Educação para a sustentabilidade da água: uma abordagem com alunos do 2.º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.8760 |
Resumo: | A escassez de água é um dos problemas atuais mais preocupante que a humanidade tem de enfrentar. Cada ser humano tem de assumir a sua responsabilidade individual na resolução deste problema. Para isso é necessário que se tome consciência que a água potável é um recurso finito e que a continuidade da vida está intimamente ligada à sua existência. É neste contexto que surge o presente trabalho de investigação, desenvolvido com alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico, tendo como objetivos fundamentais: (i) sensibilizar o aluno para a necessidade de usar a água de forma consciente e sustentável, (ii) avaliar o impacto de uma ação educativa de sensibilização na redução do consumo da água pelos alunos no seu dia-a-dia e (iii) determinar a influência da partilha da sensibilização pelos alunos aos seus agregados familiares, na alteração dos seus padrões de consumo de água. Foi aplicado um inquérito por questionário para detetar os hábitos de consumo e a poupança de água dos alunos e do seu agregado familiar. Seguiu-se uma ação educativa de sensibilização, que lhes permitiu refletir sobre os seus verdadeiros gastos de água, repensar os seus hábitos e sentir a necessidade de preservar a água. Após essa ação, foi verificada, através da aplicação do mesmo questionário, a redução do consumo de água e a adoção de mais medidas de poupança por parte dos alunos e respetivos agregados familiares. Pôde-se verificar que a turma reduziu em cerca de 36% o seu consumo de água com o autoclismo e com os banhos, o que se traduziu numa poupança de 144 443 litros de água por semana. |
id |
RCAP_da964c74ae9cf38736a0b1968d972917 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/8760 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação para a sustentabilidade da água: uma abordagem com alunos do 2.º ciclo do ensino básicoXV ENEC - Práticas educativas em ciênciasA escassez de água é um dos problemas atuais mais preocupante que a humanidade tem de enfrentar. Cada ser humano tem de assumir a sua responsabilidade individual na resolução deste problema. Para isso é necessário que se tome consciência que a água potável é um recurso finito e que a continuidade da vida está intimamente ligada à sua existência. É neste contexto que surge o presente trabalho de investigação, desenvolvido com alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico, tendo como objetivos fundamentais: (i) sensibilizar o aluno para a necessidade de usar a água de forma consciente e sustentável, (ii) avaliar o impacto de uma ação educativa de sensibilização na redução do consumo da água pelos alunos no seu dia-a-dia e (iii) determinar a influência da partilha da sensibilização pelos alunos aos seus agregados familiares, na alteração dos seus padrões de consumo de água. Foi aplicado um inquérito por questionário para detetar os hábitos de consumo e a poupança de água dos alunos e do seu agregado familiar. Seguiu-se uma ação educativa de sensibilização, que lhes permitiu refletir sobre os seus verdadeiros gastos de água, repensar os seus hábitos e sentir a necessidade de preservar a água. Após essa ação, foi verificada, através da aplicação do mesmo questionário, a redução do consumo de água e a adoção de mais medidas de poupança por parte dos alunos e respetivos agregados familiares. Pôde-se verificar que a turma reduziu em cerca de 36% o seu consumo de água com o autoclismo e com os banhos, o que se traduziu numa poupança de 144 443 litros de água por semana.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2016-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.8760por1646-2335Almeida, Laura Gomes CostaCarvalho, Maria PaulaNovais, Anabelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:34Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/8760Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:53.755769Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação para a sustentabilidade da água: uma abordagem com alunos do 2.º ciclo do ensino básico |
title |
Educação para a sustentabilidade da água: uma abordagem com alunos do 2.º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
Educação para a sustentabilidade da água: uma abordagem com alunos do 2.º ciclo do ensino básico Almeida, Laura Gomes Costa XV ENEC - Práticas educativas em ciências |
title_short |
Educação para a sustentabilidade da água: uma abordagem com alunos do 2.º ciclo do ensino básico |
title_full |
Educação para a sustentabilidade da água: uma abordagem com alunos do 2.º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
Educação para a sustentabilidade da água: uma abordagem com alunos do 2.º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Educação para a sustentabilidade da água: uma abordagem com alunos do 2.º ciclo do ensino básico |
title_sort |
Educação para a sustentabilidade da água: uma abordagem com alunos do 2.º ciclo do ensino básico |
author |
Almeida, Laura Gomes Costa |
author_facet |
Almeida, Laura Gomes Costa Carvalho, Maria Paula Novais, Anabela |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Maria Paula Novais, Anabela |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Laura Gomes Costa Carvalho, Maria Paula Novais, Anabela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
XV ENEC - Práticas educativas em ciências |
topic |
XV ENEC - Práticas educativas em ciências |
description |
A escassez de água é um dos problemas atuais mais preocupante que a humanidade tem de enfrentar. Cada ser humano tem de assumir a sua responsabilidade individual na resolução deste problema. Para isso é necessário que se tome consciência que a água potável é um recurso finito e que a continuidade da vida está intimamente ligada à sua existência. É neste contexto que surge o presente trabalho de investigação, desenvolvido com alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico, tendo como objetivos fundamentais: (i) sensibilizar o aluno para a necessidade de usar a água de forma consciente e sustentável, (ii) avaliar o impacto de uma ação educativa de sensibilização na redução do consumo da água pelos alunos no seu dia-a-dia e (iii) determinar a influência da partilha da sensibilização pelos alunos aos seus agregados familiares, na alteração dos seus padrões de consumo de água. Foi aplicado um inquérito por questionário para detetar os hábitos de consumo e a poupança de água dos alunos e do seu agregado familiar. Seguiu-se uma ação educativa de sensibilização, que lhes permitiu refletir sobre os seus verdadeiros gastos de água, repensar os seus hábitos e sentir a necessidade de preservar a água. Após essa ação, foi verificada, através da aplicação do mesmo questionário, a redução do consumo de água e a adoção de mais medidas de poupança por parte dos alunos e respetivos agregados familiares. Pôde-se verificar que a turma reduziu em cerca de 36% o seu consumo de água com o autoclismo e com os banhos, o que se traduziu numa poupança de 144 443 litros de água por semana. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.8760 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.8760 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130950065455104 |