomia, autoria, aprendizagem e flexibilidade curricular: da teoria à prática
title_sort Autonomia, autoria, aprendizagem e flexibilidade curricular: da teoria à prática
author Quelhas, Nilsa Sofia Ribeiro
author_facet Quelhas, Nilsa Sofia Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quelhas, Nilsa Sofia Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória
Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC)
topic Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória
Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC)
description Encontramo-nos em plena sociedade de conhecimento e as escolas para acompanharem estas mudanças, que a globalização criou, têm que estimular competências nos alunos e exigir mais deles para que consigam, futuramente, serem cidadãos autónomos, conhecedores e exercerem a sua plena cidadania. Competências como: o saber-fazer, saber- estar, saber tornar-se, a criatividade, o espírito crítico, o engenho, a flexibilidade, a adaptabilidade, a autonomia e o gosto por aprendizagens, ou seja, caraterísticas alocadas à Pedagogia por Competências ou ao Modelo socioconstrutivista, devem ser estimulados, potenciando bons alunos, bons profissionais e bons humanos. Não obstante, muitas escolas ainda procedem à imposição rigorosa da uniformidade curricular e à gestão do tempo, minucioso, para esse objetivo. Este é um grande desafio à profissionalização do docente, principalmente aos professores que ainda perspetivam a escola como intemporal no seu desenvolvimento. Apesar de ser um desafio, podemos aproveitar a oportunidade das grandes alterações recentes, a saber: o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC), Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA), Aprendizagens Essenciais (AE) e Estratégia(s) Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC). Com a presente investigação, pretendemos essencialmente compreender o que transmite o PAFC e o PA e como são aplicados os pressupostos em contexto de 1º Ciclo do Ensino Básico numa instituição privada na área metropolitana do Porto. A investigação vai, ainda, dar ênfase às perceções dos intervenientes educativos: alunos, professores e coordenadora pedagógica do 1º CEB. Palavras-chave: autonomia, autoria, aprendizagem, flexibilidade curricular, Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-18T09:54:52Z
2019-07-12T00:00:00Z
2019-07-12
2019-06-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2771
TID:202263053
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2771
identifier_str_mv TID:202263053
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131630917386240