A Perceção dos Professores de Educação Física sobre o Desporto Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Miguel Martins
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/10407
Resumo: O presente relatório pretende evidenciar o trabalho realizado e as aprendizagens obtidas ao longo do Estágio Pedagógico que se desenvolveu no Agrupamento de Escolas do Fundão no ano letivo 2018/2019. O propósito principal deste documento assenta na exposição de toda a intervenção desempenhada, mas acima de tudo na reflexão e análise de todas as experiências e dificuldades que foram existindo, evidenciando estratégias seguidas e competências adquiridas que nos fizeram crescer profissional e pessoalmente. Esta Prática de Ensino Supervisionada decorreu através da gestão, planeamento e intervenção do processo de ensino-aprendizagem de uma turma de 10º Ano e de um acompanhamento durante 6 semanas de uma turma do 6º Ano, assim como da observação das aulas dos colegas de Estágio e da colaboração nas atividades curriculares ligadas ao ensino da Educação Física, participando ainda em outras atividades organizadas pelo Grupo de Educação Física. Numa segunda parte do Relatório é apresentado um trabalho de investigação que teve como objetivo conhecer a perceção dos Professores de Educação Física acerca dos objetivos e operacionalização do Desporto Escolar no Agrupamento de Escolas em que lecionam e na importância que este tem na formação dos alunos. Foram questionados Professores do Agrupamento através de uma abordagem qualitativa de forma a explorar a perspetiva destes e da sua experiência pessoal sobre o Desporto Escolar. Os resultados obtidos indicam um reconhecimento global sobre a importância do Desporto Escolar na formação dos alunos, inclusive pela Escola que providencia condições essenciais ao funcionamento deste, evidenciando os participantes pouco tempo disponível para a prática, quer por parte dos alunos, quer dos professores, pouca divulgação e promoção destas atividades na Escola e junto dos clubes, o que contribuirá para a fraca participação dos alunos no Desporto Escolar.
id RCAP_ee9c5f8e3bf4fb7a03df6efd43acd89c
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10407
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Perceção dos Professores de Educação Física sobre o Desporto EscolarRelatório de Estágio PedagógicoDesporto EscolarEducação FísicaEstágio PedagógicoIntervençãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do DesportoO presente relatório pretende evidenciar o trabalho realizado e as aprendizagens obtidas ao longo do Estágio Pedagógico que se desenvolveu no Agrupamento de Escolas do Fundão no ano letivo 2018/2019. O propósito principal deste documento assenta na exposição de toda a intervenção desempenhada, mas acima de tudo na reflexão e análise de todas as experiências e dificuldades que foram existindo, evidenciando estratégias seguidas e competências adquiridas que nos fizeram crescer profissional e pessoalmente. Esta Prática de Ensino Supervisionada decorreu através da gestão, planeamento e intervenção do processo de ensino-aprendizagem de uma turma de 10º Ano e de um acompanhamento durante 6 semanas de uma turma do 6º Ano, assim como da observação das aulas dos colegas de Estágio e da colaboração nas atividades curriculares ligadas ao ensino da Educação Física, participando ainda em outras atividades organizadas pelo Grupo de Educação Física. Numa segunda parte do Relatório é apresentado um trabalho de investigação que teve como objetivo conhecer a perceção dos Professores de Educação Física acerca dos objetivos e operacionalização do Desporto Escolar no Agrupamento de Escolas em que lecionam e na importância que este tem na formação dos alunos. Foram questionados Professores do Agrupamento através de uma abordagem qualitativa de forma a explorar a perspetiva destes e da sua experiência pessoal sobre o Desporto Escolar. Os resultados obtidos indicam um reconhecimento global sobre a importância do Desporto Escolar na formação dos alunos, inclusive pela Escola que providencia condições essenciais ao funcionamento deste, evidenciando os participantes pouco tempo disponível para a prática, quer por parte dos alunos, quer dos professores, pouca divulgação e promoção destas atividades na Escola e junto dos clubes, o que contribuirá para a fraca participação dos alunos no Desporto Escolar.This report pretends to expose all the work done and the learning obtained during the Pedagogical Internship that took place at the Fundão School Group in the academic year 2018/2019. The main purpose of this document is based on the presentation of all the intervention performed, but more importantly in the reflection and analysis of all the experiences and difficulties that have existed, showing followed strategies and acquired skills that have made us grow professionally and personally. This Supervised Teaching Practice took place throw the management, planning and intervention of the teaching and learning process of a class of 10th grade and 6 week followup of a 6th grade class, as well as the observation of internship colleagues classes and collaboration in curricular activities related to the teaching of Physical Education, participating in other activities organized by the Education Group. In a second part of the Report, an research work is presented that aim to understand the perception of Physical Education Teachers about the objectives and operationalization of School Sports in the Group of Schools they teach and the importance that it has in the students formation. Grouping Teachers were questioned through a qualitative approach to explore their perspective and personal experience about School Sports. The results obtained indicated a global recognition on the importance of School Sport in the training of students, including by the School that provides essential conditions for its functioning, evidencing the participants little time available for practice, little dissemination and promotion of these activities at the School and among the clubs, which will contribute to the poor participation of students in School Sport.Vicente, António Manuel NevesuBibliorumPereira, Miguel Martins2020-08-31T11:09:57Z2020-03-052020-01-312020-03-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/10407TID:202467317porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:52:12Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10407Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:50:22.718922Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Perceção dos Professores de Educação Física sobre o Desporto Escolar
Relatório de Estágio Pedagógico
title A Perceção dos Professores de Educação Física sobre o Desporto Escolar
spellingShingle A Perceção dos Professores de Educação Física sobre o Desporto Escolar
Pereira, Miguel Martins
Desporto Escolar
Educação Física
Estágio Pedagógico
Intervenção
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
title_short A Perceção dos Professores de Educação Física sobre o Desporto Escolar
title_full A Perceção dos Professores de Educação Física sobre o Desporto Escolar
title_fullStr A Perceção dos Professores de Educação Física sobre o Desporto Escolar
title_full_unstemmed A Perceção dos Professores de Educação Física sobre o Desporto Escolar
title_sort A Perceção dos Professores de Educação Física sobre o Desporto Escolar
author Pereira, Miguel Martins
author_facet Pereira, Miguel Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vicente, António Manuel Neves
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Miguel Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Desporto Escolar
Educação Física
Estágio Pedagógico
Intervenção
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
topic Desporto Escolar
Educação Física
Estágio Pedagógico
Intervenção
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
description O presente relatório pretende evidenciar o trabalho realizado e as aprendizagens obtidas ao longo do Estágio Pedagógico que se desenvolveu no Agrupamento de Escolas do Fundão no ano letivo 2018/2019. O propósito principal deste documento assenta na exposição de toda a intervenção desempenhada, mas acima de tudo na reflexão e análise de todas as experiências e dificuldades que foram existindo, evidenciando estratégias seguidas e competências adquiridas que nos fizeram crescer profissional e pessoalmente. Esta Prática de Ensino Supervisionada decorreu através da gestão, planeamento e intervenção do processo de ensino-aprendizagem de uma turma de 10º Ano e de um acompanhamento durante 6 semanas de uma turma do 6º Ano, assim como da observação das aulas dos colegas de Estágio e da colaboração nas atividades curriculares ligadas ao ensino da Educação Física, participando ainda em outras atividades organizadas pelo Grupo de Educação Física. Numa segunda parte do Relatório é apresentado um trabalho de investigação que teve como objetivo conhecer a perceção dos Professores de Educação Física acerca dos objetivos e operacionalização do Desporto Escolar no Agrupamento de Escolas em que lecionam e na importância que este tem na formação dos alunos. Foram questionados Professores do Agrupamento através de uma abordagem qualitativa de forma a explorar a perspetiva destes e da sua experiência pessoal sobre o Desporto Escolar. Os resultados obtidos indicam um reconhecimento global sobre a importância do Desporto Escolar na formação dos alunos, inclusive pela Escola que providencia condições essenciais ao funcionamento deste, evidenciando os participantes pouco tempo disponível para a prática, quer por parte dos alunos, quer dos professores, pouca divulgação e promoção destas atividades na Escola e junto dos clubes, o que contribuirá para a fraca participação dos alunos no Desporto Escolar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-31T11:09:57Z
2020-03-05
2020-01-31
2020-03-05T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/10407
TID:202467317
url http://hdl.handle.net/10400.6/10407
identifier_str_mv TID:202467317
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136394600251392