Formação contínua de professores do ensino não superior em Timor-Leste

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jerónimo, Agapito da Costa
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/4655
Resumo: O título completo da dissertação é «Formação contínua de professores do ensino não superior em Timor-Leste: referências e modelos, discursos e lógicas da realidade, expectativas e níveis de qualificação». A reconstrução de Timor-Leste, como nação, passa pela educação e em primeiro lugar pela formação de professores. A par da formação inicial torna-se ainda mais urgente a educação e formação contínua dos professores do ensino não superior que estão em serviço em Timor-Leste. Faz-se um estudo sumário da situação passada, presente (e futura) da formação de professores do ensino não superior em Timor-Leste. Como tem sido feita a formação de professores em Timor-Leste? Quais as referências fundamentais de hoje para a formação de professores? Quais as representações dos agentes educativos de Timor-Leste sobre a formação de professores do ensino não superior? Atendendo a que ainda não há muitos estudos sobre a educação em Timor- Leste, esta é uma das primeiras abordagens sobre a formação contínua de professores em Timor-Leste e reveste-se de um carácter exploratório. Utilizase um questionário e entrevistas para recolha de dados, com recurso à estatística descritiva e à análise de conteúdo. A formação de professores está hoje ligada ao desenvolvimento da leitura e literacias, das ciências e tecnologia, das matemáticas, da resolução de problemas e inserção na vida ativa, para além dos domínios físicos, espirituais, estéticos, morais e cívicos. O ensino-aprendizagem é chamado a desenvolver ao máximo possível conhecimentos, atitudes e competências que garantam a qualidade da educação e ajudem cada um a formar a sua personalidade autónoma e responsável, capaz de uma participação criativa e produtiva para a inclusão num mundo em constante mudança. A formação contínua no curso de bacharelato para professores do ensino não superior em Timor-Leste tem tido como objetivo (re)qualificar os professores, possibilitando-lhes saber conhecer, saber refletir, saber transmitir, saber fazer e saber conviver, como dimensões fundamentais da competência profissional dos professores para o melhor desempenho das funções letivas, e formar cidadãos / recursos humanos competentes melhorando a qualidade de suas vidas e contribuindo para o desenvolvimento do país. Mesmo assim, salientase que o curso de bacharelato foi de carácter teórico, imperativo e uniformizado, sem um estudo prévio e negligenciando o envolvimento dos destinatários na programação. Tanto que houve uma exigência dos inquiridos para que a formação partisse da situação (problemas e necessidades) dos formandos, considerando a articulação entre o conteúdo curricular e método de ensino, utilizando métodos de formação variáveis mas não monótonos nem cansativos. Torna-se necessário reorganizar o curso de bacharelato tendo em consideração a realidade timorense, com o aumento da participação de todos os professores como formandos e dando prioridade à formação de formadores timorenses. Para isso convém partir do estudo alargado das práticas letivas considerando as exigências emergentes dos conteúdos da formação (desenvolver competências científicas e pedagógicas, inclusivamente o seu desenvolvimento pessoal e social) e metodologia de formação (métodos participativos). O uso da língua portuguesa como principal veículo de educação e formação precisa de ser reforçado como matéria de aprendizagem.
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Quais as representações dos agentes educativos de Timor-Leste sobre a formação de professores do ensino não superior? Atendendo a que ainda não há muitos estudos sobre a educação em Timor- Leste, esta é uma das primeiras abordagens sobre a formação contínua de professores em Timor-Leste e reveste-se de um carácter exploratório. Utilizase um questionário e entrevistas para recolha de dados, com recurso à estatística descritiva e à análise de conteúdo. A formação de professores está hoje ligada ao desenvolvimento da leitura e literacias, das ciências e tecnologia, das matemáticas, da resolução de problemas e inserção na vida ativa, para além dos domínios físicos, espirituais, estéticos, morais e cívicos. O ensino-aprendizagem é chamado a desenvolver ao máximo possível conhecimentos, atitudes e competências que garantam a qualidade da educação e ajudem cada um a formar a sua personalidade autónoma e responsável, capaz de uma participação criativa e produtiva para a inclusão num mundo em constante mudança. A formação contínua no curso de bacharelato para professores do ensino não superior em Timor-Leste tem tido como objetivo (re)qualificar os professores, possibilitando-lhes saber conhecer, saber refletir, saber transmitir, saber fazer e saber conviver, como dimensões fundamentais da competência profissional dos professores para o melhor desempenho das funções letivas, e formar cidadãos / recursos humanos competentes melhorando a qualidade de suas vidas e contribuindo para o desenvolvimento do país. Mesmo assim, salientase que o curso de bacharelato foi de carácter teórico, imperativo e uniformizado, sem um estudo prévio e negligenciando o envolvimento dos destinatários na programação. Tanto que houve uma exigência dos inquiridos para que a formação partisse da situação (problemas e necessidades) dos formandos, considerando a articulação entre o conteúdo curricular e método de ensino, utilizando métodos de formação variáveis mas não monótonos nem cansativos. Torna-se necessário reorganizar o curso de bacharelato tendo em consideração a realidade timorense, com o aumento da participação de todos os professores como formandos e dando prioridade à formação de formadores timorenses. Para isso convém partir do estudo alargado das práticas letivas considerando as exigências emergentes dos conteúdos da formação (desenvolver competências científicas e pedagógicas, inclusivamente o seu desenvolvimento pessoal e social) e metodologia de formação (métodos participativos). O uso da língua portuguesa como principal veículo de educação e formação precisa de ser reforçado como matéria de aprendizagem.Títulu kompletu disertasaun ne’e mak: «Formasaun kontínua ba profesór sira ensinu báziku no sekundáriu nian iha Timor-Leste: referénsia no modelu sira, diskursu sira no realidade, expetativa sira no nível kualifikasaun». Rekonstrusaun iha Timor-Leste, nuudar nasaun, preciza edukasaun no dahuluk liu formasaun ba profesór sira. Hamutuk ho formasaun ba profesór foun sira sei urjente liu tan edukasaun no formasaun kontínua ba profesór sira nebe hala’o hela servisu iha Timor-Leste. Hakarak hala’o estudu sumáriu ida kona-ba situasaun formasaun ba profesór sira ensinu báziku no sekundáriu nian nebe liu ona, dadaun (no ba futuru) iha Timor-Leste. Oinsá formasaun ba profesór sira nebe hala’o ona iha Timor- Leste? Referénsia fundamental ikus nian nebe de’it mak ko’alia kona-ba formasaun ba profesór sira? Sa’ida de’it mak ajente edukasaun nian iha Timor- Leste hanoin no ko’alia kona-ba formasaun ba profesór sira ensinu báziku no rekundáriu nian? Haré ba katak seidauk iha estudu barak kona-ba edukasaun iha Timor-Leste, estudu ne’e nuudar mos estudu ida dahuluk kona-ba formasaun kontínua ba profesór sira iha Timor-Leste, estudu ne’e sei hala’o ho karákter exploratóriu. Ba ne’e sei uza kestionáriu no entrevista hodi halibur dadu sira, no sei uza estatístika deskriptiva no análize konteúdu atu halaó tratamentu ba dadu sira. Formasaun kontínua ba profesór sira iha ligasaun ho dezenvolvimentu iha leitura no literacia, ciência no teknolojia, matemátika, oinsá rezolve problema sira no atu bele tama iha moris aktivu, nune’e mos iha domíniu fíziku, estétiku, moral no cíviku sira. Ensinu-aprendizajem iha kanaar atu dezenvolve liu tan koñecimentu, hahalok no kompetência sira hodi garante edukasaun nebe iha kualidade no bele tulun ema idaidak atu forma ninia personalidade ho autónomu no responsável, bele iha participasaun kriativa no produtiva ba inkluzaun iha mundu ida nebe muda beibeik. Formasaun kontínua iha kursu baxarelatu ba profesór sira ensinu báziku no sekundáriu nian iha Timor-Leste, iha objetivu atu kualifika/rekualifika profesór sira hodi posibilita sira bele hatene koñese, hatene reflete, hatene hato’o, hatene halo no hatene moris hamutuk, nuudar dimensaun sira nebe fundamental tebes ba profesór sira nian kompetência profisionál atu bele hala’o ninia funsaun edukativa ho kualidade, nune’e bele forma sidadaun sira/rekursu umanu sira nebe iha kompetênsia atu hadi’a sira nian moris di’ak liu tan no bele kontribui ba dezenvolvimentu nasaun nian. Maski nune’e, haré ba katak, kursu baxarelatu nebe iha hala’o hela ho karákter teóriku, imperativu no uniformizadu, la bazeia ba estudu préviu ida no la envolve profesór sira wainhira halo programa. Tan ne’e iha ezijênsia husi inquiridu sira atu formasaun bele hahú husi formandus sira nian situasaun (problema no necessidade sira), bele konsidera artikulasaun konteúdu kurricular no métodu hanorin nian, utiliza métodu formasaun sira nebe oioin maibé la monótonu no lahalo ema kolen eh baruk. Preciza reorganiza fila fali kursu baxarelatu nebe konsidera realidade Timor nian, aumenta profesór sira hotu ninia participasaun, nuudar formandu, no fó prioridade ba formador Timor oan sira nia formasaun. Ba ne’e diak liu hahú husi estudu ida luan eh kle’an kona-ba prátika hanorin nian no konsidera mos ezijênsia sira nebe mosu, hanesan konteúdu ba formasaun (dezenvolve kompetência científika no pedagójika, inklui sira nia dezenvolvimentu pessoal no social) no métodu sira ba formasaun (métodu sira nebe participativu). Lian portugés nuudar instrumentu hodi hanorin preciza reforsa liu tan hodi tau hanesan matéria ida durante formasaun.Judul lengkap tesis ini adalah: «Pendidikan lanjutan bagi guru-guru pendidikan dasar dan menengah di Timor-Leste: referensi dan model-model, kebijakankebijakan dan kenyataan, harapan-harapan dan tingkat kwalifikasi». Pembangunan kembali Timor-Leste, sebagai bangsa, memerlukan pendidikan terutama pendidikan dan latihan bagi guru-guru. Bersamaan dengan pendidikan bagi gruru-guru baru terasa adanya kebutuhan mendesak pendidikan dan latihan bagi guru-guru yang sedang aktif di Timor-Leste. Bermaksud mengadakan sebuah study untuk merangkum situasi masa lampau, sekarang (dan masa mendatang) tentang pendidikan dan latihan bagi guru-guru pendidikan dasar dan menengah di Timor-Leste. Bagaimana pendidikan guru-guru selama ini dijalanakan di Timor-Leste? Referensi terbaru mana sajakah yang melandasi pendidikan bagi guru-guru? Apa saja pendapat para agen pendidikan di Timor-Leste mengenai pendidikan guru-guru pendidikan dasar dan menengah? Mengingat belum adanya banyak study tentang pendidikan di Timor-Leste, dan study ini adalah salah satu usaha perdana yang membahas tentang pendidikan lanjutan bagi guru-guru di negara itu, maka study ini dilakukan dengan karakter eksploratif. Kami mengunakan questioner dan wawancara untuk pengumpulan data. Untuk pengolahan data kami mengunakan estatistik dekriptif dan analisis isi. Pendidikan lanjutan bagi guru-guru saat ini erat hubungannya dengan perkembangan bacaan dan keaksaraan, ilmu pengetahuan dan teknologi, matematika, penyelesaian masalah dan memasuki dalam kehidupan secara aktif, di samping dimensi fisik, spiritual, estetika, moral dan kewarganegaraan. Kegiatan belajar-mengajar bertugas mengembangkan semaksimal mungkin pengetahuan, sikap dan kompetensi untuk menjamin kwalitas pendidikan agar membantu setiap orang membentuk kepribadiannya secara otonom dan bertanggungkawab, mampu berpartisipasi secara kreatif dan produktif demi kesetaraan hidup di dunia yang senantiasa berubah ini. Pendidikan lanjutan atau kursus bacharel bagi guru-guru pendidikan dasar dan menengah di Timor-Leste, bertujuan untuk membentuk/membentuk kembali guruguru agar mampu mengetahui, mampu berefleksi, mampu menyampaikan, mampu berbuat dan mampu hidup bersama, yang merupakan hal-hal fundamental bagi profesi guru agar bisa melaksanakan tugas keguruannya secara berkwalitas demi membentuk warga negara/sumberdaya manusia yang bermutu agar bisa memperbaiki kwalitas hidupnya serta memberi kontribusinya bagi pembangunan bangsa. Meskipun demikian, perlu dicatat bahwa kursus bacharel selama ini dijanlankan dengan sangat teoritis, dipaksakan dan seragam, tidak didasarkan pada sebuah study serta mengabaikan keterlibatan yang berkepentingan dalam penyusunan program. Karena itu muncul tuntutan dari para responden agar kursus/pendidikan guru bertolak dari situasi (masalah-masalah dan kebutuhankebutuhan) peserta, serta memperhatikan artikulasi antara isi kurikulum dan metodologi pengajaran. Dianjurkan mengunakan metode yang bervariasi, tidak monoton, membosankan dan melelahkan. Terasa perlu menyusun kembali kursus bacharel bagi guru-guru dengan memperhatikan realitas di Timor-Leste serta memperbesar keterlibatan semua guru, sebagai peserta, serta memprioritaskan pendidikan dan latihan untuk meningkatkan kemampuan para tutor pribumi. Untuk itu seyogyanya pendidikan dan latihan bagi guru-guru bertolak dari sebuah penelitian mendalam menyangkut praktek belajar-mengajar, serta memperhatikan tuntutan-tuntutan yang muncul seperti isi pendidikan (mengembangkan kemampuan penguasaan ilmu pengetahuan dan metodologi pengajaran, demikian juga pengembangan kepribadian dan social) dan metode-metode dalam pendidikan guru (metode partisipatif). Bahasa portugis sebagai bahasa pengantar dalam proses belajarmengajar hendaknya lebih dikembangkan lagi dengan menetapkannya sebagai satu mata kuliah selama pendidikan dan latihan.The complete title of the dissertation is: «Continuing Teacher Training in a nonhigher level education in East Timor: references and models, reality dialogues and logics, expectations and levels of qualification». The reconstruction of East Timor as a Nation goes through Education, mainly through the teacher training. In line with basic university education, it is even more urgent the continuing training of the non-higher level education teachers currently in activity in East Timor. In this dissertation it is undertaken a study of the past, present and future situation of the training of the non-higher level education teachers. How has the teacher training been done in East Timor? What are the current fundamental references of teacher training? What are the impressions of the East Timor educational agents on the training of the non-higher level education teachers? Since there are few research studies on Education in East Timor, this work is one of the first approaches on the continuing training of teachers and has an exploratory nature. To collect the data, a questionnaire was used and an interview was made, with resort to descriptive statistic and content analysis. At the present, teacher training is directly linked to the development of literacy and reading, sciences and technology, mathematics, problem resolution and active life integration, not to mention the physical, spiritual, aesthetic, moral and civic areas. The teaching-learning paradigm is called upon to develop, at a highest level, knowledge, attitude and competencies, which guarantee quality of education and help each one form an autonomous and responsible personality, capable of a creative and productive involvement to achieve total integration in a world in constant change. Continuing training in the bachelor degree for teachers of non-higher level education in East Timor has aimed at the requalification of its teachers, enabling them to know how to know, to know how to think, to know how to pass on, to know how to do and to know how to socialize. These are essential dimensions of the teachers’ professional competence, in order to improve the performance of their academic activities and to shape competent citizens / human resources, improving the quality of their lives and contributing to the development of the country. Even so, I have to underline the fact that the bachelor degree course had a theoretic, imperative and standardized nature, without a preliminary study, neglecting its public-target in the programming process. This is revealed by the demands made by the interviewed subjects: the starting point should be the current situation of the trainees (their problems and needs), considering an articulation between the curricular content and teaching method, applying variable teaching methods, not monotonous nor tedious or tiring. It is therefore necessary to reorganize the bachelor degree course, taking into account the Timorese reality, considering the increase participation of all teachers as trainees and giving priority to the training of the Timorese trainers. To achieve this goal, it is suitable to start from an extensive study of the academic activities, considering the growing demands of the training contents (to develop scientific and academic competencies, including social and personal development) and training methodology (inclusive methods). The Portuguese language as a main agent for education and training needs to be reinforced as learning subject during the course.Universidade de Aveiro2011-12-19T16:43:19Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/4655porJerónimo, Agapito da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:05:33Zoai:ria.ua.pt:10773/4655Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:42:33.567739Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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Jerónimo, Agapito da Costa
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