Conto-te para que recontes: um estudo sobre o desenvolvimento da competência narrativa em alunos de 1.º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/14486 |
Resumo: | Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_d96f547e56a3f42bddadcc3355d6287e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14486 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Conto-te para que recontes: um estudo sobre o desenvolvimento da competência narrativa em alunos de 1.º ano de escolaridadeCompetência narrativaReconto oralTexto narrativoNarrative competenceOral retellingNarrative textRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório desenvolve-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho visa descrever e analisar de forma reflexiva a prática pedagógica desenvolvida com uma turma do 1.º ano do 1.º CEB e com duas turmas do 5.º ano do 2.º CEB. Apresenta-se, igualmente, a investigação realizada durante a intervenção no 1.º ano de escolaridade. Considerando a importância que o texto narrativo tem na vida das crianças, o contributo que o contacto com a literatura para a infância pode trazer para o desenvolvimento cognitivo, linguístico, social e afetivo das crianças e tendo em conta o contexto, foi desenvolvida uma investigação designada: Conto-te para que recontes: um estudo sobre o desenvolvimento da competência narrativa em alunos de 1.º ano de escolaridade. A questão orientadora formulada para o estudo foi a seguinte: “Qual o impacto da implementação de uma rotina semanal de reconto no desenvolvimento da competência narrativa de alunos de 1.º ano de escolaridade?”. No âmbito da investigação, foi levada a cabo uma intervenção didática que compreendeu a implementação de uma rotina semanal de reconto e foi organizado um corpus constituído por recontos orais, recolhidos antes e depois da intervenção. Face ao objeto de estudo, optou-se por uma investigação-ação, de natureza mista, com recurso à observação participante, observação indireta e análise documental. Os resultados do estudo permitem confirmar uma evolução positiva no desenvolvimento da competência narrativa oral das crianças, comprovando-se, igualmente, a eficácia do programa de treino do reconto que foi implementado.ABSTRACT This report is developed in the scope of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice II, integrated in the Maters’s Degree in Teaching in the 1st Cycle of Basic Education (CBE) and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education. This work aims to describe and analyse in a reflective way the pedagogical practice developed with one class of the 1st CBE and two classes of the 5th year of the 2nd CBE. The research carried out during the intervention in the 1st grade is also presented. Considering the importance that the narrative text has in children's lives, the contribution that the contact with literature for childhood can bring to the cognitive, linguistic, social and affective development of children and taking into account the context, an investigation was carried out entitled: Tale for retelling: a study on the development of narrative competence in 1st grade students. The guiding question formulated for the study was the following: "What is the impact of implementing of a weekly retelling routine on the development of narrative competence in 1st grade students?". Within the scope of the research, a didactic intervention was carried out which comprised the implementation of a weekly retelling routine and was organized a corpus consisting of oral retells, collected before and after the intervention. In view of the object of study, we opted for a mixed action-research, with recourse to participant observation, indirect observation and document analysis. The results of the study confirm a positive evolution in the development of the children’s oral narrative competence, also proving the effectiveness of a retelling training program that was implemented.Silva, EncarnaçãoGonçalves, CarolinaRCIPLMarques, Filipa Taquelim de Oliveira2022-03-16T15:01:03Z2021-07-122021-07-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14486TID:202937453porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:43Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14486Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:17.151652Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conto-te para que recontes: um estudo sobre o desenvolvimento da competência narrativa em alunos de 1.º ano de escolaridade |
title |
Conto-te para que recontes: um estudo sobre o desenvolvimento da competência narrativa em alunos de 1.º ano de escolaridade |
spellingShingle |
Conto-te para que recontes: um estudo sobre o desenvolvimento da competência narrativa em alunos de 1.º ano de escolaridade Marques, Filipa Taquelim de Oliveira Competência narrativa Reconto oral Texto narrativo Narrative competence Oral retelling Narrative text |
title_short |
Conto-te para que recontes: um estudo sobre o desenvolvimento da competência narrativa em alunos de 1.º ano de escolaridade |
title_full |
Conto-te para que recontes: um estudo sobre o desenvolvimento da competência narrativa em alunos de 1.º ano de escolaridade |
title_fullStr |
Conto-te para que recontes: um estudo sobre o desenvolvimento da competência narrativa em alunos de 1.º ano de escolaridade |
title_full_unstemmed |
Conto-te para que recontes: um estudo sobre o desenvolvimento da competência narrativa em alunos de 1.º ano de escolaridade |
title_sort |
Conto-te para que recontes: um estudo sobre o desenvolvimento da competência narrativa em alunos de 1.º ano de escolaridade |
author |
Marques, Filipa Taquelim de Oliveira |
author_facet |
Marques, Filipa Taquelim de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Encarnação Gonçalves, Carolina RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Filipa Taquelim de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência narrativa Reconto oral Texto narrativo Narrative competence Oral retelling Narrative text |
topic |
Competência narrativa Reconto oral Texto narrativo Narrative competence Oral retelling Narrative text |
description |
Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-12 2021-07-12T00:00:00Z 2022-03-16T15:01:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/14486 TID:202937453 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/14486 |
identifier_str_mv |
TID:202937453 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133494607085568 |