O ensino e a aprendizagem na sala de aula numa perspectiva dialética
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/1468 |
Resumo: | Neste texto discute-se, pelo enfoque da mediação dialética, a relação entre ensino e aprendizagem e seus efeitos na sala de aula. Com este trabalho pretende- se contribuir para que alguns equívocos a respeito dessa relação sejam dirimidos e para que os professores compreendam melhor o que é o ensino, o que é a aprendizagem, que tipo de relação existe entre ambos e qual é o papel do professor quanto a esses processos, que implicam bases filosóficas que devem ser conhecidas e bem compreendidas pelos docentes. |
id |
RCAP_d9aedf387290efce8282803e206d17c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1468 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O ensino e a aprendizagem na sala de aula numa perspectiva dialéticaEDUCAÇÃOENSINOAPRENDIZAGEMEDUCATIONTEACHINGLEARNINGNeste texto discute-se, pelo enfoque da mediação dialética, a relação entre ensino e aprendizagem e seus efeitos na sala de aula. Com este trabalho pretende- se contribuir para que alguns equívocos a respeito dessa relação sejam dirimidos e para que os professores compreendam melhor o que é o ensino, o que é a aprendizagem, que tipo de relação existe entre ambos e qual é o papel do professor quanto a esses processos, que implicam bases filosóficas que devem ser conhecidas e bem compreendidas pelos docentes.In this paper it is argued, the dialectical mediation focus, the relation between teaching and learning and their effects in the classroom. This essay aims to contribute to some misconceptions about this relation are resolved and for teachers to better understand what teaching is, what learning is, what kind of relation exists between both of them and what the teacher role is about these processes, which involve philosophical bases that should be known and understood by teachers.Edições Universitárias Lusófonas2011-11-04T19:43:15Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1468por1646-401XAlmeida, José Luis Vieira deGrubisich, Teresa Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-08T01:32:16Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1468Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:41:33.490753Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino e a aprendizagem na sala de aula numa perspectiva dialética |
title |
O ensino e a aprendizagem na sala de aula numa perspectiva dialética |
spellingShingle |
O ensino e a aprendizagem na sala de aula numa perspectiva dialética Almeida, José Luis Vieira de EDUCAÇÃO ENSINO APRENDIZAGEM EDUCATION TEACHING LEARNING |
title_short |
O ensino e a aprendizagem na sala de aula numa perspectiva dialética |
title_full |
O ensino e a aprendizagem na sala de aula numa perspectiva dialética |
title_fullStr |
O ensino e a aprendizagem na sala de aula numa perspectiva dialética |
title_full_unstemmed |
O ensino e a aprendizagem na sala de aula numa perspectiva dialética |
title_sort |
O ensino e a aprendizagem na sala de aula numa perspectiva dialética |
author |
Almeida, José Luis Vieira de |
author_facet |
Almeida, José Luis Vieira de Grubisich, Teresa Maria |
author_role |
author |
author2 |
Grubisich, Teresa Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, José Luis Vieira de Grubisich, Teresa Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO ENSINO APRENDIZAGEM EDUCATION TEACHING LEARNING |
topic |
EDUCAÇÃO ENSINO APRENDIZAGEM EDUCATION TEACHING LEARNING |
description |
Neste texto discute-se, pelo enfoque da mediação dialética, a relação entre ensino e aprendizagem e seus efeitos na sala de aula. Com este trabalho pretende- se contribuir para que alguns equívocos a respeito dessa relação sejam dirimidos e para que os professores compreendam melhor o que é o ensino, o que é a aprendizagem, que tipo de relação existe entre ambos e qual é o papel do professor quanto a esses processos, que implicam bases filosóficas que devem ser conhecidas e bem compreendidas pelos docentes. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-11-04T19:43:15Z 2011-01-01T00:00:00Z 2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/1468 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/1468 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-401X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136318669717504 |