Caracterização do ambiente produtivo e impacto das contaminações face aos requisitos do produto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/11746 |
Resumo: | A tendência que se antecipa para o futuro automóvel passa pela condução autónoma e, nessa perspetiva, o foco cada vez maior na redução das avarias potenciadas por fatores tradicionalmente considerados como não controláveis. Um desses fatores, com impacto na fiabilidade de componentes mecânicos e eletrónicos, é a contaminação. De entre os diversos tipos de contaminação, a contaminação por partículas é um dos mais significativos. Esta pode advir de diversas fontes, sendo considerados como principais fatores de influência, a envolvente, a logística, os recursos humanos e a montagem, aos quais poderão estar associadas as mais diversas causas. Nesse sentido, a limpeza técnica tem-se tornado cada vez mais importante e relevante na indústria automóvel. O objetivo deste trabalho é a recolha de informação relativa às contaminações presentes nos componentes e produtos que constituem uma antena, avaliando a contribuição dos diversos fatores de influência, com vista à aplicação de medidas de adequação dos componentes, processos e produtos aos requisitos de limpeza técnica. As informações sobre as contaminações foram obtidas com recurso ao contador de partículas voláteis, capturadas a partir da implementação de particle traps, com medições realizadas à indumentária dos funcionários com impacto face ao tipo de partículas em estudo e à análise de componentes e produtos. Relativamente à análise das particle traps, esta foi realizada com recurso à microscopia ótica. Por sua vez, a indumentária dos funcionários foi estudada visual e empiricamente e com o auxílio da técnica MEV/EDX. Por fim, as partículas presentes nos componentes e produtos foram extraídas por pressure rinsing ou por ultrassom e analisadas por microscopia ótica. Foram aplicadas medidas de melhoria que passaram pela formação e sensibilização dos colaboradores das diferentes áreas, mudanças estruturais ao nível dos processos de soldadura na montagem de produtos, implementação de troca de luvas regulamentada e soluções ao nível da embalagem de componentes e de acondicionamento interno. Os resultados alcançados confirmam a influência dos fatores estudados bem como a eficácia das medidas aplicadas uma vez que os valores obtidos nas segundas avaliações mostraram melhorias face aos valores obtidos inicialmente. Foi ainda caracterizado o ambiente produtivo bem como foram desenvolvidos mapas de planeamento de ações de medição de concentração de partículas e protocolos que pretendem regulamentar os diferentes métodos de medição. |
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Caracterização do ambiente produtivo e impacto das contaminações face aos requisitos do produtoLimpeza técnicacontaminaçãoA tendência que se antecipa para o futuro automóvel passa pela condução autónoma e, nessa perspetiva, o foco cada vez maior na redução das avarias potenciadas por fatores tradicionalmente considerados como não controláveis. Um desses fatores, com impacto na fiabilidade de componentes mecânicos e eletrónicos, é a contaminação. De entre os diversos tipos de contaminação, a contaminação por partículas é um dos mais significativos. Esta pode advir de diversas fontes, sendo considerados como principais fatores de influência, a envolvente, a logística, os recursos humanos e a montagem, aos quais poderão estar associadas as mais diversas causas. Nesse sentido, a limpeza técnica tem-se tornado cada vez mais importante e relevante na indústria automóvel. O objetivo deste trabalho é a recolha de informação relativa às contaminações presentes nos componentes e produtos que constituem uma antena, avaliando a contribuição dos diversos fatores de influência, com vista à aplicação de medidas de adequação dos componentes, processos e produtos aos requisitos de limpeza técnica. As informações sobre as contaminações foram obtidas com recurso ao contador de partículas voláteis, capturadas a partir da implementação de particle traps, com medições realizadas à indumentária dos funcionários com impacto face ao tipo de partículas em estudo e à análise de componentes e produtos. Relativamente à análise das particle traps, esta foi realizada com recurso à microscopia ótica. Por sua vez, a indumentária dos funcionários foi estudada visual e empiricamente e com o auxílio da técnica MEV/EDX. Por fim, as partículas presentes nos componentes e produtos foram extraídas por pressure rinsing ou por ultrassom e analisadas por microscopia ótica. Foram aplicadas medidas de melhoria que passaram pela formação e sensibilização dos colaboradores das diferentes áreas, mudanças estruturais ao nível dos processos de soldadura na montagem de produtos, implementação de troca de luvas regulamentada e soluções ao nível da embalagem de componentes e de acondicionamento interno. Os resultados alcançados confirmam a influência dos fatores estudados bem como a eficácia das medidas aplicadas uma vez que os valores obtidos nas segundas avaliações mostraram melhorias face aos valores obtidos inicialmente. Foi ainda caracterizado o ambiente produtivo bem como foram desenvolvidos mapas de planeamento de ações de medição de concentração de partículas e protocolos que pretendem regulamentar os diferentes métodos de medição.The trend expected for the automotive future is autonomous driving and, in this perspective, the increasing focus on reducing breakdowns caused by factors traditionally considered to be uncontrollable. One of these factors with impact on the reliability of mechanical and electronic components is contamination. Among the various types of contamination, particle contamination is one of the most significant. This can come from several sources, with the environment, logistics, human resources and assembly being considered the main influencing factors, to which the most diverse causes may be associated. In this sense, technical cleanliness has become increasingly important and relevant in the automotive industry. The aim of this work is to collect information regarding the contaminations existing in the components and products which constitute an antenna, evaluating the contribution of the various influencing factors, in order to apply measures to adequate the components, processes and products to the technical cleanliness requirements. The information about contaminations was obtained using the particle counter, captured from the implementation of particle traps, with measurements performed on the clothing of the employees with impact towards the type of particles under study and the analysis of components and products. The analysis of the particle traps was performed using optical microscopy. In turn, the clothing of the employees was studied visually and empirically and with the aid of the SEM/EDX technique. Finally, the particles present in the components and products were extracted by pressure rinsing or ultrasound and analysed by optical microscopy. Improvement measures were applied, such as training and awareness of employees in the different sectors, structural changes in the soldering processes during product assembly, implementation of a regulated glove change system and solutions for component packaging and internal packaging. The results achieved confirm the influence of the factors studied as well as the effectiveness of the measures applied, since the values obtained in the second assessments showed improvements in relation to the values obtained initially. The production environment was also characterised and maps were developed for planning actions for measuring particle concentration and protocols that intend to regulate the different measuring methods.2023-10-03T10:22:20Z2022-06-22T00:00:00Z2022-06-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/11746pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessPedrosa, Catarina Marquesreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:25:34Zoai:repositorio.utad.pt:10348/11746Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:45.354451Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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