O processo de rebranding nos meios audiovisuais: o caso RTP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, João Carlos Ramalhete
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/6860
Resumo: Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.
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spelling O processo de rebranding nos meios audiovisuais: o caso RTPAudiovisual e multimediaSetor audiovisualMarcasBrandingRebrandingTelevisãoIdentidade corporativaDesign gráficoRTP - Rádio e Televisão de PortugalAudiovisual and multimediaAudiovisual industryBrandsTelevisionCorporate identityGraphic designRelatório de estágio apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.A emergente evolução tecnológica tem vindo a ditar uma desatualização dos meios, processos e técnicas de diferenciação e promoção das marcas. Contudo, através da existência de departamentos dedicados à gestão das marcas (branding) no interior das organizações, a descoberta de técnicas e estratégias inovadoras tem contribuído para inverter essa tendência. Dessa forma, também as empresas do setor audiovisual, procurando potenciar a sua rentabilidade, necessitam de controlar regularmente o seu posicionamento num mercado cada vez mais competitivo. Esta realidade tem como consequência o desencadear de processos de rebranding, essenciais no reposicionamento de uma determinada empresa. Nesse sentido a presente investigação, propõe uma análise e reflexão sobre este fenómeno, procurando contribuir para uma melhor e maior compreensão da influência dos processos de rebranding e seus resultados. Este estudo, desenvolvido num contexto real de estágio, durante um período de quatro meses e meio nas instalações da RTP – Rádio e Televisão de Portugal, (no Centro de Inovação e na Direção de Produção – Departamento de Grafismo), foi realizado através do cruzamento do conhecimento teórico com o conhecimento empírico, tendo como base as técnicas, as metodologias e os fluxos de trabalho que auxiliam os meios de comunicação audiovisuais no posicionamento e projeção da sua identidade visual corporativa.ABSTRACT: The emerging technological developments have been dictating the outdating of the means, processes and differentiation techniques and promotion of brands. However, through the existence of departments dedicated to the management of brands (branding) within organizations, the discovery of innovative techniques and strategies has contributed to reverse this trend. Thus, the companies in the audiovisual sector, seeking to enhance their profitability, also need to control regularly on their positioning in an increasingly competitive market. This situation results in the onset of rebranding processes, which are essential in the repositioning of a certain company. In this sense, this research proposes an analysis and reflection on this phenomenon, trying to contribute to a better and deeper understanding of the influence of the rebranding processes and its results. This study, developed in a real context internship for a period of four months and a half at RTP - Rádio Televisão de Portugal (at the Center for Innovation and Production - Department of Graphics) has been carried out by crossing the theoretical knowledge with empirical knowledge based on the techniques, methodologies and workflows that help audiovisual media in the positioning and projection of its corporate visual identity.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialAbreu, João Gomes deTudela, NicolauRCIPLMartins, João Carlos Ramalhete2017-03-15T13:15:15Z2016-12-222016-12-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/6860TID:201605708porMARTINS, João Carlos Ramalhete - O processo de rebranding nos meios audiovisuais: o caso RTP. Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2016. Relatório de estágio.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-21T02:16:56Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6860Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:55.848650Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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