Compra online de calçado: estudo exploratório dos fatores motivadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/23445 |
Resumo: | Mestrado Bolonha em Marketing |
id |
RCAP_daa360523c033c64be1bc4e21069bc0b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/23445 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Compra online de calçado: estudo exploratório dos fatores motivadoresCompras onlineComportamento do consumidore-commerceCalçadoRiscos percebidosOnline shoppingConsumer behaviorFootwearPerceived risksMestrado Bolonha em MarketingO e-commerce regista um “boom” a nível global, sendo uma das maiores transformações da economia global e que alterou dramaticamente a forma como os negócios são conduzidos. Para as empresas, o e-commerce apresenta enormes oportunidades e desafios. Cada vez mais consumidores adotam e privilegiam a compra online, sendo para muitos o seu principal meio de compra de bens e de serviços. Este estudo tem como objetivo entender as razões que motivam as pessoas a optar por comprar calçado online, apesar dos atributos únicos desta categoria de produto que podem levar o consumidor a percecionar riscos elevados. Este estudo adotou uma abordagem qualitativa de natureza exploratória e interpretativista, tendo sido realizadas cinco entrevistas em profundidade a consumidores que já tivessem realizado pelo menos uma compra online de calçado. As entrevistas foram orientadas por um guião semiestruturado e realizadas na plataforma Zoom. As entrevistas permitiram identificar as principais vantagens, dificuldades e riscos percecionados pelos participantes deste estudo ao longo de todo o processo de compra online de calçado.E-commerce is experiencing a global boom, being one of the biggest transformations in the global economy that has dramatically changed the way business is conducted. For companies, e-commerce presents enormous opportunities and challenges. More and more consumers adopt and privilege online shopping, being for many their main means of purchasing goods and services. This study aims to understand the reasons that motivate people to buy shoes online, despite the unique attributes of this product category that can lead consumers to perceive high risks. This study adopted a qualitative approach of exploratory and interpretive nature, having carried out five in-depth interviews with consumers who had purchased footwear online at least once. The interviews were guided by a semi-structured guide and carried out on the Zoom platform. The interviews allowed us to identify the main advantages, difficulties and risks perceived by the participants of this study throughout the entire purchase process of online footwear.Instituto Superior de Economia e GestãoDuarte, MargaridaRepositório da Universidade de LisboaCorreia, João Henrique Encarnação2022-08-09T00:30:21Z2021-102021-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/23445porCorreia, João Henrique Encarnação (2021). “Compra online de calçado: estudo exploratório dos fatores motivadores”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:53:01Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/23445Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:07:41.072573Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Compra online de calçado: estudo exploratório dos fatores motivadores |
title |
Compra online de calçado: estudo exploratório dos fatores motivadores |
spellingShingle |
Compra online de calçado: estudo exploratório dos fatores motivadores Correia, João Henrique Encarnação Compras online Comportamento do consumidor e-commerce Calçado Riscos percebidos Online shopping Consumer behavior Footwear Perceived risks |
title_short |
Compra online de calçado: estudo exploratório dos fatores motivadores |
title_full |
Compra online de calçado: estudo exploratório dos fatores motivadores |
title_fullStr |
Compra online de calçado: estudo exploratório dos fatores motivadores |
title_full_unstemmed |
Compra online de calçado: estudo exploratório dos fatores motivadores |
title_sort |
Compra online de calçado: estudo exploratório dos fatores motivadores |
author |
Correia, João Henrique Encarnação |
author_facet |
Correia, João Henrique Encarnação |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Duarte, Margarida Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, João Henrique Encarnação |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Compras online Comportamento do consumidor e-commerce Calçado Riscos percebidos Online shopping Consumer behavior Footwear Perceived risks |
topic |
Compras online Comportamento do consumidor e-commerce Calçado Riscos percebidos Online shopping Consumer behavior Footwear Perceived risks |
description |
Mestrado Bolonha em Marketing |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10 2021-10-01T00:00:00Z 2022-08-09T00:30:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/23445 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/23445 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Correia, João Henrique Encarnação (2021). “Compra online de calçado: estudo exploratório dos fatores motivadores”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131171055992832 |