Padrões em matemática: uma proposta didática no âmbito do novo programa para o Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/9797 |
Resumo: | Este livro é a nova edição de uma publicação, para apoio aos professores de Matemática do ensino básico, que surgiu no âmbito do projeto Matemática e Padrões no Ensino Básico: perspetivas e experiências curriculares de alunos e professores. Este projeto decorreu entre 2007 e 2010 e foi financiado pela FCT com a referência PTDC/CED/69287/2006. Valorizando a exploração de padrões como meio de ajudar os estudantes quer a desenvolver a sua competência matemática quera a apreciar as qualidades estéticas da disciplina, o projeto em causa reforça a perspetiva de que a exploração matemática na procura de padrões é um meio através do qual emergem conceitos matemáticos com significado e compreensão. Esta ideia está em consonância com o novo Programa de Matemática para o Ensino Básico (ME, 2007), que, contrariamente aos programas dos anos 90 do século XX, prevê o tratamento da temática dos padrões de forma explícita. Este livro centra-se na importância dos padrões no desenvolvimento curricular da Matemática no ensino básico, apresentando-se um conjunto de propostas de tarefas que contemplam temas matemáticos transversais aos três ciclos. |
id |
RCAP_dad242a01a9eca8ca26cf01f25460b4f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/9797 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Padrões em matemática: uma proposta didática no âmbito do novo programa para o Ensino BásicoEste livro é a nova edição de uma publicação, para apoio aos professores de Matemática do ensino básico, que surgiu no âmbito do projeto Matemática e Padrões no Ensino Básico: perspetivas e experiências curriculares de alunos e professores. Este projeto decorreu entre 2007 e 2010 e foi financiado pela FCT com a referência PTDC/CED/69287/2006. Valorizando a exploração de padrões como meio de ajudar os estudantes quer a desenvolver a sua competência matemática quera a apreciar as qualidades estéticas da disciplina, o projeto em causa reforça a perspetiva de que a exploração matemática na procura de padrões é um meio através do qual emergem conceitos matemáticos com significado e compreensão. Esta ideia está em consonância com o novo Programa de Matemática para o Ensino Básico (ME, 2007), que, contrariamente aos programas dos anos 90 do século XX, prevê o tratamento da temática dos padrões de forma explícita. Este livro centra-se na importância dos padrões no desenvolvimento curricular da Matemática no ensino básico, apresentando-se um conjunto de propostas de tarefas que contemplam temas matemáticos transversais aos três ciclos.Texto Editores, Lda.2013-02-25T10:32:51Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/9797por978-972-47-4588-6Vale, IsabelPimentel, TeresaBarbosa, AnaBorralho, AntónioBarbosa, ElsaCabrita, IsabelFonseca, Linainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:16:04Zoai:ria.ua.pt:10773/9797Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:46:15.724348Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Padrões em matemática: uma proposta didática no âmbito do novo programa para o Ensino Básico |
title |
Padrões em matemática: uma proposta didática no âmbito do novo programa para o Ensino Básico |
spellingShingle |
Padrões em matemática: uma proposta didática no âmbito do novo programa para o Ensino Básico Vale, Isabel |
title_short |
Padrões em matemática: uma proposta didática no âmbito do novo programa para o Ensino Básico |
title_full |
Padrões em matemática: uma proposta didática no âmbito do novo programa para o Ensino Básico |
title_fullStr |
Padrões em matemática: uma proposta didática no âmbito do novo programa para o Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Padrões em matemática: uma proposta didática no âmbito do novo programa para o Ensino Básico |
title_sort |
Padrões em matemática: uma proposta didática no âmbito do novo programa para o Ensino Básico |
author |
Vale, Isabel |
author_facet |
Vale, Isabel Pimentel, Teresa Barbosa, Ana Borralho, António Barbosa, Elsa Cabrita, Isabel Fonseca, Lina |
author_role |
author |
author2 |
Pimentel, Teresa Barbosa, Ana Borralho, António Barbosa, Elsa Cabrita, Isabel Fonseca, Lina |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vale, Isabel Pimentel, Teresa Barbosa, Ana Borralho, António Barbosa, Elsa Cabrita, Isabel Fonseca, Lina |
description |
Este livro é a nova edição de uma publicação, para apoio aos professores de Matemática do ensino básico, que surgiu no âmbito do projeto Matemática e Padrões no Ensino Básico: perspetivas e experiências curriculares de alunos e professores. Este projeto decorreu entre 2007 e 2010 e foi financiado pela FCT com a referência PTDC/CED/69287/2006. Valorizando a exploração de padrões como meio de ajudar os estudantes quer a desenvolver a sua competência matemática quera a apreciar as qualidades estéticas da disciplina, o projeto em causa reforça a perspetiva de que a exploração matemática na procura de padrões é um meio através do qual emergem conceitos matemáticos com significado e compreensão. Esta ideia está em consonância com o novo Programa de Matemática para o Ensino Básico (ME, 2007), que, contrariamente aos programas dos anos 90 do século XX, prevê o tratamento da temática dos padrões de forma explícita. Este livro centra-se na importância dos padrões no desenvolvimento curricular da Matemática no ensino básico, apresentando-se um conjunto de propostas de tarefas que contemplam temas matemáticos transversais aos três ciclos. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2011 2013-02-25T10:32:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/9797 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/9797 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
978-972-47-4588-6 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Texto Editores, Lda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Texto Editores, Lda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137514617831424 |