O poder da imagem mediática de Marcelo Rebelo de Sousa: o perfil de um candidato atípico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/15931 |
Resumo: | A política e os media relacionam-se intimamente e cada vez mais na sociedade atual. Os meios de comunicação são o palco da política, é neles que ela ocorre e decorre. É através deles que os cidadãos têm acesso a representações da realidade, que têm contacto com a política quase de forma exclusiva. Estar presente nos "media" é existir para os cidadãos e é através dos "media" que se conquista o eleitorado. Como tal, torna-se interessante analisar o caso de Marcelo Rebelo de Sousa enquanto candidato às presidenciais de 2016; um candidato que desde o início da campanha já era dado como favorito e vencedor, muito devido ao facto de ter tido uma presença assídua no quotidiano dos portugueses enquanto comentador político televisivo, o que lhe conferiu um perfil de um candidato atípico na forma como foi representado pelos "media" durante o período de campanha eleitoral. |
id |
RCAP_da8726ac3be2d8807e3974bdd24394f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/15931 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O poder da imagem mediática de Marcelo Rebelo de Sousa: o perfil de um candidato atípicoSousa, Marcelo Rebelo deMeios de comunicação de massasJornalismo políticoPolíticaPopulismoAgenda settingAudienceCommunicationDiscourseMediaMediatic representationMediatizationPersonalizationPolitical punditPolitics spectacularizationPopulismTelecracyTelevisionA política e os media relacionam-se intimamente e cada vez mais na sociedade atual. Os meios de comunicação são o palco da política, é neles que ela ocorre e decorre. É através deles que os cidadãos têm acesso a representações da realidade, que têm contacto com a política quase de forma exclusiva. Estar presente nos "media" é existir para os cidadãos e é através dos "media" que se conquista o eleitorado. Como tal, torna-se interessante analisar o caso de Marcelo Rebelo de Sousa enquanto candidato às presidenciais de 2016; um candidato que desde o início da campanha já era dado como favorito e vencedor, muito devido ao facto de ter tido uma presença assídua no quotidiano dos portugueses enquanto comentador político televisivo, o que lhe conferiu um perfil de um candidato atípico na forma como foi representado pelos "media" durante o período de campanha eleitoral.Politics and media are intimate and even more in nowadays society. Mass media are the politics stage, where it occurs and proceeds. It is through them that citizens have access to reality representations, that they get in touch with politics in an almost exclusive way. Being present in the media means existing to citiziens and it is through them that you win voters. Then, it is interesting to analize Marcelo Rebelo de Sousa’s case as a presidential candidate in 2016’s elections; a candidate that since the beggining of the campaign was told to be the favorite and the winner, all because of the fact of being present in the everyday life of the portuguese people as a political pundit, which has given him an atypical profile in the way he was represented by the media during the electoral campaign.2018-05-25T18:06:38Z2019-05-25T00:00:00Z2017-11-16T00:00:00Z2017-11-162017-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/15931TID:201765080porMourão, Ana Filipa Martins Carlos Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:25:04Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/15931Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:11:21.505624Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O poder da imagem mediática de Marcelo Rebelo de Sousa: o perfil de um candidato atípico |
title |
O poder da imagem mediática de Marcelo Rebelo de Sousa: o perfil de um candidato atípico |
spellingShingle |
O poder da imagem mediática de Marcelo Rebelo de Sousa: o perfil de um candidato atípico Mourão, Ana Filipa Martins Carlos Rodrigues Sousa, Marcelo Rebelo de Meios de comunicação de massas Jornalismo político Política Populismo Agenda setting Audience Communication Discourse Media Mediatic representation Mediatization Personalization Political pundit Politics spectacularization Populism Telecracy Television |
title_short |
O poder da imagem mediática de Marcelo Rebelo de Sousa: o perfil de um candidato atípico |
title_full |
O poder da imagem mediática de Marcelo Rebelo de Sousa: o perfil de um candidato atípico |
title_fullStr |
O poder da imagem mediática de Marcelo Rebelo de Sousa: o perfil de um candidato atípico |
title_full_unstemmed |
O poder da imagem mediática de Marcelo Rebelo de Sousa: o perfil de um candidato atípico |
title_sort |
O poder da imagem mediática de Marcelo Rebelo de Sousa: o perfil de um candidato atípico |
author |
Mourão, Ana Filipa Martins Carlos Rodrigues |
author_facet |
Mourão, Ana Filipa Martins Carlos Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mourão, Ana Filipa Martins Carlos Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sousa, Marcelo Rebelo de Meios de comunicação de massas Jornalismo político Política Populismo Agenda setting Audience Communication Discourse Media Mediatic representation Mediatization Personalization Political pundit Politics spectacularization Populism Telecracy Television |
topic |
Sousa, Marcelo Rebelo de Meios de comunicação de massas Jornalismo político Política Populismo Agenda setting Audience Communication Discourse Media Mediatic representation Mediatization Personalization Political pundit Politics spectacularization Populism Telecracy Television |
description |
A política e os media relacionam-se intimamente e cada vez mais na sociedade atual. Os meios de comunicação são o palco da política, é neles que ela ocorre e decorre. É através deles que os cidadãos têm acesso a representações da realidade, que têm contacto com a política quase de forma exclusiva. Estar presente nos "media" é existir para os cidadãos e é através dos "media" que se conquista o eleitorado. Como tal, torna-se interessante analisar o caso de Marcelo Rebelo de Sousa enquanto candidato às presidenciais de 2016; um candidato que desde o início da campanha já era dado como favorito e vencedor, muito devido ao facto de ter tido uma presença assídua no quotidiano dos portugueses enquanto comentador político televisivo, o que lhe conferiu um perfil de um candidato atípico na forma como foi representado pelos "media" durante o período de campanha eleitoral. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-16T00:00:00Z 2017-11-16 2017-09 2018-05-25T18:06:38Z 2019-05-25T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/15931 TID:201765080 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/15931 |
identifier_str_mv |
TID:201765080 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134668107284480 |