Da igualdade à diferença: dar a voz às crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Alexandra Maria Araújo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/37957
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
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spelling Da igualdade à diferença: dar a voz às criançasEqual to the difference: giving a voice to childrenCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-EscolarEste relatório apresenta o trabalho desenvolvido com crianças em dois contextos de educação de infância, creche e jardim de infância, numa instituição particular de solidariedades social do concelho de Guimarães. Neste trabalho de intervenção educativa e de investigação mobilizamos o conhecimento teórico adquirido ao longo da nossa formação para melhor compreendermos a realidade dos contextos da prática e as crianças com quem trabalhamos. O projeto desenvolvido tem como finalidade principal promover a Educação para a Cidadania, a partir de pedagogias ativas que valorizam a participação das crianças. Do vasto leque de possibilidades de trabalhar esta problemática, optamos por centrar o nosso trabalho com as crianças na descoberta e aceitação das diferenças físicas, étnicas, culturais e sociais. Colocamos como questão se o entendimento destas diferenças é mais interiorizado pelas crianças e altera os seus comportamentos quando se promovem práticas educativas que valorizem a sua participação ativa, a discussão e o contacto com aquelas realidades. O nosso trabalho foi iniciado com a observação do contexto educativo, da criança e do grupo, de modo a recolher informações relativa às suas particularidades. De seguida, esta informação foi cuidadosamente analisada, para que a intervenção pudesse ser devidamente contextualizada e fundamentada de acordo com os interesses do grupo. Concluímos que uma intervenção educativa que valorize e estimule a participação das crianças no processo possibilita ao grupo melhores aprendizagens acerca dos temas trabalhados, além de que os ajuda a explorar os seus conhecimentos e as suas capacidades.This report presents the work with children in two contexts childhood education, daycare and kindergarten in a private institution of social solidarity in the municipality of Guimarães. In this paper the educational intervention and research mobilize the theoretical knowledge acquired throughout our training to better understand the reality of the contexts of practice and the kids we worked with. The project developed main purpose is to promote Education and Citizenship, from active pedagogies that value children's participation. The wide range of possibilities to work this problem, we chose to focus our work with children in the discovery and acceptance of physical differences, ethnic, cultural and social. Put as a question whether the understanding of these differences is internalized by children and changes their behavior when promoting educational practices that enhance their active participation, discussion and contact with those realities. Our work began with the observation of the educational context, the child and the group in order to gather information concerning their characteristics. Subsequently, this information was carefully analyzed, so that the intervention could be properly contextualized and grounded in accordance with the interests of the group. We conclude that an educational intervention that values and encourages the participation of children in the process enables the best group learning about the issues worked out, and that helps them explore their knowledge and their skills.Zão, Maria Emília Pinto Vilarinho Rodrigues de BarrosUniversidade do MinhoMendes, Alexandra Maria Araújo20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/37957por201513439info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:21:10Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37957Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:14:23.078095Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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