Necessidades das famílias de jovens do ensino profissional com medidas de suporte à aprendizagem e inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Zélia Sofia
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/8170
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Castelo Branco, para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Mestrado de Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.
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spelling Necessidades das famílias de jovens do ensino profissional com medidas de suporte à aprendizagem e inclusãoJovens com medidas de suporte à aprendizagem e inclusãoFamíliasInclusãoNecessidades das famíliasYoung with measures to support learning and inclusionFamiliesInclusionFamily’s needsDomínio/Área Científica::Ciências SociaisDissertação apresentada à Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Castelo Branco, para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Mestrado de Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.Esta investigação pretende identificar as necessidades mais frequentes e principais dos pais de jovens com Medidas de Suporte à Aprendizagem e Inclusão de uma escola profissional da cidade de Castelo Branco. Os objetivos centram-se em analisar as necessidades das famílias, identificar os tipos de necessidades mais frequentes, identificar os tipos de necessidades prioritárias para as famílias e de analisar de que forma as caraterísticas das famílias destes jovens se relacionam com as suas necessidades. Foram aplicados dois questionários: o “Questionário das Necessidades da Família (QNF)” para avaliar as necessidades das famílias e uma “Ficha de Dados Biográficos da Família” através da qual foi possível recolher dados que possibilitaram caracterizar os pais e os seus filhos. Esta investigação estudou 15 famílias, em que os filhos apresentam medidas de suporte à aprendizagem e inclusão a frequentarem o ensino profissional. Os resultados mostram-nos que relativamente às necessidades dos pais e estes referiram como respostas preferenciais a opção 1- Não necessito deste tipo de ajuda, em todas as categorias de Necessidades num total de 66% das respostas, seguido da opção 3-Necessito deste tipo de ajuda, (19%) e por fim, a opção 2- Não tenho a certeza (15%). Assim podemos afirmar que a maioria das famílias parecem não necessitar de ajuda em nenhuma das necessidades analisadas. Quanto ao tipo de necessidades mais frequentes constatamos que as necessidades mais frequentes sentidas por estes pais são as que se relacionam com as Necessidades de Informação (27 respostas) e as Necessidades de Apoio (21 respostas). Relativamente às prioridades das necessidades dos pais podemos concluir que as famílias apontam as Necessidades de Informação em primeiro lugar, seguindo-se as Necessidades Serviços da Comunidade, as Necessidades de Apoio e por fim as Necessidades de Explicar a Outros. No que diz respeito ao estudo da relação entre as três características em análise, “composição do agregado familiar, situação familiar, e a idade dos pais” e as “necessidades de informação, necessidades de apoio, explicar a outros, serviços da comunidade, necessidades financeiras e funcionamento da vida familiar”, verificamos que existe uma convergência generalizada, para os pais não necessitarem de ajuda, independentemente da situação familiar. No que respeita à composição do agregado familiar essa convergência mantém-se para a maioria das Necessidades e tipo de agregado exceto para as famílias mais numerosas (5 elementos) que não têm a certeza de necessitar de ajuda nas Necessidades de informação, Necessidades de Apoio e Necessidades Funcionamento da Vida familiar. Quanto à idade dos pais essa convergência também se mantém para a grande maioria das Necessidades e idade dos pais, exceto nas Necessidades de Informação em que os pais mais velhos (48-56 anos) referem necessitar de ajuda.This investigation aims to identify the most frequent and main needs of parents of young people with Measures to Support Learning and Inclusion at a professional school in the city of Castelo Branco. The objectives focus on analyzing the needs of families, identifying the most frequent types of needs, the types of priority needs for families and analyzing how the main aspects of these young people's families relate to their needs. Two questionnaires were applied: the “Family Needs Questionnaire (QNF)” to assess the needs of families and a “Family Biographical Data Sheet” through which it was possible to collect data that allow to analyze the parents and their children. This investigation studied 15 families, in which the children have measures to support learning and inclusion to attend specific and professional education. The results showed that in relation to the needs of the parents, they mentioned option 1- I don't need this type of help as preferred answers, in all categories of Needs in a total of 66% of the answers, followed by option 3- I need this type of help (19%) and finally option 2- I'm not sure (15%). Thus, we can say that most families do not seem to need help in any of the analyzed needs. Regarding the type of most frequent needs, we found that the most frequent needs felt by these parents are those related to Information Needs (27 responses) and Support Needs (21 responses). Regarding the priorities of the parents' needs, we can conclude that the families point out the Information Needs first, followed by the Community Services Needs, the Support Needs and finally the Needs to Explain to Others. Regarding the study of the relationship between the three characteristics under analysis, “household composition, family situation, and the age of parents” and the “information needs, support needs, explaining to others, community services, and the functioning of family life”, we found that there is a general convergence, so that parents do not need help, regardless of the family situation. Regarding the household composition, this convergence is maintained for the majority of Needs and type of household, except for the largest families (5 elements) that are not sure of needing help in Information Needs, Support Needs and Needs Functioning of Family Life. As for the age of the parents, this convergence also holds for most of the Needs and age of parents, except for Information Needs in which older parents (48-56 years old) report needing help.Mesquita, Maria Helena Ferreira de PedroHonório, Samuel Alexandre AlmeidaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoDuarte, Zélia Sofia2022-11-23T10:52:35Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/8170TID:203103750porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:49:29Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/8170Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:38:35.486895Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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