Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: ansiedade e auto-eficácia na performance artística e musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, António Manuel Barbosa da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/26316
Resumo: O trabalho que apresento divide-se em duas partes. A primeira parte é um relatório descritivo da prática de ensino supervisionada no âmbito do estágio que realizei na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, sob orientação cooperante do Professor Luís Pacheco Cunha, docente profissionalizado em ensino do violino e professor efetivo na referida instituição. A segunda parte é um trabalho de observação da expressão corporal e do mental coaching, e das suas influências nos níveis de ansiedade e de autoeficácia dos alunos. Os altos níveis de ansiedade e a baixa autoeficácia são problemas debilitantes e frequentes nos estudantes de música. A ansiedade é vista como um dos fatores que mais condiciona os sucessos e insucessos dos alunos de ensino artístico especializado de música, mesmo os mais talentosos e mais trabalhadores. A autoeficácia, vulgarmente conhecida como confiança, é talvez o maior fator de motivação para os alunos, no que diz respeito ao saber estar em palco, conviver com sucesso, insucesso, e stress; Abstract: The following document is divided into two parts. The first part is a descriptive report on supervised teaching practice within the scope of the internship I conducted at Escola artistica de Música do Conservatório Nacional, under the cooperative guidance of Professor Luís Pacheco Cunha, professionalized in violin teaching and an effective teacher at that institution. The second part is a work of observing body expression and mental coaching, and their influences on students' anxiety levels and self-efficacy. High anxiety levels and low self-efficacy are debilitating and frequent problems in music students. Anxiety is seen as one of the factors that most condition the successes and failures of even the most talented and hard-working music students. Self-efficacy, commonly known as confidence, is perhaps the biggest motivating factor for students when it comes to knowing how to be on stage, to deal with success, failure, and stress.
id RCAP_da719b2a638dd413d818db6933a33bf5
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/26316
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: ansiedade e auto-eficácia na performance artística e musicalAnsiedadeAutoeficáciaPerformanceExpressão corporalMental coachingAnxietySelf-efficacyPerformanceBody expressionMental coachingO trabalho que apresento divide-se em duas partes. A primeira parte é um relatório descritivo da prática de ensino supervisionada no âmbito do estágio que realizei na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, sob orientação cooperante do Professor Luís Pacheco Cunha, docente profissionalizado em ensino do violino e professor efetivo na referida instituição. A segunda parte é um trabalho de observação da expressão corporal e do mental coaching, e das suas influências nos níveis de ansiedade e de autoeficácia dos alunos. Os altos níveis de ansiedade e a baixa autoeficácia são problemas debilitantes e frequentes nos estudantes de música. A ansiedade é vista como um dos fatores que mais condiciona os sucessos e insucessos dos alunos de ensino artístico especializado de música, mesmo os mais talentosos e mais trabalhadores. A autoeficácia, vulgarmente conhecida como confiança, é talvez o maior fator de motivação para os alunos, no que diz respeito ao saber estar em palco, conviver com sucesso, insucesso, e stress; Abstract: The following document is divided into two parts. The first part is a descriptive report on supervised teaching practice within the scope of the internship I conducted at Escola artistica de Música do Conservatório Nacional, under the cooperative guidance of Professor Luís Pacheco Cunha, professionalized in violin teaching and an effective teacher at that institution. The second part is a work of observing body expression and mental coaching, and their influences on students' anxiety levels and self-efficacy. High anxiety levels and low self-efficacy are debilitating and frequent problems in music students. Anxiety is seen as one of the factors that most condition the successes and failures of even the most talented and hard-working music students. Self-efficacy, commonly known as confidence, is perhaps the biggest motivating factor for students when it comes to knowing how to be on stage, to deal with success, failure, and stress.Universidade de Évora2020-01-08T15:21:22Z2020-01-082019-11-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/26316http://hdl.handle.net/10174/26316TID:202351734porDepartamento de Músicaantonbarbosa@gmail.com203Silva, António Manuel Barbosa dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:21:01Zoai:dspace.uevora.pt:10174/26316Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:16:40.196773Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: ansiedade e auto-eficácia na performance artística e musical
title Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: ansiedade e auto-eficácia na performance artística e musical
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: ansiedade e auto-eficácia na performance artística e musical
Silva, António Manuel Barbosa da
Ansiedade
Autoeficácia
Performance
Expressão corporal
Mental coaching
Anxiety
Self-efficacy
Performance
Body expression
Mental coaching
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: ansiedade e auto-eficácia na performance artística e musical
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: ansiedade e auto-eficácia na performance artística e musical
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: ansiedade e auto-eficácia na performance artística e musical
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: ansiedade e auto-eficácia na performance artística e musical
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: ansiedade e auto-eficácia na performance artística e musical
author Silva, António Manuel Barbosa da
author_facet Silva, António Manuel Barbosa da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, António Manuel Barbosa da
dc.subject.por.fl_str_mv Ansiedade
Autoeficácia
Performance
Expressão corporal
Mental coaching
Anxiety
Self-efficacy
Performance
Body expression
Mental coaching
topic Ansiedade
Autoeficácia
Performance
Expressão corporal
Mental coaching
Anxiety
Self-efficacy
Performance
Body expression
Mental coaching
description O trabalho que apresento divide-se em duas partes. A primeira parte é um relatório descritivo da prática de ensino supervisionada no âmbito do estágio que realizei na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, sob orientação cooperante do Professor Luís Pacheco Cunha, docente profissionalizado em ensino do violino e professor efetivo na referida instituição. A segunda parte é um trabalho de observação da expressão corporal e do mental coaching, e das suas influências nos níveis de ansiedade e de autoeficácia dos alunos. Os altos níveis de ansiedade e a baixa autoeficácia são problemas debilitantes e frequentes nos estudantes de música. A ansiedade é vista como um dos fatores que mais condiciona os sucessos e insucessos dos alunos de ensino artístico especializado de música, mesmo os mais talentosos e mais trabalhadores. A autoeficácia, vulgarmente conhecida como confiança, é talvez o maior fator de motivação para os alunos, no que diz respeito ao saber estar em palco, conviver com sucesso, insucesso, e stress; Abstract: The following document is divided into two parts. The first part is a descriptive report on supervised teaching practice within the scope of the internship I conducted at Escola artistica de Música do Conservatório Nacional, under the cooperative guidance of Professor Luís Pacheco Cunha, professionalized in violin teaching and an effective teacher at that institution. The second part is a work of observing body expression and mental coaching, and their influences on students' anxiety levels and self-efficacy. High anxiety levels and low self-efficacy are debilitating and frequent problems in music students. Anxiety is seen as one of the factors that most condition the successes and failures of even the most talented and hard-working music students. Self-efficacy, commonly known as confidence, is perhaps the biggest motivating factor for students when it comes to knowing how to be on stage, to deal with success, failure, and stress.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-18T00:00:00Z
2020-01-08T15:21:22Z
2020-01-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/26316
http://hdl.handle.net/10174/26316
TID:202351734
url http://hdl.handle.net/10174/26316
identifier_str_mv TID:202351734
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Música
antonbarbosa@gmail.com
203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136648841134080