Design e redesign da identidade visual corporativa : estágio na empresa One to Four

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, Diana Carolina Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/2949
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico.
id RCAP_d9caa01b66606735b9eac94fa79d8939
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2949
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Design e redesign da identidade visual corporativa : estágio na empresa One to FourRedesignDesignIdentidade visualMarca gráficaRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico.No atual contexto das empresas de design de comunicação, surgem diversos projetos que, aparentemente, têm sempre o mesmo objetivo: a integração no mercado, com características significativamente diferenciadoras. A maioria desses projetos são, provavelmente, projetos de Identidade Visual e de Comunicação Corporativa, tornando-se importante existir informação que permita desenvolver projetos de Design e Redesign de uma Identidade Visual, da forma mais correta e adequada. Deste modo, considerou-se importante que existisse informação de apoio sobre a temática, orientando o designer, na toma determinadas decisões conforme as caraterísticas do projeto em questão. No entanto, os princípios que deveriam estar presentes no exercício da profissão são escassos, fazendo com que os projetos sejam encarados de diversas formas, algumas delas incoerentes. Esta incoerência pode também justificar-se pela escassez de literatura específica ou mesmo pouco clarificadora. De um modo geral, as empresas portuguesas têm vindo a atribuir mais importância a uma comunicação correta e adequada às suas necessidades, recorrendo a empresas de design de comunicação, no sentido de encontrar a solução para os seus problemas em termos de promoção, divulgação e (re)posicionamento gráfico. Neste contexto, é comum surgirem projetos de Design de Identidade Visual, bem como do Redesign do existente que, normalmente, ocorrem das necessidades empresariais do momento. Por outro lado, continuam a existir práticas projetuais que parecem desprender-se de quaisquer informações da empresa, limitando a Identidade Visual ao gosto ou vontade do designer e do cliente. Recorrendo a uma metodologia intervencionista desenvolvida em estágio, este processo investigativo pretende contribuir para o conhecimento do design, nomeadamente, para identificar as semelhanças e diferenças entre os projetos de Design ou Redesign de uma Identidade, onde existe um ponto de situação anterior e equacionado se deve, ou não, ser considerado. Pretende-se desta forma enriquecer conhecimentos específicos deste tipo de projetos, bem como o desenvolver de técnicas provenientes da investigação. A investigação ativa decorreu em contexto de estágio na empresa de design One to Four - Design e Consultoria, Lda., localizada na Marinha Grande e também conhecida como One, tendo como tema de estudo a Identidade Visual, particularmente em projetos de Design ou Redesign de signos gráficos, procurando compreender os mecanismos e processos similares e diferentes em cada um destes projetos. Os principais resultados obtidos fundamentam-se nos casos analisados durante a investigação, a partir dos quais resulta um conjunto de reflexões e princípios que podem apoiar outros projetos de design e redesign da Identidade Visual.Martins, Daniel RaposoRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoFreire, Diana Carolina Santos2015-09-10T12:03:41Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/2949TID:201064316porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:41:11Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2949Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:34:09.509828Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Design e redesign da identidade visual corporativa : estágio na empresa One to Four
title Design e redesign da identidade visual corporativa : estágio na empresa One to Four
spellingShingle Design e redesign da identidade visual corporativa : estágio na empresa One to Four
Freire, Diana Carolina Santos
Redesign
Design
Identidade visual
Marca gráfica
title_short Design e redesign da identidade visual corporativa : estágio na empresa One to Four
title_full Design e redesign da identidade visual corporativa : estágio na empresa One to Four
title_fullStr Design e redesign da identidade visual corporativa : estágio na empresa One to Four
title_full_unstemmed Design e redesign da identidade visual corporativa : estágio na empresa One to Four
title_sort Design e redesign da identidade visual corporativa : estágio na empresa One to Four
author Freire, Diana Carolina Santos
author_facet Freire, Diana Carolina Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Daniel Raposo
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Freire, Diana Carolina Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Redesign
Design
Identidade visual
Marca gráfica
topic Redesign
Design
Identidade visual
Marca gráfica
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-10T12:03:41Z
2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/2949
TID:201064316
url http://hdl.handle.net/10400.11/2949
identifier_str_mv TID:201064316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130802968068096