Curricular training report in Hospital Infante D. Pedro, E.P.E.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/7618 |
Resumo: | O presente trabalho relata as atividades realizadas no âmbito da coordenação de estudos clínicos durante o estágio curricular, inserido no Mestrado em Biomedicina Farmacêutica e desenvolvido no Hospital Infante D. Pedro, E.P.E., em Aveiro, Portugal. O estágio curricular decorreu no Serviço de Formação e Investigação e teve a duração de dez meses. Durante este período, elaborei três bases de dados que compilam a grande maioria dos ensaios clínicos, estudos observacionais e projetos de investigação clínica submetidos ao Hospital de Aveiro; realizei uma pesquisa bibliográfica e posterior organização da informação sobre a forma de um texto de revisão sobre o tema “qualidade das guidelines usadas na prática clínica em oncologia”; e participei em duas reuniões internacionais de investigadores. Nos primeiros meses de estágio, todo o trabalho realizado por mim era dirigido e supervisionado pela coordenadora do departamento de investigação. Gradualmente foi-me dada a oportunidade de realizar as diferentes tarefas autonomamente. Após alguns meses de treino, eu e a minha colega Diana Soares passámos a assegurar todo o trabalho relacionado com a investigação clínica. Fundamentalmente, o trabalho era focado na coordenação e realização de ensaios clínicos e estudos observacionais. Desta feita, acompanhei vinte ensaios clínicos e quatro estudos observacionais nos serviços de cardiologia, reumatologia, oncologia, endocrinologia e infeciologia. Durante o estágio curricular tive a oportunidade de realizar variadas tarefas que foram bastante úteis para o meu desenvolvimento enquanto profissional. Desempenhar as funções de uma coordenadora de estudos clínicos permitiu-me aplicar o conhecimento e ferramentas adquiridas durante o Mestrado e, especialmente, permitiu-me realizar as diferentes tarefas de forma cada vez mais autónoma. |
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Curricular training report in Hospital Infante D. Pedro, E.P.E.BiomedicinaFarmacologiaInvestigação médicaTestes clínicosO presente trabalho relata as atividades realizadas no âmbito da coordenação de estudos clínicos durante o estágio curricular, inserido no Mestrado em Biomedicina Farmacêutica e desenvolvido no Hospital Infante D. Pedro, E.P.E., em Aveiro, Portugal. O estágio curricular decorreu no Serviço de Formação e Investigação e teve a duração de dez meses. Durante este período, elaborei três bases de dados que compilam a grande maioria dos ensaios clínicos, estudos observacionais e projetos de investigação clínica submetidos ao Hospital de Aveiro; realizei uma pesquisa bibliográfica e posterior organização da informação sobre a forma de um texto de revisão sobre o tema “qualidade das guidelines usadas na prática clínica em oncologia”; e participei em duas reuniões internacionais de investigadores. Nos primeiros meses de estágio, todo o trabalho realizado por mim era dirigido e supervisionado pela coordenadora do departamento de investigação. Gradualmente foi-me dada a oportunidade de realizar as diferentes tarefas autonomamente. Após alguns meses de treino, eu e a minha colega Diana Soares passámos a assegurar todo o trabalho relacionado com a investigação clínica. Fundamentalmente, o trabalho era focado na coordenação e realização de ensaios clínicos e estudos observacionais. Desta feita, acompanhei vinte ensaios clínicos e quatro estudos observacionais nos serviços de cardiologia, reumatologia, oncologia, endocrinologia e infeciologia. Durante o estágio curricular tive a oportunidade de realizar variadas tarefas que foram bastante úteis para o meu desenvolvimento enquanto profissional. Desempenhar as funções de uma coordenadora de estudos clínicos permitiu-me aplicar o conhecimento e ferramentas adquiridas durante o Mestrado e, especialmente, permitiu-me realizar as diferentes tarefas de forma cada vez mais autónoma.The present work reports the activities of clinical studies coordination during the curricular training, inserted in Pharmaceutical Biomedicine Master’s degree, developed in Hospital Infante D. Pedro, E.P.E., in Aveiro, Portugal. The curricular training took place in Training and Research Service and it lasted for ten months. During this period, I developed three databases that compile the vast majority of clinical trials, observational studies and clinical research projects submitted to the Hospital of Aveiro; I performed a literature search and subsequent organization of the information in the format of a review text related to the theme “quality of oncology clinical practice guidelines”; and I attended two international investigator meetings. In the first months of the training, all my work was directed and supervised by the coordinator of the research department. Gradually, I was given the opportunity to perform the different tasks autonomously. After some months of training, my colleague Diana Soares and I became responsible for ensuring all work related to clinical research. Mainly, the work was focused on the coordination and conduction of clinical trials and observational studies. Thus, I followed twenty clinical trials and four observational studies in cardiology, rheumatology, oncology, endocrinology and infectious diseases departments. During the curricular training I had the opportunity to perform a wide range of activities that were very useful to my growth as a professional. Performing the tasks of a clinical study coordinator allowed me to apply all knowledge and tools acquired during the Master’s degree and, especially, it was very rewarding as it allowed me to perform the different activities in an increasingly autonomous way.2012-03-30T15:17:31Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/7618engCosta, Marlene Sofia Simões dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:13:18Zoai:ria.ua.pt:10773/7618Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:45:17.354457Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente trabalho relata as atividades realizadas no âmbito da coordenação de estudos clínicos durante o estágio curricular, inserido no Mestrado em Biomedicina Farmacêutica e desenvolvido no Hospital Infante D. Pedro, E.P.E., em Aveiro, Portugal. O estágio curricular decorreu no Serviço de Formação e Investigação e teve a duração de dez meses. Durante este período, elaborei três bases de dados que compilam a grande maioria dos ensaios clínicos, estudos observacionais e projetos de investigação clínica submetidos ao Hospital de Aveiro; realizei uma pesquisa bibliográfica e posterior organização da informação sobre a forma de um texto de revisão sobre o tema “qualidade das guidelines usadas na prática clínica em oncologia”; e participei em duas reuniões internacionais de investigadores. Nos primeiros meses de estágio, todo o trabalho realizado por mim era dirigido e supervisionado pela coordenadora do departamento de investigação. Gradualmente foi-me dada a oportunidade de realizar as diferentes tarefas autonomamente. Após alguns meses de treino, eu e a minha colega Diana Soares passámos a assegurar todo o trabalho relacionado com a investigação clínica. Fundamentalmente, o trabalho era focado na coordenação e realização de ensaios clínicos e estudos observacionais. Desta feita, acompanhei vinte ensaios clínicos e quatro estudos observacionais nos serviços de cardiologia, reumatologia, oncologia, endocrinologia e infeciologia. Durante o estágio curricular tive a oportunidade de realizar variadas tarefas que foram bastante úteis para o meu desenvolvimento enquanto profissional. Desempenhar as funções de uma coordenadora de estudos clínicos permitiu-me aplicar o conhecimento e ferramentas adquiridas durante o Mestrado e, especialmente, permitiu-me realizar as diferentes tarefas de forma cada vez mais autónoma. |
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