Modal particles and learners' dictionaries: a dictionary usage research study with Portuguese learners of German

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Catacata, Chrisanto Estobio
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/59561
Resumo: Dissertação de European Master in Lexicography
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spelling Modal particles and learners' dictionaries: a dictionary usage research study with Portuguese learners of GermanPartículas modais e dicionários de aprendizagem: estudo de utilização de dicionários com aprendentes portugueses do alemão como língua estrangeiraModal particlesLearners’ dictionariesLexicographyDictionary usage researchPartículas modaisDicionários de aprendizagemLexicografiaInvestigação sobre o uso de dicionáriosHumanidades::Línguas e LiteraturasDissertação de European Master in LexicographyModal particles (MPs) pose a challenge not only in its linguistic description but also in its acquisition and usage by foreign language learners. The number of articles written, and studies conducted on the pedagogical aspects of MPs has steadily increased since the late 1960’s but only a few have dealt with the lexicographical treatment of these lexemes and its interplay with language acquisition. This dissertation aims to bridge this gap by conducting a study on the comprehensibility of usage explanations given in German learner’s dictionaries. The study relates information found in pertinent literature about the acquisition, didactics and lexicographic documentation of MPs with the experiment conducted with learners of German at the Universidade do Minho in Braga, Portugal. Based on a 1981 study by Aila Husso, articles from the pioneer German learners’ dictionary Langenscheidt Großwörterbuch Deutsch als Fremdsprache (LGwDaF) are factored and controlled in the experiment. The results of the experiment are analyzed statistically and are complemented by a qualitative analysis from a questionnaire given to the participants.As partículas modais constituem um desafio, não apenas em termos da sua descrição linguística, mas também no que respeita a sua aquisição e utilização por parte de aprendentes de línguas estrangeiras. O número de publicações produzidas e de estudos focados nos aspetos pedagógicos referentes às partículas modais tem vindo a aumentar desde o final dos anos 60, contudo, são poucos os estudos que se debruçam sobre o tratamento lexicográfico destes lexemas e a sua interligação com a aquisição da língua estrangeira. Esta dissertação visa colmatar esta lacuna através de um estudo sobre a compreensibilidade das explicações de uso das partículas modais nos dicionários de aprendizagem de língua alemã. O estudo estabelece uma ligação entre a informação contida na literatura sobre a aquisição e didática das partículas modais e o estudo experimental conduzido com aprendentes do alemão na Universidade do Minho, em Braga, Portugal. Baseado no trabalho realizado por Aila Husso em 1981, o presente estudo incide sobre as entradas das partículas modais do dicionário de aprendizagem do alemão Langenscheidt Großwörterbuch Deutsch als Fremdsprache (LGwDaF). Os resultados do estudo foram sujeitos a uma análise estatística e complementados com uma análise qualitativa do questionário aplicado aos informantes.Dias, IdaleteUniversidade do MinhoCatacata, Chrisanto Estobio20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/59561eng201982307info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:24:38Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/59561Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:18:41.340076Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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Partículas modais e dicionários de aprendizagem: estudo de utilização de dicionários com aprendentes portugueses do alemão como língua estrangeira
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