O rébus como estratégia no mercado publicitário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/35328 |
Resumo: | O rébus é um recurso linguístico e visual que consiste na combinação de símbolos, letras e/ou números que, quando pronunciados, formam um nome ou uma mensagem. Isto é, para o rébus, o que importa é o fonema dos elementos utilizados e não necessariamente o significado destes símbolos. A título de definição, trata-se de uma palavra que deriva da expressão em latim "non verbìs sed rebus" que significa "não por palavras, mas por coisas”. Deste modo, uma combinação como + forma u m rébus para a palavra soldado. Esse código ou en igm a é utilizado ao longo da história da humanidade para diferentes e diversos fins, sendo que no presente trabalho, buscou-se abordar alguns destes, tais como a escrita durante a Idade Antiga, a heráldica durante a Idade Média, as artes ao longo da Idade Moderna e o entretenimento durante a Idade Contemporânea. Nesta pesquisa, buscou-se compreender de que maneira o rébus pode ser utilizado no mercado publicitário, entendendo-se que o objetivo da publicidade é tornar público, bem como comunicar uma mensagem, direcionando-a ao receptor. Para tanto, realizou- se a catalogação de três estudos de caso onde o rébus era aplicado por empresas de diferentes maneiras. Sendo o logotipo para a empresa IBM, no produto pela empresa NARRAGANSETT e nas redes sociais para a empresa CASPER SLEEP, demonstrando que o uso de rébus contribuiu para o branding, para o relacionamento com o cliente e para o engajamento nas redes sociais, respectivamente. Analisou-se o engajamento de internautas com as publicações contendo rébus da CASPER SLEEP a partir de parâmetros como reações e visualizações, observando que publicações com rébus alcançaram mais comentários. Através de pesquisa experimental combinando metodologias quantitativas e qualitativas, utilizando-se de um questionário online, averiguou- se que os participantes consideram a experiência com rébus positiva e interessante. Ao serem expostos às peças publicitárias contendo rébus, na maioria das vezes, os respondentes conseguiram decifrar o enigma, embora muitos tenham identificado incorretamente o rébus contido em algumas peças. Por fim, concluiu-se que o rébus é um componente de relevância quando empregado na publicidade, porém observou-se através da pesquisa desenvolvida que este recurso deve ser usado de maneira complementar e não substitutiva às peças publicitárias oficiais. O que pode ser observado no estudo de caso da IBM, bem como na análise do questionário aplicado. Conclui-se que o rébus mostra- se como uma viável estratégia dentro do mercado publicitário. |
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Nesta pesquisa, buscou-se compreender de que maneira o rébus pode ser utilizado no mercado publicitário, entendendo-se que o objetivo da publicidade é tornar público, bem como comunicar uma mensagem, direcionando-a ao receptor. Para tanto, realizou- se a catalogação de três estudos de caso onde o rébus era aplicado por empresas de diferentes maneiras. Sendo o logotipo para a empresa IBM, no produto pela empresa NARRAGANSETT e nas redes sociais para a empresa CASPER SLEEP, demonstrando que o uso de rébus contribuiu para o branding, para o relacionamento com o cliente e para o engajamento nas redes sociais, respectivamente. Analisou-se o engajamento de internautas com as publicações contendo rébus da CASPER SLEEP a partir de parâmetros como reações e visualizações, observando que publicações com rébus alcançaram mais comentários. Através de pesquisa experimental combinando metodologias quantitativas e qualitativas, utilizando-se de um questionário online, averiguou- se que os participantes consideram a experiência com rébus positiva e interessante. Ao serem expostos às peças publicitárias contendo rébus, na maioria das vezes, os respondentes conseguiram decifrar o enigma, embora muitos tenham identificado incorretamente o rébus contido em algumas peças. Por fim, concluiu-se que o rébus é um componente de relevância quando empregado na publicidade, porém observou-se através da pesquisa desenvolvida que este recurso deve ser usado de maneira complementar e não substitutiva às peças publicitárias oficiais. O que pode ser observado no estudo de caso da IBM, bem como na análise do questionário aplicado. Conclui-se que o rébus mostra- se como uma viável estratégia dentro do mercado publicitário.The rebus is a linguistic and visual resource that consists of the combination of symbols, letters and / or numbers that, when pronounced, form a name or a message. That is, for the rebus, what matters is the phoneme of the elements used and not necessarily the meaning of these symbols. By definition, it is a word that derives from the Latin expression "non verbìs sed rebus" which means " Not by words, but by things. Thus, a combination like + forms a rebus for a word soldier (in Portuguese). This type of code or enigma is used throughout human history for different and diverse purposes, and in this work we tried to approach some of these, such as writing during the Ancient Age, heraldry during the Middle Ages, as arts throughout the Modern Age and entertainment during the Contemporary Age. In this research, we sought to understand how the rebus can be used in the advertising market, understanding that the purpose of advertising is to make public, as well as communicate a message, directing it to a receiver. For this purpose, the cataloging of three case studies was carried out where the rebus er designed by companies in different ways, being in the brand for the company IBM, in the product by the company NARRAGANSETT and in the social networks for the company CASPER SLEEP, demonstrating that the use of rebus contributed to the branding, to the relationship with the customer and for engagement on social networks, respectively. The engagement of internet users with publications containing CASPER SLEEP rebus was analyzed using parameters such as reactions and visualizations, from which it can be seen that publications with rebus achieved a greater number of comments. Through experimental research combining quantitative and qualitative methodologies, using an online questionnaire, it was observed that the participants consider the experience with rebus positive and interesting. When exposed to advertising pieces containing rebus, most of the time most respondents were able to decipher the puzzle, although many have incorrectly identified the rebus contained in some pieces. Finally, it was concluded that the rebus is a relevant component when used in advertising, however it was observed through the research developed that this resource should be used in a complementary and not a substitute way to official advertising pieces. This could be seen in the IBM case study, as well as in the analysis of the applied questionnaire. Finally, it is concluded that the rebus is shown as a viable strategy within the advertising market.Oliveira, FernandoRepositório ComumFilho, Paulo Rodolfo da Silva Leandro2021-02-10T16:25:49Z2020-12-01T00:00:00Z2020-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/35328202630137porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:37Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/35328Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:32.982417Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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