Descobrindo e reconstruindo o valor do ensino experimental das ciências no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha Dionísio
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Guerreiro, Mafalda Cristina Gomes Sousa, Jesus, Maria Eugénia Coelho Baptista de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.8769
Resumo: O ensino experimental das ciências (EEC) físicas e naturais tem vindo a ser alvo de investigação, quer ao nível da sua aplicação pelos professores, em sala de aula, quer ao nível das potencialidades para o processo de ensino e aprendizagem. Este artigo reflete o trabalho desenvolvido numa oficina de formação no decurso do XV Encontro Nacional de Educação em Ciências (XV ENEC). Pretendeu-se com a mesma proporcionar aos professores do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (1.º e 2.º CEB) momentos de reflexão acerca da temática EEC, propondo ideias/atividades a implementar em sala de aula, que contrariem a tendência da ausência deste tipo de ensino. Deste modo, apresentaram-se sugestões que demonstraram a importância do EEC e as competências/capacidades que este tipo de ensino promove nos alunos. As atividades apresentadas, de cariz investigativo, inseriram-se numa abordagem de aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP) e na sua contextualização no currículo atual. 
id RCAP_5ad1aef78ac4a7668502aed13a15e3b7
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/8769
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Descobrindo e reconstruindo o valor do ensino experimental das ciências no 1.º e 2.º ciclos do ensino básicoXV ENEC - Práticas educativas em ciênciasO ensino experimental das ciências (EEC) físicas e naturais tem vindo a ser alvo de investigação, quer ao nível da sua aplicação pelos professores, em sala de aula, quer ao nível das potencialidades para o processo de ensino e aprendizagem. Este artigo reflete o trabalho desenvolvido numa oficina de formação no decurso do XV Encontro Nacional de Educação em Ciências (XV ENEC). Pretendeu-se com a mesma proporcionar aos professores do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (1.º e 2.º CEB) momentos de reflexão acerca da temática EEC, propondo ideias/atividades a implementar em sala de aula, que contrariem a tendência da ausência deste tipo de ensino. Deste modo, apresentaram-se sugestões que demonstraram a importância do EEC e as competências/capacidades que este tipo de ensino promove nos alunos. As atividades apresentadas, de cariz investigativo, inseriram-se numa abordagem de aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP) e na sua contextualização no currículo atual. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2016-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.8769por1646-2335Gonçalves, Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha DionísioGuerreiro, Mafalda Cristina Gomes SousaJesus, Maria Eugénia Coelho Baptista deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:34Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/8769Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:54.155774Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Descobrindo e reconstruindo o valor do ensino experimental das ciências no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico
title Descobrindo e reconstruindo o valor do ensino experimental das ciências no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico
spellingShingle Descobrindo e reconstruindo o valor do ensino experimental das ciências no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico
Gonçalves, Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha Dionísio
XV ENEC - Práticas educativas em ciências
title_short Descobrindo e reconstruindo o valor do ensino experimental das ciências no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico
title_full Descobrindo e reconstruindo o valor do ensino experimental das ciências no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico
title_fullStr Descobrindo e reconstruindo o valor do ensino experimental das ciências no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico
title_full_unstemmed Descobrindo e reconstruindo o valor do ensino experimental das ciências no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico
title_sort Descobrindo e reconstruindo o valor do ensino experimental das ciências no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico
author Gonçalves, Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha Dionísio
author_facet Gonçalves, Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha Dionísio
Guerreiro, Mafalda Cristina Gomes Sousa
Jesus, Maria Eugénia Coelho Baptista de
author_role author
author2 Guerreiro, Mafalda Cristina Gomes Sousa
Jesus, Maria Eugénia Coelho Baptista de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha Dionísio
Guerreiro, Mafalda Cristina Gomes Sousa
Jesus, Maria Eugénia Coelho Baptista de
dc.subject.por.fl_str_mv XV ENEC - Práticas educativas em ciências
topic XV ENEC - Práticas educativas em ciências
description O ensino experimental das ciências (EEC) físicas e naturais tem vindo a ser alvo de investigação, quer ao nível da sua aplicação pelos professores, em sala de aula, quer ao nível das potencialidades para o processo de ensino e aprendizagem. Este artigo reflete o trabalho desenvolvido numa oficina de formação no decurso do XV Encontro Nacional de Educação em Ciências (XV ENEC). Pretendeu-se com a mesma proporcionar aos professores do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (1.º e 2.º CEB) momentos de reflexão acerca da temática EEC, propondo ideias/atividades a implementar em sala de aula, que contrariem a tendência da ausência deste tipo de ensino. Deste modo, apresentaram-se sugestões que demonstraram a importância do EEC e as competências/capacidades que este tipo de ensino promove nos alunos. As atividades apresentadas, de cariz investigativo, inseriram-se numa abordagem de aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP) e na sua contextualização no currículo atual. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.8769
url https://doi.org/10.25755/int.8769
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130950080135168