Tomada de decisão em operações de fiscalização de trânsito: estudo comparativo entre polícias com e sem formação específica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Paulo Jorge Lopes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/25029
Resumo: Decidir faz parte do quotidiano do Homem. No processo decisório, depara-se com limitações que influenciam a sua decisão, como limitações de processamento e memória, de tempo, e escassez de informação. O decisor policial confronta-se com os mesmos problemas, no entanto, enfrenta frequentemente situações que exigem uma resposta imediata tendo que decidir sob stress elevado, condicionado pelas limitações humanas, escrutínio e por vezes subordinado a pressões sociais, institucionais e políticas. As limitações cognitivas obrigam o decisor a recorrer a estratégias de simplificação, não procurando decisões ideais mas satisfatórias. O intuito deste estudo procura aferir da existência de semelhanças ou diferenças no processo decisório de polícias com e sem formação específica de trânsito aquando da seleção de veículos para fiscalizar. Realizou-se um estudo naturalista, recorrendo à simulação de uma operação de fiscalização de trânsito e os dados foram obtidos com recurso à técnica pensar alto estimulado retrospetivamente e uma entrevista realizada a 20 polícias do género masculino muito experientes. Os resultados obtidos foram posteriormente analisados e comparados com os do estudo de Veríssimo (2017). Procurou-se percecionar o impacto da formação e perceber até que ponto influencia o processo de tomada de decisão de dar a ordem de paragem aos veículos para fiscalizar. Os resultados mostram a inexistência de um padrão único de decisão para os dois grupos de polícias (com e sem formação de trânsito).
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