Diversidade e educação inclusiva : Instrumentos validados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/54616 |
Resumo: | Este livro é financiado por fundos nacionais através da FCT — Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP, no âmbito da UIDEF — Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Referência UIDB/04107/2020 |
id |
RCAP_2b84b6eeb4bf229ff14e5d41bee7a707 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/54616 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Diversidade e educação inclusiva : Instrumentos validadosEducação inclusivaAvaliaçãoFormação de professoresValidaçãoPerfil do aluno à saída da escolaridade obrigatóriaEste livro é financiado por fundos nacionais através da FCT — Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP, no âmbito da UIDEF — Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Referência UIDB/04107/2020A meta na agenda nacional de uma educação inclusiva de qualidade exige mudança e inovação para o sucesso educativo e exercício de uma cidadania ativa e informada ao longo da vida. Na escola, o papel do professor e das metodologias que adota assumem um papel fundamental, destacando-se as práticas avaliativas com impacto significativo nos processos de ensino-aprendizagem. A avaliação, parte integrante do percurso educativo, procura a melhoria da intervenção pedagógica, certificando os conhecimentos adquiridos e as aprendizagens realizadas, através de um conjunto de procedimentos, técnicas e instrumentos adequados em função do trabalho curricular a desenvolver com os alunos. A recolha de dados válidos e fiáveis é a base para a certificação da eficácia das práticas, pelo que o rigor metodológico é fundamental para a tomada de decisões sustentadas na evidência. O que avaliar? Como avaliar? Estas são algumas das questões a refletir para melhorar as práticas no âmbito da avaliação validada. Neste ebook são, assim, apresentados vários instrumentos, com qualidades métricas estabelecidas, que avaliam conteúdos tipicamente académicos, mas também novas temáticas que apesar de essenciais e presentes não têm recebido a devida atenção (resiliência, participação, autodeterminação) e que se alinham com o perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória, uma vez que se propõe a avaliação de habilidades e capacidades dos alunos na sua diversidade, promovendo-se a participação e inclusão de grupos tradicionalmente desvalorizados. Pretende-se clarificar como se pode ir para além do que é tradicional, mais focado em predizer a vida dos estudantes, para nos centrarmos em como podemos fazer a diferença nas suas vidas.Instituto de Educação, Universidade de LisboaRepositório da Universidade de LisboaSantos, Sofia2022-09-28T13:58:49Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10451/54616porSantos, S. (Coord.). (2022). Diversidade e educação inclusiva : Instrumentos validados. Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.978-989-8753-70-0info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:01:03Zoai:repositorio.ul.pt:10451/54616Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:05:23.878371Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diversidade e educação inclusiva : Instrumentos validados |
title |
Diversidade e educação inclusiva : Instrumentos validados |
spellingShingle |
Diversidade e educação inclusiva : Instrumentos validados Santos, Sofia Educação inclusiva Avaliação Formação de professores Validação Perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória |
title_short |
Diversidade e educação inclusiva : Instrumentos validados |
title_full |
Diversidade e educação inclusiva : Instrumentos validados |
title_fullStr |
Diversidade e educação inclusiva : Instrumentos validados |
title_full_unstemmed |
Diversidade e educação inclusiva : Instrumentos validados |
title_sort |
Diversidade e educação inclusiva : Instrumentos validados |
author |
Santos, Sofia |
author_facet |
Santos, Sofia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Sofia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva Avaliação Formação de professores Validação Perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória |
topic |
Educação inclusiva Avaliação Formação de professores Validação Perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória |
description |
Este livro é financiado por fundos nacionais através da FCT — Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP, no âmbito da UIDEF — Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Referência UIDB/04107/2020 |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-28T13:58:49Z 2022 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/54616 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/54616 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Santos, S. (Coord.). (2022). Diversidade e educação inclusiva : Instrumentos validados. Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. 978-989-8753-70-0 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134605360496640 |