As conceções das crianças sobre o brincar: relatório final
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/19450 |
Resumo: | O presente Relatório Final é apresentado no âmbito da conclusão do Mestrado em Educação Pré-Escolar para a obtenção do grau de Mestre. Este documento visa apresentar uma investigação sobre as conceções das crianças relativamente ao brincar. O relatório encontra-se dividido em duas componentes. No Capítulo I será exposto o quadro teórico de referência que dá corpo ao presente trabalho. Este abordará as perspetivas de diferentes autores no que respeita às diversas conceções sobre o brincar, à importância do brincar para o desenvolvimento integral da criança e, ainda, ao papel que o educador/a deve desempenhar no decorrer do brincar. Quanto ao Capítulo II, este descreve, de forma reflexiva, a Abordagem Mosaico, sendo que foi esta a opção metodológica da investigação. Ainda neste capítulo, será apresentado o tratamento e a análise dos dados recolhidos, bem como as limitações da investigação. Concluindo, este Relatório Final procura esclarecer a perspetiva de uma grupo de crianças, entre os 4 e os 6 anos de idade, relativamente à forma como encaram o brincar, de forma fundamentada e reflexiva. |
id |
RCAP_0451608969755b748722f1951a1b149b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/19450 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As conceções das crianças sobre o brincar: relatório finalBrincarAbordagem MosaicoCriançasEducação Pré-EscolarO presente Relatório Final é apresentado no âmbito da conclusão do Mestrado em Educação Pré-Escolar para a obtenção do grau de Mestre. Este documento visa apresentar uma investigação sobre as conceções das crianças relativamente ao brincar. O relatório encontra-se dividido em duas componentes. No Capítulo I será exposto o quadro teórico de referência que dá corpo ao presente trabalho. Este abordará as perspetivas de diferentes autores no que respeita às diversas conceções sobre o brincar, à importância do brincar para o desenvolvimento integral da criança e, ainda, ao papel que o educador/a deve desempenhar no decorrer do brincar. Quanto ao Capítulo II, este descreve, de forma reflexiva, a Abordagem Mosaico, sendo que foi esta a opção metodológica da investigação. Ainda neste capítulo, será apresentado o tratamento e a análise dos dados recolhidos, bem como as limitações da investigação. Concluindo, este Relatório Final procura esclarecer a perspetiva de uma grupo de crianças, entre os 4 e os 6 anos de idade, relativamente à forma como encaram o brincar, de forma fundamentada e reflexiva.Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-Repositório ComumFrancisco, Andreia Sofia Gonçalves2017-11-21T14:49:44Z2017-01-01T00:00:00Z2017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/19450201739690porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:05Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/19450Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:54.420961Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As conceções das crianças sobre o brincar: relatório final |
title |
As conceções das crianças sobre o brincar: relatório final |
spellingShingle |
As conceções das crianças sobre o brincar: relatório final Francisco, Andreia Sofia Gonçalves Brincar Abordagem Mosaico Crianças Educação Pré-Escolar |
title_short |
As conceções das crianças sobre o brincar: relatório final |
title_full |
As conceções das crianças sobre o brincar: relatório final |
title_fullStr |
As conceções das crianças sobre o brincar: relatório final |
title_full_unstemmed |
As conceções das crianças sobre o brincar: relatório final |
title_sort |
As conceções das crianças sobre o brincar: relatório final |
author |
Francisco, Andreia Sofia Gonçalves |
author_facet |
Francisco, Andreia Sofia Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Francisco, Andreia Sofia Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brincar Abordagem Mosaico Crianças Educação Pré-Escolar |
topic |
Brincar Abordagem Mosaico Crianças Educação Pré-Escolar |
description |
O presente Relatório Final é apresentado no âmbito da conclusão do Mestrado em Educação Pré-Escolar para a obtenção do grau de Mestre. Este documento visa apresentar uma investigação sobre as conceções das crianças relativamente ao brincar. O relatório encontra-se dividido em duas componentes. No Capítulo I será exposto o quadro teórico de referência que dá corpo ao presente trabalho. Este abordará as perspetivas de diferentes autores no que respeita às diversas conceções sobre o brincar, à importância do brincar para o desenvolvimento integral da criança e, ainda, ao papel que o educador/a deve desempenhar no decorrer do brincar. Quanto ao Capítulo II, este descreve, de forma reflexiva, a Abordagem Mosaico, sendo que foi esta a opção metodológica da investigação. Ainda neste capítulo, será apresentado o tratamento e a análise dos dados recolhidos, bem como as limitações da investigação. Concluindo, este Relatório Final procura esclarecer a perspetiva de uma grupo de crianças, entre os 4 e os 6 anos de idade, relativamente à forma como encaram o brincar, de forma fundamentada e reflexiva. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-21T14:49:44Z 2017-01-01T00:00:00Z 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/19450 201739690 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/19450 |
identifier_str_mv |
201739690 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130023592984576 |