Desocultando questões de género pelo/no teatro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/5252 |
Resumo: | Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino no 1º e no 2º Ciclos do Ensino Básico |
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Desocultando questões de género pelo/no teatroEnsino básicoCurrículoTeatro na educaçãoImprovisaçãoQuestões de géneroBasic educationCurriculumTheatre in educationImprovisationGender issuesRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino no 1º e no 2º Ciclos do Ensino BásicoEste Relatório1 foi elaborado como parte integrante da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, entre março e maio de 2015, com uma turma do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e consiste na análise reflexiva sobre a minha prática pedagógica, da minha vivência com as crianças e de todo o conhecimento que desenvolvi ao longo do percurso académico. Ressalvo ainda a importância da utilização de um referencial teórico que sustenta todo o trabalho, bem como as decisões pedagógicas que tomei ao longo da prática, nomeadamente as estratégias de gestão do grupo e o carater progressivo inerente às fichas de trabalho que foram sendo concretizadas Desta experiência resultou uma investigação sobre a prática que envolveu o diálogo entre a área do Teatro e da Sociologia, na qual me propus a mapear e identificar questões de género no grupo de crianças, nomeadamente estereótipos de género e feminilidades e masculinidades hegemónicas. Para tal, foram concretizadas três sessões de focus group e, posteriormente, quatro sessões de Teatro. Os objetivos das sessões de Teatro visaram, grosso modo, reconhecer as relações que as crianças estabelecem entre ser homem ou ser mulher e determinadas características pessoais, espaços e objetos, bem como identificar e compreender, após discussão, tomadas de decisão sobre questões de género perante situações problemáticas. Os resultados mostram que as crianças, apesar de seguirem os modelos da sociedade, sendo que estes se podem manifestar através da família, da escola, dos media, entre outros, revelam assumir um posicionamento relativamente às questões de género, tendo sido possível identificar feminilidades não-hegemónicas no grupo de crianças.ABSTRACT This Report was created as part of the curricular unit of Supervised Teaching Practice II, between March and May 2015, with a 4th year Basic Education class. It consists of a reflective analysis on my pedagogical practice, experience with children and all the knowledge I have acquired throughout my academic journey. Here I also emphasise the importance of using a theoretical framework that provides the basis of the whole work, as well as the pedagogical decisions I made in the course of practical experience, namely the group management strategies and the progressive nature of the worksheets that were completed. This experience resulted in a research about the practice that involved the dialogue between the fields of Theatre and Sociology, in which I proposed to map and identify gender issues in a group of children, namely gender stereotypes and hegemonic femininities and masculinities. To this end, three focus group sessions were carried out, followed by four Theatre sessions. The goals of the Theatre sessions roughly aimed at recognising the relationships children establish between being a man or being a woman and certain personal characteristics, spaces and objects. Furthermore, it also aimed at identifying and understanding, after some discussion, their decision taking regarding gender issues when facing problematic situations. The results show that children appear to assume a position towards gender issues despite following the models of society, which can be manifested through their family, their school, the media, among others. It was possible to identify non-hegemonic femininities in that group of children.Falcão, MiguelTomás, Catarina AlmeidaRCIPLPinto, Nadine Glenda Martins2015-10-09T08:20:34Z2015-072015-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5252TID:201387905porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:48:23Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5252Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:33.148433Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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