Padrões no ensino e aprendizagem da matemática: propostas curriculares para o ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vale, Isabel
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Pimentel, Teresa, Barbosa, Ana, Borralho, António, Barbosa, Elsa, Cabrita, Isabel, Fonseca, Lina
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/9796
Resumo: Este caderno surge no âmbito do projecto Matemática e Padrões no Ensino Básico: perspectivas e experiências curriculares de alunos e professores e será o primeiro de um conjunto de dois para apoio dos professores de matemática do ensino básico. Valorizando a exploração de padrões como meio de ajudar os estudantes quer a desenvolver a sua competência matemática quer a apreciar as qualidades estéticas da disciplina, o projecto em causa reforça a perpspectiva de que a exploração matemática na procura de padrões é um meio através do qual emergem conceitos matemáticos com significado e compreensão. Esta ideia está em consonância com o novo Programa de Matemática para o Ensino Básico (ME, 2007) que, contrariamente aos programas dos anos 90, prevê o tratamento da temática dos padrões de forma explícita. Este primeiro caderno foca-se na importância dos padrões no desenvolvimento curricular da matemática no ensino básico, apresentando-se um conjunto de propostas de tarefas que contemplam temas matemáticos transversais aos três ciclos de ensino.
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