Padrões em matemática: uma proposta didática no âmbito do novo programa para o Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vale, Isabel
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Pimentel, Teresa, Barbosa, Ana, Borralho, António, Barbosa, Elsa, Cabrita, Isabel, Fonseca, Lina
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/9797
Resumo: Este livro é a nova edição de uma publicação, para apoio aos professores de Matemática do ensino básico, que surgiu no âmbito do projeto Matemática e Padrões no Ensino Básico: perspetivas e experiências curriculares de alunos e professores. Este projeto decorreu entre 2007 e 2010 e foi financiado pela FCT com a referência PTDC/CED/69287/2006. Valorizando a exploração de padrões como meio de ajudar os estudantes quer a desenvolver a sua competência matemática quera a apreciar as qualidades estéticas da disciplina, o projeto em causa reforça a perspetiva de que a exploração matemática na procura de padrões é um meio através do qual emergem conceitos matemáticos com significado e compreensão. Esta ideia está em consonância com o novo Programa de Matemática para o Ensino Básico (ME, 2007), que, contrariamente aos programas dos anos 90 do século XX, prevê o tratamento da temática dos padrões de forma explícita. Este livro centra-se na importância dos padrões no desenvolvimento curricular da Matemática no ensino básico, apresentando-se um conjunto de propostas de tarefas que contemplam temas matemáticos transversais aos três ciclos.
id RCAP_dad242a01a9eca8ca26cf01f25460b4f
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/9797
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Padrões em matemática: uma proposta didática no âmbito do novo programa para o Ensino BásicoEste livro é a nova edição de uma publicação, para apoio aos professores de Matemática do ensino básico, que surgiu no âmbito do projeto Matemática e Padrões no Ensino Básico: perspetivas e experiências curriculares de alunos e professores. Este projeto decorreu entre 2007 e 2010 e foi financiado pela FCT com a referência PTDC/CED/69287/2006. Valorizando a exploração de padrões como meio de ajudar os estudantes quer a desenvolver a sua competência matemática quera a apreciar as qualidades estéticas da disciplina, o projeto em causa reforça a perspetiva de que a exploração matemática na procura de padrões é um meio através do qual emergem conceitos matemáticos com significado e compreensão. Esta ideia está em consonância com o novo Programa de Matemática para o Ensino Básico (ME, 2007), que, contrariamente aos programas dos anos 90 do século XX, prevê o tratamento da temática dos padrões de forma explícita. Este livro centra-se na importância dos padrões no desenvolvimento curricular da Matemática no ensino básico, apresentando-se um conjunto de propostas de tarefas que contemplam temas matemáticos transversais aos três ciclos.Texto Editores, Lda.2013-02-25T10:32:51Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/9797por978-972-47-4588-6Vale, IsabelPimentel, TeresaBarbosa, AnaBorralho, AntónioBarbosa, ElsaCabrita, IsabelFonseca, Linainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:16:04Zoai:ria.ua.pt:10773/9797Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:46:15.724348Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Padrões em matemática: uma proposta didática no âmbito do novo programa para o Ensino Básico
title Padrões em matemática: uma proposta didática no âmbito do novo programa para o Ensino Básico
spellingShingle Padrões em matemática: uma proposta didática no âmbito do novo programa para o Ensino Básico
Vale, Isabel
title_short Padrões em matemática: uma proposta didática no âmbito do novo programa para o Ensino Básico
title_full Padrões em matemática: uma proposta didática no âmbito do novo programa para o Ensino Básico
title_fullStr Padrões em matemática: uma proposta didática no âmbito do novo programa para o Ensino Básico
title_full_unstemmed Padrões em matemática: uma proposta didática no âmbito do novo programa para o Ensino Básico
title_sort Padrões em matemática: uma proposta didática no âmbito do novo programa para o Ensino Básico
author Vale, Isabel
author_facet Vale, Isabel
Pimentel, Teresa
Barbosa, Ana
Borralho, António
Barbosa, Elsa
Cabrita, Isabel
Fonseca, Lina
author_role author
author2 Pimentel, Teresa
Barbosa, Ana
Borralho, António
Barbosa, Elsa
Cabrita, Isabel
Fonseca, Lina
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vale, Isabel
Pimentel, Teresa
Barbosa, Ana
Borralho, António
Barbosa, Elsa
Cabrita, Isabel
Fonseca, Lina
description Este livro é a nova edição de uma publicação, para apoio aos professores de Matemática do ensino básico, que surgiu no âmbito do projeto Matemática e Padrões no Ensino Básico: perspetivas e experiências curriculares de alunos e professores. Este projeto decorreu entre 2007 e 2010 e foi financiado pela FCT com a referência PTDC/CED/69287/2006. Valorizando a exploração de padrões como meio de ajudar os estudantes quer a desenvolver a sua competência matemática quera a apreciar as qualidades estéticas da disciplina, o projeto em causa reforça a perspetiva de que a exploração matemática na procura de padrões é um meio através do qual emergem conceitos matemáticos com significado e compreensão. Esta ideia está em consonância com o novo Programa de Matemática para o Ensino Básico (ME, 2007), que, contrariamente aos programas dos anos 90 do século XX, prevê o tratamento da temática dos padrões de forma explícita. Este livro centra-se na importância dos padrões no desenvolvimento curricular da Matemática no ensino básico, apresentando-se um conjunto de propostas de tarefas que contemplam temas matemáticos transversais aos três ciclos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011
2013-02-25T10:32:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/9797
url http://hdl.handle.net/10773/9797
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-972-47-4588-6
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Texto Editores, Lda.
publisher.none.fl_str_mv Texto Editores, Lda.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137514617831424