Curricular training report in Hospital Infante D. Pedro, E.P.E.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Marlene Sofia Simões da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/7618
Resumo: O presente trabalho relata as atividades realizadas no âmbito da coordenação de estudos clínicos durante o estágio curricular, inserido no Mestrado em Biomedicina Farmacêutica e desenvolvido no Hospital Infante D. Pedro, E.P.E., em Aveiro, Portugal. O estágio curricular decorreu no Serviço de Formação e Investigação e teve a duração de dez meses. Durante este período, elaborei três bases de dados que compilam a grande maioria dos ensaios clínicos, estudos observacionais e projetos de investigação clínica submetidos ao Hospital de Aveiro; realizei uma pesquisa bibliográfica e posterior organização da informação sobre a forma de um texto de revisão sobre o tema “qualidade das guidelines usadas na prática clínica em oncologia”; e participei em duas reuniões internacionais de investigadores. Nos primeiros meses de estágio, todo o trabalho realizado por mim era dirigido e supervisionado pela coordenadora do departamento de investigação. Gradualmente foi-me dada a oportunidade de realizar as diferentes tarefas autonomamente. Após alguns meses de treino, eu e a minha colega Diana Soares passámos a assegurar todo o trabalho relacionado com a investigação clínica. Fundamentalmente, o trabalho era focado na coordenação e realização de ensaios clínicos e estudos observacionais. Desta feita, acompanhei vinte ensaios clínicos e quatro estudos observacionais nos serviços de cardiologia, reumatologia, oncologia, endocrinologia e infeciologia. Durante o estágio curricular tive a oportunidade de realizar variadas tarefas que foram bastante úteis para o meu desenvolvimento enquanto profissional. Desempenhar as funções de uma coordenadora de estudos clínicos permitiu-me aplicar o conhecimento e ferramentas adquiridas durante o Mestrado e, especialmente, permitiu-me realizar as diferentes tarefas de forma cada vez mais autónoma.
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