Património - o azulejo como recurso didático
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/18208 |
Resumo: | Este Relatório Final revela a trajetória da minha formação supervisionada no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. O presente documento inicia-se com a componente investigativa, com a qual se pretende perceber até que ponto os/as alunos/as de uma turma do 5.º ano de escolaridade de determinada Escola da cidade de Coimbra conseguem identificar o que pode ser classificado como património e em que medida esses/as alunos/as reconhecem o papel do azulejo nas aprendizagens de HGP. A segunda parte relaciona-se com a prática educativa realizada no 1.º Ciclo do Ensino Básico, apresentando-se a caraterização da instituição e da turma onde se desenvolveu o estágio, a fundamentação da prática pedagógica e experiências-chave experienciadas no estágio. A terceira parte corresponde à prática pedagógica realizada no 2.º Ciclo do Ensino Básico, contendo a caraterização da escola e das turmas de estágio, bem como as fundamentações e reflexões nos quatro domínios de docência (História e Geografia de Portugal, Matemática, Português e Ciências Naturais). Por último, na quarta parte, apresenta-se uma reflexão final resultante de um conjunto de vivências efectuadas ao longo dos estágios no 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. |
id |
RCAP_d9bde2431bc05c00906d2cc23bb5fe76 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/18208 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Património - o azulejo como recurso didáticoPatrimónioFontes HistóricasPráticas EducativasEnsino Básico 1º CicloEnsino Básico 2º CicloEste Relatório Final revela a trajetória da minha formação supervisionada no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. O presente documento inicia-se com a componente investigativa, com a qual se pretende perceber até que ponto os/as alunos/as de uma turma do 5.º ano de escolaridade de determinada Escola da cidade de Coimbra conseguem identificar o que pode ser classificado como património e em que medida esses/as alunos/as reconhecem o papel do azulejo nas aprendizagens de HGP. A segunda parte relaciona-se com a prática educativa realizada no 1.º Ciclo do Ensino Básico, apresentando-se a caraterização da instituição e da turma onde se desenvolveu o estágio, a fundamentação da prática pedagógica e experiências-chave experienciadas no estágio. A terceira parte corresponde à prática pedagógica realizada no 2.º Ciclo do Ensino Básico, contendo a caraterização da escola e das turmas de estágio, bem como as fundamentações e reflexões nos quatro domínios de docência (História e Geografia de Portugal, Matemática, Português e Ciências Naturais). Por último, na quarta parte, apresenta-se uma reflexão final resultante de um conjunto de vivências efectuadas ao longo dos estágios no 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico.Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-Pires, Natália de Jesus Albino, 1970-Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950-Rato, Virgílio José Monteiro, 1964-Repositório ComumMartins, Ana Catarina Ribeiro2017-04-20T09:30:01Z2017-01-01T00:00:00Z2017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/18208201649012porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:39:55Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/18208Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:45.694445Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Património - o azulejo como recurso didático |
title |
Património - o azulejo como recurso didático |
spellingShingle |
Património - o azulejo como recurso didático Martins, Ana Catarina Ribeiro Património Fontes Históricas Práticas Educativas Ensino Básico 1º Ciclo Ensino Básico 2º Ciclo |
title_short |
Património - o azulejo como recurso didático |
title_full |
Património - o azulejo como recurso didático |
title_fullStr |
Património - o azulejo como recurso didático |
title_full_unstemmed |
Património - o azulejo como recurso didático |
title_sort |
Património - o azulejo como recurso didático |
author |
Martins, Ana Catarina Ribeiro |
author_facet |
Martins, Ana Catarina Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952- Pires, Natália de Jesus Albino, 1970- Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948- Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950- Rato, Virgílio José Monteiro, 1964- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Ana Catarina Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Património Fontes Históricas Práticas Educativas Ensino Básico 1º Ciclo Ensino Básico 2º Ciclo |
topic |
Património Fontes Históricas Práticas Educativas Ensino Básico 1º Ciclo Ensino Básico 2º Ciclo |
description |
Este Relatório Final revela a trajetória da minha formação supervisionada no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. O presente documento inicia-se com a componente investigativa, com a qual se pretende perceber até que ponto os/as alunos/as de uma turma do 5.º ano de escolaridade de determinada Escola da cidade de Coimbra conseguem identificar o que pode ser classificado como património e em que medida esses/as alunos/as reconhecem o papel do azulejo nas aprendizagens de HGP. A segunda parte relaciona-se com a prática educativa realizada no 1.º Ciclo do Ensino Básico, apresentando-se a caraterização da instituição e da turma onde se desenvolveu o estágio, a fundamentação da prática pedagógica e experiências-chave experienciadas no estágio. A terceira parte corresponde à prática pedagógica realizada no 2.º Ciclo do Ensino Básico, contendo a caraterização da escola e das turmas de estágio, bem como as fundamentações e reflexões nos quatro domínios de docência (História e Geografia de Portugal, Matemática, Português e Ciências Naturais). Por último, na quarta parte, apresenta-se uma reflexão final resultante de um conjunto de vivências efectuadas ao longo dos estágios no 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-20T09:30:01Z 2017-01-01T00:00:00Z 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/18208 201649012 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/18208 |
identifier_str_mv |
201649012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130021795725312 |