Inbound Marketing como estratégia de comunicação no segmento B2B : o caso da PRIMAVERA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/32570 |
Resumo: | O crescente número de opões de canais digitais, aliado a um novo paradigma de consumo que tem evoluído com a acessibilidade da informação e a agilidade de comunicação, resulta numa necessidade de evolução também das estratégias de marketing. Deste modo, novas abordagens que colocam o consumidor no centro de todas as ações têm sido adotadas, o que resulta uma nova era, na qual o marketing deixa de estar focado apenas no produto e passa a estar focado, essencialmente, nas necessidades do cliente. É no âmbito deste processo que surge o Inbound Marketing como resposta a um consumidor que assume, cada vez mais, o controlo do processo de marketing, procurando, de forma ativa, as informações que considera úteis. Por essa razão, e no desenrolar de um estágio curricular na empresa PRIMAVERA Business Software Solutions, uma tecnológica especializada no desenvolvimento de software de gestão, procurou-se desenvolver um estudo sobre o impacto do Inbound Marketing e estratégias de comunicação da marca na atração e retenção de clientes, no sentido de perceber de que forma uma gestão sólida de métodos e técnicas de comunicação promovem uma diferenciação eficaz no desenvolvimento da relação com os consumidores. Para tal, foi analisada uma campanha em específico, “Ser Empreendedor”, desenvolvida no âmbito de um dos produtos da PRIMAVERA, o Jasmin Software, no sentido de explorar as estratégias de comunicação da marca e os resultados indicam que houve, efetivamente, uma interação positiva, resultado das ações desenvolvidas. |
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Inbound Marketing como estratégia de comunicação no segmento B2B : o caso da PRIMAVERAInbound marketingMarketing digitalCanais de atraçãoMarketing de conteúdoInbound marketingDigital marketingAttraction channelsContent marketingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoO crescente número de opões de canais digitais, aliado a um novo paradigma de consumo que tem evoluído com a acessibilidade da informação e a agilidade de comunicação, resulta numa necessidade de evolução também das estratégias de marketing. Deste modo, novas abordagens que colocam o consumidor no centro de todas as ações têm sido adotadas, o que resulta uma nova era, na qual o marketing deixa de estar focado apenas no produto e passa a estar focado, essencialmente, nas necessidades do cliente. É no âmbito deste processo que surge o Inbound Marketing como resposta a um consumidor que assume, cada vez mais, o controlo do processo de marketing, procurando, de forma ativa, as informações que considera úteis. Por essa razão, e no desenrolar de um estágio curricular na empresa PRIMAVERA Business Software Solutions, uma tecnológica especializada no desenvolvimento de software de gestão, procurou-se desenvolver um estudo sobre o impacto do Inbound Marketing e estratégias de comunicação da marca na atração e retenção de clientes, no sentido de perceber de que forma uma gestão sólida de métodos e técnicas de comunicação promovem uma diferenciação eficaz no desenvolvimento da relação com os consumidores. Para tal, foi analisada uma campanha em específico, “Ser Empreendedor”, desenvolvida no âmbito de um dos produtos da PRIMAVERA, o Jasmin Software, no sentido de explorar as estratégias de comunicação da marca e os resultados indicam que houve, efetivamente, uma interação positiva, resultado das ações desenvolvidas.The growing number of digital channel options, combined with a new consumer paradigm, which has evolved with information accessibility and communication agility, results in a need for the evolution of marketing strategies as well. In this way, new approaches that put the consumer at the center of all actions have been adopted. A new era emerges, in which marketing ceases to be focused only on the product and becomes focused, essentially, on the customer's needs. It is in the scope of this process that Inbound Marketing emerges as a response to a consumer who increasingly assumes control of the marketing process, actively seeking information that he considers useful. For this reason, and during the course of a curricular internship at PRIMAVERA Business Software Solutions, a technology company specialized in the development of management software, we sought to develop a study on the impact of Inbound Marketing and brand communication strategies in attracting and retaining customers., in order to understand how a solid management of communication methods and techniques promote an effective differentiation in the development of the relationship with consumers. To this end, a specific campaign, “Being an Entrepreneur”, developed within the scope of one of PRIMAVERA's products, Jasmin Software, was analyzed in order to explore the brand's communication strategies and the results indicate that there was, effectively, a positive interaction as a result of the developed actions.Pessôa, Clarisse Alves MonteiroVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGomes, Mariana Pimentel2021-04-14T11:49:09Z2021-01-082020-102021-01-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/32570TID:202584534porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:38:03Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/32570Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:26:18.733124Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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