Reconhecimento de Aprendizagens ao Longo da Vida dos Adultos Surdos: Um Estudo de Caso no Centro Qualifica da Casa Pia de Lisboa, I.P.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Helena Maria Leal
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/99335
Resumo: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_d97aea3ecf0a8336721c17229432c2ac
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/99335
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Reconhecimento de Aprendizagens ao Longo da Vida dos Adultos Surdos: Um Estudo de Caso no Centro Qualifica da Casa Pia de Lisboa, I.P.Recognition of Lifelong Learning of Deaf Adults: A Case Study at the Qualifica Center of Casa Pia de Lisboa, I.P.Aprendizagem ao Longo da VidaCentro QualificaProcesso de Reconhecimento, Validação e Certificação de CompetênciasAdultos SurdosLíngua Gestual PortuguesaLifelong LearningCentro QualificaProcess of Recognition, Validation and Certification of CompetencesDeaf AdultsPortuguese Sign LanguageDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoOs Centros do Programa Qualifica, além da formação e qualificação de adultos, são instrumentos de valorização das aprendizagens adquiridas em processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, revelando ser um dos grandes desafios da governação em Portugal, numa sociedade com níveis de escolarização e habilitações aquém do desejado.Contextualizado o reconhecimento de competências no paradigma da Aprendizagem ao Longo da Vida, esta investigação tem como finalidade conhecer as dificuldades sentidas bem como as adaptações realizadas na operacionalização do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências de Nível Secundário, concretamente, de adultos surdos no Centro Qualifica da Casa Pia de Lisboa, I.P. Esta dissertação é um estudo exploratório, desenvolvido a partir de uma abordagem qualitativa e descritiva, que pretende identificar as potencialidades e os constrangimentos do Programa Qualifica, bem como estabelecer as suas possíveis ações de melhoria, através de entrevistas aos elementos que integram o Centro Qualifica da Casa Pia de Lisboa I.P. e aos candidatos surdos em frequência do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências de Nível Secundário. Os principais resultados obtidos sugerem lacunas no domínio da acessibilidade e comunicação, tendo-se concluído este estudo com a formulação de sugestões de melhoria, decorrentes da perspetiva participativa, depois de ouvidos os candidatos e os profissionais e recolhidas propostas para garantir a acessibilidade e a participação plena dos adultos surdos ao longo da frequência do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências.The Centers of Program Qualifica, in addition to the training and qualification of adults, are instruments for valuing the learning acquired in processes of Recognition, Validation and Certification of Competences, revealing to be one of the great challenges of governance in Portugal, in a society with levels of schooling and qualifications below the desired. Contextualized the recognition of competencies in the paradigm of Lifelong Learning, this research aims to know the difficulties felt as well as the adaptations made in the operationalization of the process of Recognition, Validation and Certification of Secondary Level Competencies, specifically, of deaf adults in the Qualifies Center of Casa Pia de Lisboa, I.P. This dissertation is an exploratory study, developed from a qualitative and descriptive approach, which aims to identify the potentialities and constraints of the Qualifica Program, as well as establish its improvement actions, through interviews with the elements that integrate the Centro Qualifica da Casa Pia de Lisboa I.P. and deaf candidates in frequency of the Process of Recognition, Validation and Certification of Secondary Level Competencies. The main results obtained suggest gaps in the field of accessibility and communication, having concluded this study with the formulation of suggestions for improvement, resulting from the participatory perspective, after listening to candidates and professionals and collected proposals to ensure accessibility and full participation of deaf adults throughout the frequency of the Process of Recognition, Validation and Certification of Competencies.2021-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/99335http://hdl.handle.net/10316/99335TID:202963535porMarques, Helena Maria Lealinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T04:40:17Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/99335Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:16:58.364128Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Reconhecimento de Aprendizagens ao Longo da Vida dos Adultos Surdos: Um Estudo de Caso no Centro Qualifica da Casa Pia de Lisboa, I.P.
Recognition of Lifelong Learning of Deaf Adults: A Case Study at the Qualifica Center of Casa Pia de Lisboa, I.P.
title Reconhecimento de Aprendizagens ao Longo da Vida dos Adultos Surdos: Um Estudo de Caso no Centro Qualifica da Casa Pia de Lisboa, I.P.
spellingShingle Reconhecimento de Aprendizagens ao Longo da Vida dos Adultos Surdos: Um Estudo de Caso no Centro Qualifica da Casa Pia de Lisboa, I.P.
Marques, Helena Maria Leal
Aprendizagem ao Longo da Vida
Centro Qualifica
Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências
Adultos Surdos
Língua Gestual Portuguesa
Lifelong Learning
Centro Qualifica
Process of Recognition, Validation and Certification of Competences
Deaf Adults
Portuguese Sign Language
title_short Reconhecimento de Aprendizagens ao Longo da Vida dos Adultos Surdos: Um Estudo de Caso no Centro Qualifica da Casa Pia de Lisboa, I.P.
title_full Reconhecimento de Aprendizagens ao Longo da Vida dos Adultos Surdos: Um Estudo de Caso no Centro Qualifica da Casa Pia de Lisboa, I.P.
title_fullStr Reconhecimento de Aprendizagens ao Longo da Vida dos Adultos Surdos: Um Estudo de Caso no Centro Qualifica da Casa Pia de Lisboa, I.P.
title_full_unstemmed Reconhecimento de Aprendizagens ao Longo da Vida dos Adultos Surdos: Um Estudo de Caso no Centro Qualifica da Casa Pia de Lisboa, I.P.
title_sort Reconhecimento de Aprendizagens ao Longo da Vida dos Adultos Surdos: Um Estudo de Caso no Centro Qualifica da Casa Pia de Lisboa, I.P.
author Marques, Helena Maria Leal
author_facet Marques, Helena Maria Leal
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Helena Maria Leal
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem ao Longo da Vida
Centro Qualifica
Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências
Adultos Surdos
Língua Gestual Portuguesa
Lifelong Learning
Centro Qualifica
Process of Recognition, Validation and Certification of Competences
Deaf Adults
Portuguese Sign Language
topic Aprendizagem ao Longo da Vida
Centro Qualifica
Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências
Adultos Surdos
Língua Gestual Portuguesa
Lifelong Learning
Centro Qualifica
Process of Recognition, Validation and Certification of Competences
Deaf Adults
Portuguese Sign Language
description Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/99335
http://hdl.handle.net/10316/99335
TID:202963535
url http://hdl.handle.net/10316/99335
identifier_str_mv TID:202963535
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134065290379264