Explorando as novas tecnologias em contexto de educação pré-escolar: A actividade de escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.14417/ap.136 |
Resumo: | O presente artigo insere-se no âmbito de uma investigação levada a efeito num Jardim de Infância em que desenvolvemos e acompanhámos um projecto de integração das novas tecnologias no contexto das suas salas de actividades. Ainda que a investigação realizada tivesse procurado, na sua globalidade, contemplar as diversas vertentes de todo o processo, neste artigo procurámos analisar um dos tipos de actividades específicas desenvolvidas com recurso ao computador: a actividadede escrita.Procurámos, no âmbito da abordagem qualitativa que adoptámos, considerar as suas características, a forma como esta actividade é encarada pelas crianças, como se integra e como se foi desenvolvendo no contexto de trabalho das salas de actividades, nomeadamente ao nível das interacções que suscitava, entre as crianças, entre as crianças e os adultos, e entre as crianças e os computadores. |
id |
RCAP_d9dbc0420d759c1bf9825e9fff960aa0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/136 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Explorando as novas tecnologias em contexto de educação pré-escolar: A actividade de escritaeducação pré-escolar; literacia emergente; novas tecnologias na educaçãoO presente artigo insere-se no âmbito de uma investigação levada a efeito num Jardim de Infância em que desenvolvemos e acompanhámos um projecto de integração das novas tecnologias no contexto das suas salas de actividades. Ainda que a investigação realizada tivesse procurado, na sua globalidade, contemplar as diversas vertentes de todo o processo, neste artigo procurámos analisar um dos tipos de actividades específicas desenvolvidas com recurso ao computador: a actividadede escrita.Procurámos, no âmbito da abordagem qualitativa que adoptámos, considerar as suas características, a forma como esta actividade é encarada pelas crianças, como se integra e como se foi desenvolvendo no contexto de trabalho das salas de actividades, nomeadamente ao nível das interacções que suscitava, entre as crianças, entre as crianças e os adultos, e entre as crianças e os computadores.ISPA - Instituto Universitário2012-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14417/ap.136https://doi.org/10.14417/ap.136Análise Psicológica; Vol 22, No 1 (2004); 139-154Análise Psicológica; Vol 22, No 1 (2004); 139-1541646-60200870-8231reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/136http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/136/pdfAmante, Lúciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-11T10:22:32Zoai:ojs.localhost:article/136Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:49.192021Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Explorando as novas tecnologias em contexto de educação pré-escolar: A actividade de escrita |
title |
Explorando as novas tecnologias em contexto de educação pré-escolar: A actividade de escrita |
spellingShingle |
Explorando as novas tecnologias em contexto de educação pré-escolar: A actividade de escrita Amante, Lúcia educação pré-escolar; literacia emergente; novas tecnologias na educação |
title_short |
Explorando as novas tecnologias em contexto de educação pré-escolar: A actividade de escrita |
title_full |
Explorando as novas tecnologias em contexto de educação pré-escolar: A actividade de escrita |
title_fullStr |
Explorando as novas tecnologias em contexto de educação pré-escolar: A actividade de escrita |
title_full_unstemmed |
Explorando as novas tecnologias em contexto de educação pré-escolar: A actividade de escrita |
title_sort |
Explorando as novas tecnologias em contexto de educação pré-escolar: A actividade de escrita |
author |
Amante, Lúcia |
author_facet |
Amante, Lúcia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amante, Lúcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação pré-escolar; literacia emergente; novas tecnologias na educação |
topic |
educação pré-escolar; literacia emergente; novas tecnologias na educação |
description |
O presente artigo insere-se no âmbito de uma investigação levada a efeito num Jardim de Infância em que desenvolvemos e acompanhámos um projecto de integração das novas tecnologias no contexto das suas salas de actividades. Ainda que a investigação realizada tivesse procurado, na sua globalidade, contemplar as diversas vertentes de todo o processo, neste artigo procurámos analisar um dos tipos de actividades específicas desenvolvidas com recurso ao computador: a actividadede escrita.Procurámos, no âmbito da abordagem qualitativa que adoptámos, considerar as suas características, a forma como esta actividade é encarada pelas crianças, como se integra e como se foi desenvolvendo no contexto de trabalho das salas de actividades, nomeadamente ao nível das interacções que suscitava, entre as crianças, entre as crianças e os adultos, e entre as crianças e os computadores. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.14417/ap.136 https://doi.org/10.14417/ap.136 |
url |
https://doi.org/10.14417/ap.136 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/136 http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/136/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Universitário |
publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Universitário |
dc.source.none.fl_str_mv |
Análise Psicológica; Vol 22, No 1 (2004); 139-154 Análise Psicológica; Vol 22, No 1 (2004); 139-154 1646-6020 0870-8231 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131595259510784 |