Contemporary visual art, illustration and literature for children: Making connections between creative worlds
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Digital do LAV ( Laboratório de Artes Visuais) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/6295 |
Resumo: | The following text starts from two basic assumptions normally accepted by the scientific community that study, within the vast arena of educational sciences, the field that relates to children's education. The first assumption is the one which states the idea of the significance of quality literature for children, experienced and provided from the very beginning of any educational process or cycle. This is of crucial importance for the formation and attraction in reading by a hypothetical future reader, until their adulthood. Reading, definitely, is of fundamental importance to the subjective constitution of the child. The second premise assumes that quality visual images provided by children's illustrations, is also important to expand on the effect and impact that the content of 1 Leonardo Charréu, é professor no Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora e é investigador no CIEP, Centro de Investigação em Educação e Psicologia, onde coordena a linha de Investigação “Arte, Educação e Comunidade”, sendo igualmente membro colaborador no núcleo de Educação Artística no IADS, Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedades da Universidade do Porto. Licenciou-se em Belas Artes - Pintura na Faculdade e Belas Artes do Universidade do Porto, é mestre em História da Arte pela Universidade Nova de Lisboa e Doutor em Belas Artes pela Universidade de Barcelona e em Ciências da Educação pela Universidade de Évora. Tem cerca de cinco dezenas de trabalhos publicados em livros e revistas da especialidade. A componente artística na formação de professores, a cultura visual, os novos ambientes de educação informal e as relações entre arte e ciência, a cognição e a ilustração, são os seus principais interesses de investigação. leonardo@uevora.pt 2 writing and the "told story" has on these little readers. Finally, another idea, just as important, that will indeed be the main argument of this text, is that contemporary visual art, which is a cultural phenomenon that requires, indubitably, a lot of hybridity, diversity and complexity, has many aesthetic solutions that affect a significant number of children's book illustrators. Somehow, the children's contact with visual forms that have a performative dimension that is experimental and, in part, transferred from the current visual artistic proposals, is also a form of parallel visual aesthetic education. So children do not learn only from the text, they also learn from the visual, starting their preparation for the complex and vibrant visualities they face in their daily lives. |
id |
UFSM-18_5fcd16ff6570b720051ca98de573cd51 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6295 |
network_acronym_str |
UFSM-18 |
network_name_str |
Revista Digital do LAV ( Laboratório de Artes Visuais) |
repository_id_str |
|
spelling |
Contemporary visual art, illustration and literature for children: Making connections between creative worldsArte visual contemporânea, ilustração e literatura para a infância: fazendo conexões entre mundos criativosChildhood EducationChildren's literatureChildren's illustrationContemporary Visual ArtVisual CultureCreativityEducação InfantilLiteratura infantilIlustração infantilArte Visual ContemporâneaCultura VisualCriatividadeThe following text starts from two basic assumptions normally accepted by the scientific community that study, within the vast arena of educational sciences, the field that relates to children's education. The first assumption is the one which states the idea of the significance of quality literature for children, experienced and provided from the very beginning of any educational process or cycle. This is of crucial importance for the formation and attraction in reading by a hypothetical future reader, until their adulthood. Reading, definitely, is of fundamental importance to the subjective constitution of the child. The second premise assumes that quality visual images provided by children's illustrations, is also important to expand on the effect and impact that the content of 1 Leonardo Charréu, é professor no Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora e é investigador no CIEP, Centro de Investigação em Educação e Psicologia, onde coordena a linha de Investigação “Arte, Educação e Comunidade”, sendo igualmente membro colaborador no núcleo de Educação Artística no IADS, Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedades da Universidade do Porto. Licenciou-se em Belas Artes - Pintura na Faculdade e Belas Artes do Universidade do Porto, é mestre em História da Arte pela Universidade Nova de Lisboa e Doutor em Belas Artes pela Universidade de Barcelona e em Ciências da Educação pela Universidade de Évora. Tem cerca de cinco dezenas de trabalhos publicados em livros e revistas da especialidade. A componente artística na formação de professores, a cultura visual, os novos ambientes de educação informal e as relações entre arte e ciência, a cognição e a ilustração, são os seus principais interesses de investigação. leonardo@uevora.pt 2 writing and the "told story" has on these little readers. Finally, another idea, just as important, that will indeed be the main argument of this text, is that contemporary visual art, which is a cultural phenomenon that requires, indubitably, a lot of hybridity, diversity and complexity, has many aesthetic solutions that affect a significant number of children's book illustrators. Somehow, the children's contact with visual forms that have a performative dimension that is experimental and, in part, transferred from the current visual artistic proposals, is also a form of parallel visual aesthetic education. So children do not learn only from the text, they also learn from the visual, starting their preparation for the complex and vibrant visualities they face in their daily lives.O texto que se segue parte de duas premissas básicas normalmente aceitas pela comunidade cientifica que estuda, no vasto campo das ciências da educação, aquele que diz respeito à educação infantil. A primeira premissa é a de que uma literatura para a infância de qualidade, experienciada e proporcionada logo no início de qualquer processo, ou ciclo educativo, é de crucial importância para a formação e atração para a leitura por parte de um imaginário futuro leitor, mais a montante, na sua idade adulta. A leitura é efetivamente de fundamental importância para a constituição subjetiva da criança. A segunda premissa parte do princípio que uma imagem visual de qualidade, veiculada pela ilustração infantil, é igualmente importante na ampliação, nos efeitos e nos impactos dos conteúdos da escrita e da “história contada” sobre os(as) seus(suas) pequenos(as) leitor(es)(as). Por fim, uma outra ideia não menos importante, e que será, por assim dizer, a tese defendida neste texto, é a de que a arte visual contemporânea, fenômeno cultural que encerra, sem sombra de dúvida, muita hibridez, diversidade e complexidade, apresenta muitas soluções estéticas que influenciam um número apreciável de ilustradores de livros infantis. De algum modo, o contato visual das crianças com formas visuais que possuem uma dimensão performativa e experimental que é, em parte, transferida das propostas artísticas visuais atuais, também é uma forma paralela de educação estética visual. Assim as crianças não aprendem só a partir do textual, aprendem também a partir do visual, começando a preparar-se para as complexas e vibrantes visualidades com que são confrontados no seu cotidiano.Universidade Federal de Santa Maria2012-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/629510.5902/198373486295Revista Digital do LAV; No. 9 (2012): Revista Digital do LAV - Ano V – Número 09 – Setembro de 2012; 012-032Revista Digital do LAV; n. 9 (2012): Revista Digital do LAV - Ano V – Número 09 – Setembro de 2012; 012-0321983-73481983-7348reponame:Revista Digital do LAV ( Laboratório de Artes Visuais)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/6295/3887Charréu, Leonardo Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-10T12:50:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6295Revistahttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/revislav/PUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/revislav/oairevistadigitaldolav@gmail.com||daniel@rswa.com.br1983-73481983-7348opendoar:2020-06-10T12:50:37Revista Digital do LAV ( Laboratório de Artes Visuais) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contemporary visual art, illustration and literature for children: Making connections between creative worlds Arte visual contemporânea, ilustração e literatura para a infância: fazendo conexões entre mundos criativos |
title |
Contemporary visual art, illustration and literature for children: Making connections between creative worlds |
spellingShingle |
Contemporary visual art, illustration and literature for children: Making connections between creative worlds Charréu, Leonardo Verde Childhood Education Children's literature Children's illustration Contemporary Visual Art Visual Culture Creativity Educação Infantil Literatura infantil Ilustração infantil Arte Visual Contemporânea Cultura Visual Criatividade |
title_short |
Contemporary visual art, illustration and literature for children: Making connections between creative worlds |
title_full |
Contemporary visual art, illustration and literature for children: Making connections between creative worlds |
title_fullStr |
Contemporary visual art, illustration and literature for children: Making connections between creative worlds |
title_full_unstemmed |
Contemporary visual art, illustration and literature for children: Making connections between creative worlds |
title_sort |
Contemporary visual art, illustration and literature for children: Making connections between creative worlds |
author |
Charréu, Leonardo Verde |
author_facet |
Charréu, Leonardo Verde |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Charréu, Leonardo Verde |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Childhood Education Children's literature Children's illustration Contemporary Visual Art Visual Culture Creativity Educação Infantil Literatura infantil Ilustração infantil Arte Visual Contemporânea Cultura Visual Criatividade |
topic |
Childhood Education Children's literature Children's illustration Contemporary Visual Art Visual Culture Creativity Educação Infantil Literatura infantil Ilustração infantil Arte Visual Contemporânea Cultura Visual Criatividade |
description |
The following text starts from two basic assumptions normally accepted by the scientific community that study, within the vast arena of educational sciences, the field that relates to children's education. The first assumption is the one which states the idea of the significance of quality literature for children, experienced and provided from the very beginning of any educational process or cycle. This is of crucial importance for the formation and attraction in reading by a hypothetical future reader, until their adulthood. Reading, definitely, is of fundamental importance to the subjective constitution of the child. The second premise assumes that quality visual images provided by children's illustrations, is also important to expand on the effect and impact that the content of 1 Leonardo Charréu, é professor no Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora e é investigador no CIEP, Centro de Investigação em Educação e Psicologia, onde coordena a linha de Investigação “Arte, Educação e Comunidade”, sendo igualmente membro colaborador no núcleo de Educação Artística no IADS, Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedades da Universidade do Porto. Licenciou-se em Belas Artes - Pintura na Faculdade e Belas Artes do Universidade do Porto, é mestre em História da Arte pela Universidade Nova de Lisboa e Doutor em Belas Artes pela Universidade de Barcelona e em Ciências da Educação pela Universidade de Évora. Tem cerca de cinco dezenas de trabalhos publicados em livros e revistas da especialidade. A componente artística na formação de professores, a cultura visual, os novos ambientes de educação informal e as relações entre arte e ciência, a cognição e a ilustração, são os seus principais interesses de investigação. leonardo@uevora.pt 2 writing and the "told story" has on these little readers. Finally, another idea, just as important, that will indeed be the main argument of this text, is that contemporary visual art, which is a cultural phenomenon that requires, indubitably, a lot of hybridity, diversity and complexity, has many aesthetic solutions that affect a significant number of children's book illustrators. Somehow, the children's contact with visual forms that have a performative dimension that is experimental and, in part, transferred from the current visual artistic proposals, is also a form of parallel visual aesthetic education. So children do not learn only from the text, they also learn from the visual, starting their preparation for the complex and vibrant visualities they face in their daily lives. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/6295 10.5902/198373486295 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/6295 |
identifier_str_mv |
10.5902/198373486295 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/6295/3887 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Digital do LAV; No. 9 (2012): Revista Digital do LAV - Ano V – Número 09 – Setembro de 2012; 012-032 Revista Digital do LAV; n. 9 (2012): Revista Digital do LAV - Ano V – Número 09 – Setembro de 2012; 012-032 1983-7348 1983-7348 reponame:Revista Digital do LAV ( Laboratório de Artes Visuais) instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Revista Digital do LAV ( Laboratório de Artes Visuais) |
collection |
Revista Digital do LAV ( Laboratório de Artes Visuais) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Digital do LAV ( Laboratório de Artes Visuais) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadigitaldolav@gmail.com||daniel@rswa.com.br |
_version_ |
1789434625868693504 |