O ensino e a aprendizagem na sala de aula numa perspectiva dialética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, José Luis Vieira de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Grubisich, Teresa Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/1468
Resumo: Neste texto discute-se, pelo enfoque da mediação dialética, a relação entre ensino e aprendizagem e seus efeitos na sala de aula. Com este trabalho pretende- se contribuir para que alguns equívocos a respeito dessa relação sejam dirimidos e para que os professores compreendam melhor o que é o ensino, o que é a aprendizagem, que tipo de relação existe entre ambos e qual é o papel do professor quanto a esses processos, que implicam bases filosóficas que devem ser conhecidas e bem compreendidas pelos docentes.
id RCAP_d9aedf387290efce8282803e206d17c7
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1468
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino e a aprendizagem na sala de aula numa perspectiva dialéticaEDUCAÇÃOENSINOAPRENDIZAGEMEDUCATIONTEACHINGLEARNINGNeste texto discute-se, pelo enfoque da mediação dialética, a relação entre ensino e aprendizagem e seus efeitos na sala de aula. Com este trabalho pretende- se contribuir para que alguns equívocos a respeito dessa relação sejam dirimidos e para que os professores compreendam melhor o que é o ensino, o que é a aprendizagem, que tipo de relação existe entre ambos e qual é o papel do professor quanto a esses processos, que implicam bases filosóficas que devem ser conhecidas e bem compreendidas pelos docentes.In this paper it is argued, the dialectical mediation focus, the relation between teaching and learning and their effects in the classroom. This essay aims to contribute to some misconceptions about this relation are resolved and for teachers to better understand what teaching is, what learning is, what kind of relation exists between both of them and what the teacher role is about these processes, which involve philosophical bases that should be known and understood by teachers.Edições Universitárias Lusófonas2011-11-04T19:43:15Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1468por1646-401XAlmeida, José Luis Vieira deGrubisich, Teresa Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-08T01:32:16Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1468Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:41:33.490753Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino e a aprendizagem na sala de aula numa perspectiva dialética
title O ensino e a aprendizagem na sala de aula numa perspectiva dialética
spellingShingle O ensino e a aprendizagem na sala de aula numa perspectiva dialética
Almeida, José Luis Vieira de
EDUCAÇÃO
ENSINO
APRENDIZAGEM
EDUCATION
TEACHING
LEARNING
title_short O ensino e a aprendizagem na sala de aula numa perspectiva dialética
title_full O ensino e a aprendizagem na sala de aula numa perspectiva dialética
title_fullStr O ensino e a aprendizagem na sala de aula numa perspectiva dialética
title_full_unstemmed O ensino e a aprendizagem na sala de aula numa perspectiva dialética
title_sort O ensino e a aprendizagem na sala de aula numa perspectiva dialética
author Almeida, José Luis Vieira de
author_facet Almeida, José Luis Vieira de
Grubisich, Teresa Maria
author_role author
author2 Grubisich, Teresa Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, José Luis Vieira de
Grubisich, Teresa Maria
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
ENSINO
APRENDIZAGEM
EDUCATION
TEACHING
LEARNING
topic EDUCAÇÃO
ENSINO
APRENDIZAGEM
EDUCATION
TEACHING
LEARNING
description Neste texto discute-se, pelo enfoque da mediação dialética, a relação entre ensino e aprendizagem e seus efeitos na sala de aula. Com este trabalho pretende- se contribuir para que alguns equívocos a respeito dessa relação sejam dirimidos e para que os professores compreendam melhor o que é o ensino, o que é a aprendizagem, que tipo de relação existe entre ambos e qual é o papel do professor quanto a esses processos, que implicam bases filosóficas que devem ser conhecidas e bem compreendidas pelos docentes.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-04T19:43:15Z
2011-01-01T00:00:00Z
2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/1468
url http://hdl.handle.net/10437/1468
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-401X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136318669717504