Rastreio precoce de alterações de comunicação : contributo dos educadores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/5358 |
Resumo: | Sabe-se hoje que as alterações de comunicação podem ter um impacto negativo na aprendizagem da leitura e escrita e, deste modo, vir a prejudicar o desempenho escolar. Assim, revela-se de extrema importância que as alterações deste foro sejam detectadas tão precocemente quanto possível. Este estudo pretende explorar o contributo dos educadores na identificação precoce de patologias de comunicação desenvolvimentais, em idade pré-escolar. Pretende-se, mais especificamente, avaliar a utilidade clínica (fiabilidade inter-observadores e validade de critério) das fichas de sinalização do Portage, quando aplicadas por educadores, na identificação de patologias de comunicação. Este estudo foi constituído por quatro fases: i) envio de informação aos encarregados de educação e solicitação da autorização para a participação dos respectivos educandos; ii) formação aos educadores; iii) avaliação das crianças pela terapeuta da fala; e iv) preenchimento das fichas de sinalização pelas educadoras. A amostra foi constituída por crianças dos 0 aos 6 anos que tinham como língua materna o Português-Europeu, num total de 26 crianças, desde o berçário ao pré-escolar. Os resultados sugerem que as fichas de sinalização do modelo Portage poderão ser úteis na identificação de alterações de comunicação, levada a cabo pelos educadores, o que poderá permitir uma identificação mais eficaz, para além de diminuir o tempo necessário ao rastreio e os custos associados. |
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Rastreio precoce de alterações de comunicação : contributo dos educadoresCiências da fala e da audiçãoPerturbações da comunicaçãoPerturbações da falaPerturbações da linguageTerapia da falaCriançasSabe-se hoje que as alterações de comunicação podem ter um impacto negativo na aprendizagem da leitura e escrita e, deste modo, vir a prejudicar o desempenho escolar. Assim, revela-se de extrema importância que as alterações deste foro sejam detectadas tão precocemente quanto possível. Este estudo pretende explorar o contributo dos educadores na identificação precoce de patologias de comunicação desenvolvimentais, em idade pré-escolar. Pretende-se, mais especificamente, avaliar a utilidade clínica (fiabilidade inter-observadores e validade de critério) das fichas de sinalização do Portage, quando aplicadas por educadores, na identificação de patologias de comunicação. Este estudo foi constituído por quatro fases: i) envio de informação aos encarregados de educação e solicitação da autorização para a participação dos respectivos educandos; ii) formação aos educadores; iii) avaliação das crianças pela terapeuta da fala; e iv) preenchimento das fichas de sinalização pelas educadoras. A amostra foi constituída por crianças dos 0 aos 6 anos que tinham como língua materna o Português-Europeu, num total de 26 crianças, desde o berçário ao pré-escolar. Os resultados sugerem que as fichas de sinalização do modelo Portage poderão ser úteis na identificação de alterações de comunicação, levada a cabo pelos educadores, o que poderá permitir uma identificação mais eficaz, para além de diminuir o tempo necessário ao rastreio e os custos associados.It is now known that changes in communication can have a negative impact on learning how to read and write, leading to a poor school performance. Thus, it is extremely important that these changes are detected as early as possible. This study aims to explore the contribution of pre-school teachers in the early identification of developmental disorders of communication for children in the preschool age. Thus, the study evaluates the clinical usefulness (inter-observe reliability and criterion validity) of the Portage Development Board, when applied by pre-school teachers. This study has four stages: i) conveying information to parents and request authorization for the participation of their children in the study; ii) training of teachers; iii) evaluation of children by a speech and language therapist; and iv) filling in of the Portage forms by the pre-school teachers. The sample consisted of a total of 26 children aged 0 to 6 years who were Portuguese-European native speakers. The results suggest that Portage Development Board may be used by pre-school teachers to identify changes in communication, which may contribute to a more effective identification of communication disorders and reduce the time required for screening, as well as, associated costs.Universidade de Aveiro2012-01-24T17:51:40Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/5358porCosta, Ana Rita Azevedoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:09:02Zoai:ria.ua.pt:10773/5358Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:43:48.660653Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Sabe-se hoje que as alterações de comunicação podem ter um impacto negativo na aprendizagem da leitura e escrita e, deste modo, vir a prejudicar o desempenho escolar. Assim, revela-se de extrema importância que as alterações deste foro sejam detectadas tão precocemente quanto possível. Este estudo pretende explorar o contributo dos educadores na identificação precoce de patologias de comunicação desenvolvimentais, em idade pré-escolar. Pretende-se, mais especificamente, avaliar a utilidade clínica (fiabilidade inter-observadores e validade de critério) das fichas de sinalização do Portage, quando aplicadas por educadores, na identificação de patologias de comunicação. Este estudo foi constituído por quatro fases: i) envio de informação aos encarregados de educação e solicitação da autorização para a participação dos respectivos educandos; ii) formação aos educadores; iii) avaliação das crianças pela terapeuta da fala; e iv) preenchimento das fichas de sinalização pelas educadoras. A amostra foi constituída por crianças dos 0 aos 6 anos que tinham como língua materna o Português-Europeu, num total de 26 crianças, desde o berçário ao pré-escolar. Os resultados sugerem que as fichas de sinalização do modelo Portage poderão ser úteis na identificação de alterações de comunicação, levada a cabo pelos educadores, o que poderá permitir uma identificação mais eficaz, para além de diminuir o tempo necessário ao rastreio e os custos associados. |
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