Padrões no ensino e aprendizagem da matemática: propostas curriculares para o ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/9796 |
Resumo: | Este caderno surge no âmbito do projecto Matemática e Padrões no Ensino Básico: perspectivas e experiências curriculares de alunos e professores e será o primeiro de um conjunto de dois para apoio dos professores de matemática do ensino básico. Valorizando a exploração de padrões como meio de ajudar os estudantes quer a desenvolver a sua competência matemática quer a apreciar as qualidades estéticas da disciplina, o projecto em causa reforça a perpspectiva de que a exploração matemática na procura de padrões é um meio através do qual emergem conceitos matemáticos com significado e compreensão. Esta ideia está em consonância com o novo Programa de Matemática para o Ensino Básico (ME, 2007) que, contrariamente aos programas dos anos 90, prevê o tratamento da temática dos padrões de forma explícita. Este primeiro caderno foca-se na importância dos padrões no desenvolvimento curricular da matemática no ensino básico, apresentando-se um conjunto de propostas de tarefas que contemplam temas matemáticos transversais aos três ciclos de ensino. |
id |
RCAP_091fc08651db88fecd51b19acca0b0de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/9796 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Padrões no ensino e aprendizagem da matemática: propostas curriculares para o ensino básicoEste caderno surge no âmbito do projecto Matemática e Padrões no Ensino Básico: perspectivas e experiências curriculares de alunos e professores e será o primeiro de um conjunto de dois para apoio dos professores de matemática do ensino básico. Valorizando a exploração de padrões como meio de ajudar os estudantes quer a desenvolver a sua competência matemática quer a apreciar as qualidades estéticas da disciplina, o projecto em causa reforça a perpspectiva de que a exploração matemática na procura de padrões é um meio através do qual emergem conceitos matemáticos com significado e compreensão. Esta ideia está em consonância com o novo Programa de Matemática para o Ensino Básico (ME, 2007) que, contrariamente aos programas dos anos 90, prevê o tratamento da temática dos padrões de forma explícita. Este primeiro caderno foca-se na importância dos padrões no desenvolvimento curricular da matemática no ensino básico, apresentando-se um conjunto de propostas de tarefas que contemplam temas matemáticos transversais aos três ciclos de ensino.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo - Projecto Padrões2013-02-25T10:25:27Z2009-03-01T00:00:00Z2009-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/9796por978-989-95980-2-7Vale, IsabelPimentel, TeresaBarbosa, AnaBorralho, AntónioBarbosa, ElsaCabrita, IsabelFonseca, Linainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:16:04Zoai:ria.ua.pt:10773/9796Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:46:15.673110Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Padrões no ensino e aprendizagem da matemática: propostas curriculares para o ensino básico |
title |
Padrões no ensino e aprendizagem da matemática: propostas curriculares para o ensino básico |
spellingShingle |
Padrões no ensino e aprendizagem da matemática: propostas curriculares para o ensino básico Vale, Isabel |
title_short |
Padrões no ensino e aprendizagem da matemática: propostas curriculares para o ensino básico |
title_full |
Padrões no ensino e aprendizagem da matemática: propostas curriculares para o ensino básico |
title_fullStr |
Padrões no ensino e aprendizagem da matemática: propostas curriculares para o ensino básico |
title_full_unstemmed |
Padrões no ensino e aprendizagem da matemática: propostas curriculares para o ensino básico |
title_sort |
Padrões no ensino e aprendizagem da matemática: propostas curriculares para o ensino básico |
author |
Vale, Isabel |
author_facet |
Vale, Isabel Pimentel, Teresa Barbosa, Ana Borralho, António Barbosa, Elsa Cabrita, Isabel Fonseca, Lina |
author_role |
author |
author2 |
Pimentel, Teresa Barbosa, Ana Borralho, António Barbosa, Elsa Cabrita, Isabel Fonseca, Lina |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vale, Isabel Pimentel, Teresa Barbosa, Ana Borralho, António Barbosa, Elsa Cabrita, Isabel Fonseca, Lina |
description |
Este caderno surge no âmbito do projecto Matemática e Padrões no Ensino Básico: perspectivas e experiências curriculares de alunos e professores e será o primeiro de um conjunto de dois para apoio dos professores de matemática do ensino básico. Valorizando a exploração de padrões como meio de ajudar os estudantes quer a desenvolver a sua competência matemática quer a apreciar as qualidades estéticas da disciplina, o projecto em causa reforça a perpspectiva de que a exploração matemática na procura de padrões é um meio através do qual emergem conceitos matemáticos com significado e compreensão. Esta ideia está em consonância com o novo Programa de Matemática para o Ensino Básico (ME, 2007) que, contrariamente aos programas dos anos 90, prevê o tratamento da temática dos padrões de forma explícita. Este primeiro caderno foca-se na importância dos padrões no desenvolvimento curricular da matemática no ensino básico, apresentando-se um conjunto de propostas de tarefas que contemplam temas matemáticos transversais aos três ciclos de ensino. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-03-01T00:00:00Z 2009-03 2013-02-25T10:25:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/9796 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/9796 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
978-989-95980-2-7 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo - Projecto Padrões |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo - Projecto Padrões |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137514616782848 |