Conto-te para que recontes: um estudo sobre o desenvolvimento da competência narrativa em alunos de 1.º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Filipa Taquelim de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14486
Resumo: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_d96f547e56a3f42bddadcc3355d6287e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14486
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conto-te para que recontes: um estudo sobre o desenvolvimento da competência narrativa em alunos de 1.º ano de escolaridadeCompetência narrativaReconto oralTexto narrativoNarrative competenceOral retellingNarrative textRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório desenvolve-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho visa descrever e analisar de forma reflexiva a prática pedagógica desenvolvida com uma turma do 1.º ano do 1.º CEB e com duas turmas do 5.º ano do 2.º CEB. Apresenta-se, igualmente, a investigação realizada durante a intervenção no 1.º ano de escolaridade. Considerando a importância que o texto narrativo tem na vida das crianças, o contributo que o contacto com a literatura para a infância pode trazer para o desenvolvimento cognitivo, linguístico, social e afetivo das crianças e tendo em conta o contexto, foi desenvolvida uma investigação designada: Conto-te para que recontes: um estudo sobre o desenvolvimento da competência narrativa em alunos de 1.º ano de escolaridade. A questão orientadora formulada para o estudo foi a seguinte: “Qual o impacto da implementação de uma rotina semanal de reconto no desenvolvimento da competência narrativa de alunos de 1.º ano de escolaridade?”. No âmbito da investigação, foi levada a cabo uma intervenção didática que compreendeu a implementação de uma rotina semanal de reconto e foi organizado um corpus constituído por recontos orais, recolhidos antes e depois da intervenção. Face ao objeto de estudo, optou-se por uma investigação-ação, de natureza mista, com recurso à observação participante, observação indireta e análise documental. Os resultados do estudo permitem confirmar uma evolução positiva no desenvolvimento da competência narrativa oral das crianças, comprovando-se, igualmente, a eficácia do programa de treino do reconto que foi implementado.ABSTRACT This report is developed in the scope of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice II, integrated in the Maters’s Degree in Teaching in the 1st Cycle of Basic Education (CBE) and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education. This work aims to describe and analyse in a reflective way the pedagogical practice developed with one class of the 1st CBE and two classes of the 5th year of the 2nd CBE. The research carried out during the intervention in the 1st grade is also presented. Considering the importance that the narrative text has in children's lives, the contribution that the contact with literature for childhood can bring to the cognitive, linguistic, social and affective development of children and taking into account the context, an investigation was carried out entitled: Tale for retelling: a study on the development of narrative competence in 1st grade students. The guiding question formulated for the study was the following: "What is the impact of implementing of a weekly retelling routine on the development of narrative competence in 1st grade students?". Within the scope of the research, a didactic intervention was carried out which comprised the implementation of a weekly retelling routine and was organized a corpus consisting of oral retells, collected before and after the intervention. In view of the object of study, we opted for a mixed action-research, with recourse to participant observation, indirect observation and document analysis. The results of the study confirm a positive evolution in the development of the children’s oral narrative competence, also proving the effectiveness of a retelling training program that was implemented.Silva, EncarnaçãoGonçalves, CarolinaRCIPLMarques, Filipa Taquelim de Oliveira2022-03-16T15:01:03Z2021-07-122021-07-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14486TID:202937453porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:43Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14486Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:17.151652Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conto-te para que recontes: um estudo sobre o desenvolvimento da competência narrativa em alunos de 1.º ano de escolaridade
title Conto-te para que recontes: um estudo sobre o desenvolvimento da competência narrativa em alunos de 1.º ano de escolaridade
spellingShingle Conto-te para que recontes: um estudo sobre o desenvolvimento da competência narrativa em alunos de 1.º ano de escolaridade
Marques, Filipa Taquelim de Oliveira
Competência narrativa
Reconto oral
Texto narrativo
Narrative competence
Oral retelling
Narrative text
title_short Conto-te para que recontes: um estudo sobre o desenvolvimento da competência narrativa em alunos de 1.º ano de escolaridade
title_full Conto-te para que recontes: um estudo sobre o desenvolvimento da competência narrativa em alunos de 1.º ano de escolaridade
title_fullStr Conto-te para que recontes: um estudo sobre o desenvolvimento da competência narrativa em alunos de 1.º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Conto-te para que recontes: um estudo sobre o desenvolvimento da competência narrativa em alunos de 1.º ano de escolaridade
title_sort Conto-te para que recontes: um estudo sobre o desenvolvimento da competência narrativa em alunos de 1.º ano de escolaridade
author Marques, Filipa Taquelim de Oliveira
author_facet Marques, Filipa Taquelim de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Encarnação
Gonçalves, Carolina
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Filipa Taquelim de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Competência narrativa
Reconto oral
Texto narrativo
Narrative competence
Oral retelling
Narrative text
topic Competência narrativa
Reconto oral
Texto narrativo
Narrative competence
Oral retelling
Narrative text
description Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-12
2021-07-12T00:00:00Z
2022-03-16T15:01:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/14486
TID:202937453
url http://hdl.handle.net/10400.21/14486
identifier_str_mv TID:202937453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133494607085568