Escrita teleguiada: guiões para audiovisuais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/533 |
Resumo: | O objecto deste estudo é a escrita que precede o aparecimento dos artefactos a que chamamos audiovisuais e com eles mantém uma relação especial. À prática dessa escrita chamarei guionismo e o estudo que lhe dedico pretende pôr em evidência a natureza daquela relação, bem como o processo comunicacional nela implícito. As questões da autoria e da recepção, por exemplo, servem para ilustrar esta pretensão, mas trata-se apenas de um exemplo que não esgota a rede das inter-relações possíveis, muito menos esgotará, ainda, todos os possíveis ângulos de abordagem do objecto a que chamamos guião. Tematizar a natureza daquela escrita não é apenas esboçar uma resposta para uma questão ontológica do tipo: o que é um guião? Relacionando escrita e imagem, autoria e recepção da obra, é como rasgar sulcos nas camadas históricas e sociológicas de práticas culturais, para, na estratigrafia assim desenhada, tentar pôr a descoberto as particularidades dum objecto a partir das quais se possa avançar, com alguma segurança, na elaboração de conceitos indispensáveis para a formulação duma teoria do guião. [...] |
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O objecto deste estudo é a escrita que precede o aparecimento dos artefactos a que chamamos audiovisuais e com eles mantém uma relação especial. À prática dessa escrita chamarei guionismo e o estudo que lhe dedico pretende pôr em evidência a natureza daquela relação, bem como o processo comunicacional nela implícito. As questões da autoria e da recepção, por exemplo, servem para ilustrar esta pretensão, mas trata-se apenas de um exemplo que não esgota a rede das inter-relações possíveis, muito menos esgotará, ainda, todos os possíveis ângulos de abordagem do objecto a que chamamos guião. Tematizar a natureza daquela escrita não é apenas esboçar uma resposta para uma questão ontológica do tipo: o que é um guião? Relacionando escrita e imagem, autoria e recepção da obra, é como rasgar sulcos nas camadas históricas e sociológicas de práticas culturais, para, na estratigrafia assim desenhada, tentar pôr a descoberto as particularidades dum objecto a partir das quais se possa avançar, com alguma segurança, na elaboração de conceitos indispensáveis para a formulação duma teoria do guião. [...] |
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