Diversidade e educação inclusiva : Instrumentos validados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sofia
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/54616
Resumo: Este livro é financiado por fundos nacionais através da FCT — Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP, no âmbito da UIDEF — Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Referência UIDB/04107/2020
id RCAP_2b84b6eeb4bf229ff14e5d41bee7a707
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/54616
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Diversidade e educação inclusiva : Instrumentos validadosEducação inclusivaAvaliaçãoFormação de professoresValidaçãoPerfil do aluno à saída da escolaridade obrigatóriaEste livro é financiado por fundos nacionais através da FCT — Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP, no âmbito da UIDEF — Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Referência UIDB/04107/2020A meta na agenda nacional de uma educação inclusiva de qualidade exige mudança e inovação para o sucesso educativo e exercício de uma cidadania ativa e informada ao longo da vida. Na escola, o papel do professor e das metodologias que adota assumem um papel fundamental, destacando-se as práticas avaliativas com impacto significativo nos processos de ensino-aprendizagem. A avaliação, parte integrante do percurso educativo, procura a melhoria da intervenção pedagógica, certificando os conhecimentos adquiridos e as aprendizagens realizadas, através de um conjunto de procedimentos, técnicas e instrumentos adequados em função do trabalho curricular a desenvolver com os alunos. A recolha de dados válidos e fiáveis é a base para a certificação da eficácia das práticas, pelo que o rigor metodológico é fundamental para a tomada de decisões sustentadas na evidência. O que avaliar? Como avaliar? Estas são algumas das questões a refletir para melhorar as práticas no âmbito da avaliação validada. Neste ebook são, assim, apresentados vários instrumentos, com qualidades métricas estabelecidas, que avaliam conteúdos tipicamente académicos, mas também novas temáticas que apesar de essenciais e presentes não têm recebido a devida atenção (resiliência, participação, autodeterminação) e que se alinham com o perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória, uma vez que se propõe a avaliação de habilidades e capacidades dos alunos na sua diversidade, promovendo-se a participação e inclusão de grupos tradicionalmente desvalorizados. Pretende-se clarificar como se pode ir para além do que é tradicional, mais focado em predizer a vida dos estudantes, para nos centrarmos em como podemos fazer a diferença nas suas vidas.Instituto de Educação, Universidade de LisboaRepositório da Universidade de LisboaSantos, Sofia2022-09-28T13:58:49Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10451/54616porSantos, S. (Coord.). (2022). Diversidade e educação inclusiva : Instrumentos validados. Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.978-989-8753-70-0info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:01:03Zoai:repositorio.ul.pt:10451/54616Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:05:23.878371Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Diversidade e educação inclusiva : Instrumentos validados
title Diversidade e educação inclusiva : Instrumentos validados
spellingShingle Diversidade e educação inclusiva : Instrumentos validados
Santos, Sofia
Educação inclusiva
Avaliação
Formação de professores
Validação
Perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória
title_short Diversidade e educação inclusiva : Instrumentos validados
title_full Diversidade e educação inclusiva : Instrumentos validados
title_fullStr Diversidade e educação inclusiva : Instrumentos validados
title_full_unstemmed Diversidade e educação inclusiva : Instrumentos validados
title_sort Diversidade e educação inclusiva : Instrumentos validados
author Santos, Sofia
author_facet Santos, Sofia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Sofia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Avaliação
Formação de professores
Validação
Perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória
topic Educação inclusiva
Avaliação
Formação de professores
Validação
Perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória
description Este livro é financiado por fundos nacionais através da FCT — Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP, no âmbito da UIDEF — Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Referência UIDB/04107/2020
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-28T13:58:49Z
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/54616
url http://hdl.handle.net/10451/54616
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Santos, S. (Coord.). (2022). Diversidade e educação inclusiva : Instrumentos validados. Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.
978-989-8753-70-0
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134605360496640