O Ensino da Tabela Periódica e a Educação para a Sustentabilidade em contexto de Feira de Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Rosa Maria Geraldes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/13686
Resumo: O presente Relatório de Estágio Pedagógico é constituído por duas partes, sendo a primeira dedicada ao desenvolvimento de atividades de iniciação à prática profissional realizada, ou seja, principalmente dedicada à Prática de Ensino Supervisionada elaborada no âmbito do Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. É pretendido descrever e analisar, numa perspetiva reflexiva, todas as atividades curriculares e não curriculares desenvolvidas no âmbito do Estágio Pedagógico realizado no ano letivo de 2021/2022 na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, na Covilhã. A segunda parte deste trabalho apresenta um trabalho de Investigação e Inovação Pedagógica, intitulado “O Ensino da Tabela Periódica e a Educação para a Sustentabilidade - em contexto de Feira de Ciências”. Sensibilizando os jovens para a temática da Sustentabilidade, pretende-se motivá-los na aprendizagem da Química e, especificamente, da Tabela Periódica, através de um ensino não formal, nomeadamente, de uma Feira de Ciências.
id RCAP_d9ea64ef8abb54dbcb555ee0f9bbb119
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13686
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Ensino da Tabela Periódica e a Educação para a Sustentabilidade em contexto de Feira de CiênciasRelatório de Estágio PedagógicoEnsinoFeira de Ciências.QuímicaSustentabilidadeTabela PeriódicaDomínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ensino de Física e Química no 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino SecundárioO presente Relatório de Estágio Pedagógico é constituído por duas partes, sendo a primeira dedicada ao desenvolvimento de atividades de iniciação à prática profissional realizada, ou seja, principalmente dedicada à Prática de Ensino Supervisionada elaborada no âmbito do Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. É pretendido descrever e analisar, numa perspetiva reflexiva, todas as atividades curriculares e não curriculares desenvolvidas no âmbito do Estágio Pedagógico realizado no ano letivo de 2021/2022 na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, na Covilhã. A segunda parte deste trabalho apresenta um trabalho de Investigação e Inovação Pedagógica, intitulado “O Ensino da Tabela Periódica e a Educação para a Sustentabilidade - em contexto de Feira de Ciências”. Sensibilizando os jovens para a temática da Sustentabilidade, pretende-se motivá-los na aprendizagem da Química e, especificamente, da Tabela Periódica, através de um ensino não formal, nomeadamente, de uma Feira de Ciências.This Pedagogical Internship Report consists of two parts, the first of which is dedicated to the development of initiation activities to the professional practice carried out, that is mainly dedicated to the Supervised Teaching Practice, prepared within the scope of the Master in Teaching Physics and Chemistry in the 3rd cycle of Basic Education and in Secondary Education. It is intended to describe and analyse, from a reflective perspective, all the curricular and non-curricular activities developed within the scope of the Pedagogical Internship carried out int the academic year 2021/2022 at Escola Secundária Quinta das Palmeiras, in Covilhã. The second part of this work presents an Investigation and Pedagogical Innovation work, entitled “The Teaching of the Periodic Table and education for Sustainability in the context of a Science Fair”. By making young people aware of the theme os sustainability, the aim is to motivate them to learn Chemistry and specifically the Periodic Table, through non-formal teaching, namely, a science fair.Santos, Amélia Rute Lima Dias dosuBibliorumPinto, Rosa Maria Geraldes2023-11-15T11:59:00Z2023-06-262023-04-272023-06-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/13686TID:203386671porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:57:22Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13686Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:53:04.309674Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino da Tabela Periódica e a Educação para a Sustentabilidade em contexto de Feira de Ciências
Relatório de Estágio Pedagógico
title O Ensino da Tabela Periódica e a Educação para a Sustentabilidade em contexto de Feira de Ciências
spellingShingle O Ensino da Tabela Periódica e a Educação para a Sustentabilidade em contexto de Feira de Ciências
Pinto, Rosa Maria Geraldes
Ensino
Feira de Ciências.
Química
Sustentabilidade
Tabela Periódica
Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ensino de Física e Química no 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário
title_short O Ensino da Tabela Periódica e a Educação para a Sustentabilidade em contexto de Feira de Ciências
title_full O Ensino da Tabela Periódica e a Educação para a Sustentabilidade em contexto de Feira de Ciências
title_fullStr O Ensino da Tabela Periódica e a Educação para a Sustentabilidade em contexto de Feira de Ciências
title_full_unstemmed O Ensino da Tabela Periódica e a Educação para a Sustentabilidade em contexto de Feira de Ciências
title_sort O Ensino da Tabela Periódica e a Educação para a Sustentabilidade em contexto de Feira de Ciências
author Pinto, Rosa Maria Geraldes
author_facet Pinto, Rosa Maria Geraldes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Amélia Rute Lima Dias dos
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Rosa Maria Geraldes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Feira de Ciências.
Química
Sustentabilidade
Tabela Periódica
Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ensino de Física e Química no 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário
topic Ensino
Feira de Ciências.
Química
Sustentabilidade
Tabela Periódica
Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ensino de Física e Química no 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário
description O presente Relatório de Estágio Pedagógico é constituído por duas partes, sendo a primeira dedicada ao desenvolvimento de atividades de iniciação à prática profissional realizada, ou seja, principalmente dedicada à Prática de Ensino Supervisionada elaborada no âmbito do Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. É pretendido descrever e analisar, numa perspetiva reflexiva, todas as atividades curriculares e não curriculares desenvolvidas no âmbito do Estágio Pedagógico realizado no ano letivo de 2021/2022 na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, na Covilhã. A segunda parte deste trabalho apresenta um trabalho de Investigação e Inovação Pedagógica, intitulado “O Ensino da Tabela Periódica e a Educação para a Sustentabilidade - em contexto de Feira de Ciências”. Sensibilizando os jovens para a temática da Sustentabilidade, pretende-se motivá-los na aprendizagem da Química e, especificamente, da Tabela Periódica, através de um ensino não formal, nomeadamente, de uma Feira de Ciências.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-15T11:59:00Z
2023-06-26
2023-04-27
2023-06-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/13686
TID:203386671
url http://hdl.handle.net/10400.6/13686
identifier_str_mv TID:203386671
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136418963914752