A importância da tipografia na comunicação gráfica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/10123 |
Resumo: | Esta dissertação surge no âmbito do Mestrado em Ensino das Artes Visuais do ensino do 3º ciclo e ensino secundário. É composta por três partes: fundamentos teóricos, investigação científica e relatório da prática pedagógica. A primeira parte corresponde aos fundamentos teóricos, em que foi feito um estudo sobre o Ensino Profissional na Europa, em Portugal e em Castelo Branco, elaborando assim um estudo da x à arte da performance, referindo conceitos e representantes. Abordamos ainda o tema da criatividade e a utilização do diário gráfico nas aulas de Desenho Gráfico e fora das mesmas enquanto objecto de auxílio ao desenvolvimento pessoal do aluno. Por fim, abordamos a questão central, a tipografia. A terceira parte é dedicada ao relatório da prática pedagógica realizado na Escola Tecnológica e Profissional Albicastrense, em Castelo Branco, na disciplina de Desenho Gráfico, no módulo de tipografia. O módulo teve um total de 20 sessões de 90 minutos e incluiu um leque diversificado de aulas temáticas, visitas de estudo e uma exposição final. Em simultâneo, os alunos foram tendo, ao longo das ualas, intervenções de registos gráficos, através da mediação de vários exercícios e da experimentação de distintas técnicas expressivas em suporte de Diário Gráfico. Deste modo, pretendeu-se ainda motivar os alunos para uma prática regular do desenho e a descoberta de uma expressão gráfica própria. São Também abordados os temas da Formação em Contexto de Trabalho e Prova de Aptidão Profissional que o aluno acompanhou ao lngo do ano lectivo. O estágio realizado visou a aplicação da investigação científica nas práticas de ensino que decorreu nas referidas escolas, permitindo a experiência de leccionar e transmitir os seus conhecimentos na prática pedagógica e, consequentemente, reflectir acerca do ensino artístico no panorama actual. Para uma prática consciente e informada, recorreu-se às investigações no campo do desenvolvimento cognitivo e psicossocial do adolescente, a técnicas de agilização do pensamento criativo, a um conjunto variado de experiências temáticas e técnicas, entre outras estratégias, para a promoção de uma actividade pedagógica fértil e centrada no desenvolvimento do aluno. |
id |
RCAP_da435436a4debdf00a3de9aa647e801b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/10123 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância da tipografia na comunicação gráficaEnsino das Artes VisuaisRelatório de estágioExpressãoEducaçãoEnsino e aprendizagemDesenho gráficoEsta dissertação surge no âmbito do Mestrado em Ensino das Artes Visuais do ensino do 3º ciclo e ensino secundário. É composta por três partes: fundamentos teóricos, investigação científica e relatório da prática pedagógica. A primeira parte corresponde aos fundamentos teóricos, em que foi feito um estudo sobre o Ensino Profissional na Europa, em Portugal e em Castelo Branco, elaborando assim um estudo da x à arte da performance, referindo conceitos e representantes. Abordamos ainda o tema da criatividade e a utilização do diário gráfico nas aulas de Desenho Gráfico e fora das mesmas enquanto objecto de auxílio ao desenvolvimento pessoal do aluno. Por fim, abordamos a questão central, a tipografia. A terceira parte é dedicada ao relatório da prática pedagógica realizado na Escola Tecnológica e Profissional Albicastrense, em Castelo Branco, na disciplina de Desenho Gráfico, no módulo de tipografia. O módulo teve um total de 20 sessões de 90 minutos e incluiu um leque diversificado de aulas temáticas, visitas de estudo e uma exposição final. Em simultâneo, os alunos foram tendo, ao longo das ualas, intervenções de registos gráficos, através da mediação de vários exercícios e da experimentação de distintas técnicas expressivas em suporte de Diário Gráfico. Deste modo, pretendeu-se ainda motivar os alunos para uma prática regular do desenho e a descoberta de uma expressão gráfica própria. São Também abordados os temas da Formação em Contexto de Trabalho e Prova de Aptidão Profissional que o aluno acompanhou ao lngo do ano lectivo. O estágio realizado visou a aplicação da investigação científica nas práticas de ensino que decorreu nas referidas escolas, permitindo a experiência de leccionar e transmitir os seus conhecimentos na prática pedagógica e, consequentemente, reflectir acerca do ensino artístico no panorama actual. Para uma prática consciente e informada, recorreu-se às investigações no campo do desenvolvimento cognitivo e psicossocial do adolescente, a técnicas de agilização do pensamento criativo, a um conjunto variado de experiências temáticas e técnicas, entre outras estratégias, para a promoção de uma actividade pedagógica fértil e centrada no desenvolvimento do aluno.Abreu, DiamantinoRepositório ComumMoreira, Paulo Alexandre2015-11-02T17:00:00Z2013-01-01T00:00:00Z2013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/10123201124890pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:04Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/10123Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:02.183707Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da tipografia na comunicação gráfica |
title |
A importância da tipografia na comunicação gráfica |
spellingShingle |
A importância da tipografia na comunicação gráfica Moreira, Paulo Alexandre Ensino das Artes Visuais Relatório de estágio Expressão Educação Ensino e aprendizagem Desenho gráfico |
title_short |
A importância da tipografia na comunicação gráfica |
title_full |
A importância da tipografia na comunicação gráfica |
title_fullStr |
A importância da tipografia na comunicação gráfica |
title_full_unstemmed |
A importância da tipografia na comunicação gráfica |
title_sort |
A importância da tipografia na comunicação gráfica |
author |
Moreira, Paulo Alexandre |
author_facet |
Moreira, Paulo Alexandre |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Abreu, Diamantino Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Paulo Alexandre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino das Artes Visuais Relatório de estágio Expressão Educação Ensino e aprendizagem Desenho gráfico |
topic |
Ensino das Artes Visuais Relatório de estágio Expressão Educação Ensino e aprendizagem Desenho gráfico |
description |
Esta dissertação surge no âmbito do Mestrado em Ensino das Artes Visuais do ensino do 3º ciclo e ensino secundário. É composta por três partes: fundamentos teóricos, investigação científica e relatório da prática pedagógica. A primeira parte corresponde aos fundamentos teóricos, em que foi feito um estudo sobre o Ensino Profissional na Europa, em Portugal e em Castelo Branco, elaborando assim um estudo da x à arte da performance, referindo conceitos e representantes. Abordamos ainda o tema da criatividade e a utilização do diário gráfico nas aulas de Desenho Gráfico e fora das mesmas enquanto objecto de auxílio ao desenvolvimento pessoal do aluno. Por fim, abordamos a questão central, a tipografia. A terceira parte é dedicada ao relatório da prática pedagógica realizado na Escola Tecnológica e Profissional Albicastrense, em Castelo Branco, na disciplina de Desenho Gráfico, no módulo de tipografia. O módulo teve um total de 20 sessões de 90 minutos e incluiu um leque diversificado de aulas temáticas, visitas de estudo e uma exposição final. Em simultâneo, os alunos foram tendo, ao longo das ualas, intervenções de registos gráficos, através da mediação de vários exercícios e da experimentação de distintas técnicas expressivas em suporte de Diário Gráfico. Deste modo, pretendeu-se ainda motivar os alunos para uma prática regular do desenho e a descoberta de uma expressão gráfica própria. São Também abordados os temas da Formação em Contexto de Trabalho e Prova de Aptidão Profissional que o aluno acompanhou ao lngo do ano lectivo. O estágio realizado visou a aplicação da investigação científica nas práticas de ensino que decorreu nas referidas escolas, permitindo a experiência de leccionar e transmitir os seus conhecimentos na prática pedagógica e, consequentemente, reflectir acerca do ensino artístico no panorama actual. Para uma prática consciente e informada, recorreu-se às investigações no campo do desenvolvimento cognitivo e psicossocial do adolescente, a técnicas de agilização do pensamento criativo, a um conjunto variado de experiências temáticas e técnicas, entre outras estratégias, para a promoção de uma actividade pedagógica fértil e centrada no desenvolvimento do aluno. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013-01-01T00:00:00Z 2015-11-02T17:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/10123 201124890 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/10123 |
identifier_str_mv |
201124890 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129998019264512 |