Gamificação no processo de ensino da educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Diogo Rabasquinho
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/13098
Resumo: O presente relatório de estágio pedagógico surge no âmbito da Unidade Curricular Estágio Pedagógico, do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade da Beira interior. O principal objetivo passa por apresentar, analisar e descrever as experiências vividas enquanto professor estagiário de Educação Física. O estágio pedagógico foi realizado na Escola Secundária Frei Heitor Pinto, durante o ano letivo 2020/2021. Ao longo do ano letivo foram desenvolvidas competências necessárias à lecionação da disciplina de Educação Física, com o propósito de tornar a aprendizagem dos alunos mais eficiente. Especificamente, o primeiro capítulo foca-se na intervenção realizada ao longo do ano letivo. A intervenção foi centralizada em duas turmas, uma delas do 12ºano de Ciências e tecnologia e uma outra do 8º ano do ensino básico a qual foi partilhada entre os estagiários. Foi realizada uma contextualização da entidade acolhedora, bem como do seu projeto educativo, do grupo de educação física e do planeamento recomendado. Foi também realizada uma descrição dos conteúdos e das modalidades abordadas, bem como a forma de avaliação e a metodologia de condução de ensino. No segundo capítulo, é apresentado uma revisão narrativa que teve como objetivo a recolha e compilação de informação sobre a forma como a gamificação pode influenciar o desenvolvimento dos alunos e quais os melhores conteúdos a gamificar nas aulas de educação física.
id RCAP_da5c45fc91fd27bf734a9665ccaec6ee
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13098
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gamificação no processo de ensino da educação físicaRelatório de Estágio Pedagógico Escola Secundária Frei Heitor PintoEducação FísicaEstágio PedagógicoGamificaçãoIntervençãoUnidades DidáticasDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do DesportoO presente relatório de estágio pedagógico surge no âmbito da Unidade Curricular Estágio Pedagógico, do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade da Beira interior. O principal objetivo passa por apresentar, analisar e descrever as experiências vividas enquanto professor estagiário de Educação Física. O estágio pedagógico foi realizado na Escola Secundária Frei Heitor Pinto, durante o ano letivo 2020/2021. Ao longo do ano letivo foram desenvolvidas competências necessárias à lecionação da disciplina de Educação Física, com o propósito de tornar a aprendizagem dos alunos mais eficiente. Especificamente, o primeiro capítulo foca-se na intervenção realizada ao longo do ano letivo. A intervenção foi centralizada em duas turmas, uma delas do 12ºano de Ciências e tecnologia e uma outra do 8º ano do ensino básico a qual foi partilhada entre os estagiários. Foi realizada uma contextualização da entidade acolhedora, bem como do seu projeto educativo, do grupo de educação física e do planeamento recomendado. Foi também realizada uma descrição dos conteúdos e das modalidades abordadas, bem como a forma de avaliação e a metodologia de condução de ensino. No segundo capítulo, é apresentado uma revisão narrativa que teve como objetivo a recolha e compilação de informação sobre a forma como a gamificação pode influenciar o desenvolvimento dos alunos e quais os melhores conteúdos a gamificar nas aulas de educação física.This pedagogical internship report cosmos within the scope of the Pedagogical internship curricular unit, of the Master’s in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education, at the University of Beira Interior. The main objective is to present, analyse and describe the experiences lived as a trainee teacher of Physical Education. The pedagogical internship was carried out at Escola Secundária Frei Heitor, during the academic year 2020/2021. Throughout the school year, the necessary skills were developed to teach the discipline of Physical Education, with the purpose of making students’ learning more efficient. Specifically, the first chapter focuses on the intervention carried out throughout the school year. The intervention was centered on two classes, one of them from the 12th year of Science and Technology and another from the 8th year of basic education which was shared between the trainees. A contextualization of the host entity was carried out, as well as its educational Project, the physical education group and the recommended planning. A description of the contents and modalities covered was also carried out, as well as the form of evaluation and the teaching methodology. In the second chapter, a narrative review is presented that aimed to collect and compile information on how gamification can influence student development and what are the best contents to gamify in physical education classes.Ferraz, Ricardo Manuel PiresuBibliorumRibeiro, Diogo Rabasquinho2023-02-20T16:36:26Z2022-12-052022-10-102022-12-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/13098TID:203226330porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:56:32Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13098Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:52:36.011702Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gamificação no processo de ensino da educação física
Relatório de Estágio Pedagógico Escola Secundária Frei Heitor Pinto
title Gamificação no processo de ensino da educação física
spellingShingle Gamificação no processo de ensino da educação física
Ribeiro, Diogo Rabasquinho
Educação Física
Estágio Pedagógico
Gamificação
Intervenção
Unidades Didáticas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
title_short Gamificação no processo de ensino da educação física
title_full Gamificação no processo de ensino da educação física
title_fullStr Gamificação no processo de ensino da educação física
title_full_unstemmed Gamificação no processo de ensino da educação física
title_sort Gamificação no processo de ensino da educação física
author Ribeiro, Diogo Rabasquinho
author_facet Ribeiro, Diogo Rabasquinho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferraz, Ricardo Manuel Pires
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Diogo Rabasquinho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Estágio Pedagógico
Gamificação
Intervenção
Unidades Didáticas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
topic Educação Física
Estágio Pedagógico
Gamificação
Intervenção
Unidades Didáticas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
description O presente relatório de estágio pedagógico surge no âmbito da Unidade Curricular Estágio Pedagógico, do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade da Beira interior. O principal objetivo passa por apresentar, analisar e descrever as experiências vividas enquanto professor estagiário de Educação Física. O estágio pedagógico foi realizado na Escola Secundária Frei Heitor Pinto, durante o ano letivo 2020/2021. Ao longo do ano letivo foram desenvolvidas competências necessárias à lecionação da disciplina de Educação Física, com o propósito de tornar a aprendizagem dos alunos mais eficiente. Especificamente, o primeiro capítulo foca-se na intervenção realizada ao longo do ano letivo. A intervenção foi centralizada em duas turmas, uma delas do 12ºano de Ciências e tecnologia e uma outra do 8º ano do ensino básico a qual foi partilhada entre os estagiários. Foi realizada uma contextualização da entidade acolhedora, bem como do seu projeto educativo, do grupo de educação física e do planeamento recomendado. Foi também realizada uma descrição dos conteúdos e das modalidades abordadas, bem como a forma de avaliação e a metodologia de condução de ensino. No segundo capítulo, é apresentado uma revisão narrativa que teve como objetivo a recolha e compilação de informação sobre a forma como a gamificação pode influenciar o desenvolvimento dos alunos e quais os melhores conteúdos a gamificar nas aulas de educação física.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-05
2022-10-10
2022-12-05T00:00:00Z
2023-02-20T16:36:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/13098
TID:203226330
url http://hdl.handle.net/10400.6/13098
identifier_str_mv TID:203226330
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136414133125120