Os efeitos de aulas de educação física após pandemia em alunos do ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Ricardo Augusto Ribeiro de Vilares
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/13665
Resumo: O presente relatório de estágio foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio Pedagógico integrada no 2º ciclo de estudos, Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensino Básico e Secundário. O estágio foi realizado no ano letivo 2021/2022 na Escola Secundária Amato Lusitano, na cidade de Castelo Branco. O estágio pedagógico constitui uma fase de grande relevância no processo de formação do futuro professor de educação física, tendo permitido pôr em prática todos os ensinamentos teóricos adquiridos ao longo do percurso académico. O relatório visa demonstrar todo o percurso realizado, estando dividido em dois grandes capítulos. No primeiro capítulo é apresentada a contextualização da escola onde se desenvolveu o estágio pedagógico, a Escola Secundária Amato Lusitano, em Castelo Branco, assim como as atividades e tarefas inerentes às aulas da disciplina de educação física. Serão ainda apresentadas reflexões do aluno estagiário sobre o seu percurso ao longo do estágio, sobre as aulas lecionadas a uma turma de 10º ano CT/AVIS, sobre atividades desenvolvidas no Desporto Escolar e atividades desenvolvidas na comunidade. No segundo capítulo será apresentado o trabalho de investigação desenvolvido, cujo objetivo foi analisar os efeitos de aulas de educação física após pandemia em alunos do ensino secundário. Desenvolveu-se, então, um estudo em que se analisaram variáveis de aptidão física (ex.: capacidade cardiorrespiratória, força muscular, flexibilidade, entre outras) recolhidas no início e no fim do ano letivo, através da aplicação de bateria de testes do programa FitEscola®. Os resultados demonstraram uma melhoria significativa em todas as variáveis, destacando-se, assim, a importância que a disciplina de educação física tem para o desenvolvimento da aptidão física dos alunos.
id RCAP_dec196a35b30dbc68fd2189edf41927c
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13665
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os efeitos de aulas de educação física após pandemia em alunos do ensino secundárioRelatório de Estágio Pedagógico Escola Secundária Amato LusitanoAptidão FísicaEducação FísicaEstágio PedagógicoIntervençãoJovensPlaneamentoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do DesportoO presente relatório de estágio foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio Pedagógico integrada no 2º ciclo de estudos, Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensino Básico e Secundário. O estágio foi realizado no ano letivo 2021/2022 na Escola Secundária Amato Lusitano, na cidade de Castelo Branco. O estágio pedagógico constitui uma fase de grande relevância no processo de formação do futuro professor de educação física, tendo permitido pôr em prática todos os ensinamentos teóricos adquiridos ao longo do percurso académico. O relatório visa demonstrar todo o percurso realizado, estando dividido em dois grandes capítulos. No primeiro capítulo é apresentada a contextualização da escola onde se desenvolveu o estágio pedagógico, a Escola Secundária Amato Lusitano, em Castelo Branco, assim como as atividades e tarefas inerentes às aulas da disciplina de educação física. Serão ainda apresentadas reflexões do aluno estagiário sobre o seu percurso ao longo do estágio, sobre as aulas lecionadas a uma turma de 10º ano CT/AVIS, sobre atividades desenvolvidas no Desporto Escolar e atividades desenvolvidas na comunidade. No segundo capítulo será apresentado o trabalho de investigação desenvolvido, cujo objetivo foi analisar os efeitos de aulas de educação física após pandemia em alunos do ensino secundário. Desenvolveu-se, então, um estudo em que se analisaram variáveis de aptidão física (ex.: capacidade cardiorrespiratória, força muscular, flexibilidade, entre outras) recolhidas no início e no fim do ano letivo, através da aplicação de bateria de testes do programa FitEscola®. Os resultados demonstraram uma melhoria significativa em todas as variáveis, destacando-se, assim, a importância que a disciplina de educação física tem para o desenvolvimento da aptidão física dos alunos.The present internship report was developed to the curricular unit of teacher training integrated in master's degree in Teaching of Physical Education in Basic and Secondary Education. The internship was performed in the school year 2021/2022 at the High School Amato Lusitano. The teacher training is considered an important phase in the training process of the future teacher of physical education, providing the opportunity to use the theoretical teachings acquired throughout the academic career. Thus, this internship report aimed to report the activities and the experience acquired by the trainee, being divided into two main chapters. In the first chapter, a contextualization of the school was included, as well as the activities and tasks inherent to the lessons of physical education. Moreover, trainee’ reflections related to the teacher training (e.g., class of 10th grade, school sport, and activities developed to the community) were also presented. In the second chapter, a research work was developed, whose aim was to analyze the effects of physical education classes after pandemic in high school students. A study was developed, and different physical fitness variables were measured (e.g., cardiorespiratory fitness, strength, flexibility, …) at the beginning and the end of the school year. The tests integrated in the FitEscola® programme was used. The results showed significant differences in all variables, highlighting the importance of the physical education subject to develop the physical fitness of the students.Alves, Ana Sofia RuivoSanto, Paula EspíritouBibliorumLima, Ricardo Augusto Ribeiro de Vilares2023-11-15T11:36:10Z2023-05-052023-02-232023-05-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/13665TID:203386639porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:57:20Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13665Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:53:03.342137Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os efeitos de aulas de educação física após pandemia em alunos do ensino secundário
Relatório de Estágio Pedagógico Escola Secundária Amato Lusitano
title Os efeitos de aulas de educação física após pandemia em alunos do ensino secundário
spellingShingle Os efeitos de aulas de educação física após pandemia em alunos do ensino secundário
Lima, Ricardo Augusto Ribeiro de Vilares
Aptidão Física
Educação Física
Estágio Pedagógico
Intervenção
Jovens
Planeamento
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
title_short Os efeitos de aulas de educação física após pandemia em alunos do ensino secundário
title_full Os efeitos de aulas de educação física após pandemia em alunos do ensino secundário
title_fullStr Os efeitos de aulas de educação física após pandemia em alunos do ensino secundário
title_full_unstemmed Os efeitos de aulas de educação física após pandemia em alunos do ensino secundário
title_sort Os efeitos de aulas de educação física após pandemia em alunos do ensino secundário
author Lima, Ricardo Augusto Ribeiro de Vilares
author_facet Lima, Ricardo Augusto Ribeiro de Vilares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Ana Sofia Ruivo
Santo, Paula Espírito
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Ricardo Augusto Ribeiro de Vilares
dc.subject.por.fl_str_mv Aptidão Física
Educação Física
Estágio Pedagógico
Intervenção
Jovens
Planeamento
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
topic Aptidão Física
Educação Física
Estágio Pedagógico
Intervenção
Jovens
Planeamento
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
description O presente relatório de estágio foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio Pedagógico integrada no 2º ciclo de estudos, Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensino Básico e Secundário. O estágio foi realizado no ano letivo 2021/2022 na Escola Secundária Amato Lusitano, na cidade de Castelo Branco. O estágio pedagógico constitui uma fase de grande relevância no processo de formação do futuro professor de educação física, tendo permitido pôr em prática todos os ensinamentos teóricos adquiridos ao longo do percurso académico. O relatório visa demonstrar todo o percurso realizado, estando dividido em dois grandes capítulos. No primeiro capítulo é apresentada a contextualização da escola onde se desenvolveu o estágio pedagógico, a Escola Secundária Amato Lusitano, em Castelo Branco, assim como as atividades e tarefas inerentes às aulas da disciplina de educação física. Serão ainda apresentadas reflexões do aluno estagiário sobre o seu percurso ao longo do estágio, sobre as aulas lecionadas a uma turma de 10º ano CT/AVIS, sobre atividades desenvolvidas no Desporto Escolar e atividades desenvolvidas na comunidade. No segundo capítulo será apresentado o trabalho de investigação desenvolvido, cujo objetivo foi analisar os efeitos de aulas de educação física após pandemia em alunos do ensino secundário. Desenvolveu-se, então, um estudo em que se analisaram variáveis de aptidão física (ex.: capacidade cardiorrespiratória, força muscular, flexibilidade, entre outras) recolhidas no início e no fim do ano letivo, através da aplicação de bateria de testes do programa FitEscola®. Os resultados demonstraram uma melhoria significativa em todas as variáveis, destacando-se, assim, a importância que a disciplina de educação física tem para o desenvolvimento da aptidão física dos alunos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-15T11:36:10Z
2023-05-05
2023-02-23
2023-05-05T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/13665
TID:203386639
url http://hdl.handle.net/10400.6/13665
identifier_str_mv TID:203386639
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136418914631680