Criação e implementação de um programa de prevenção do bullying numa escola de Jardim de infância e 1º ciclo portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/10667 |
Resumo: | O bullying escolar é um fenómeno com uma taxa de prevalência em Portugal bastante elevada. As situações de bullying na infância, revelam consequências bastante graves na vida da criança (como o abuso de substâncias), quando a situação não é tratada. Este trabalho surgiu através da necessidade da escola ABC diminuir os valores de violência entre pares e de bullying escolar, pelo desenvolvimento de um programa de prevenção de bullying, para o jardim de infância e primeiro ano do primeiro ciclo. Pela revisão de literatura que expomos de seguida, poderemos verificar que o programa de prevenção que trabalhe o desenvolvimento de competências sócio emocionais, irá diminuir as altas taxas de bullying. A nossa amostra é constituída por 30 alunos do jardim de infância e do primeiro ano do primeiro ciclo da escola ABC. Estes alunos serão dividididos em dois grupos, onde cada grupo terá 15 participantes. As idades dos participantes variam entre 4 e 7 anos. O programa Bullying, Não! irá ser baseado no modelo ecológico de Bronfenbrenner (1977). Tendo em conta a idade dos participantes, optou-se por fazer uma breve explicação do conceito de bullying na primeira sessão, e todas as outras sessões tem como objetivo promover as competências sócio emocionais necessárias à criação de relações sociais positivas. Espera-se uma melhoria na construção das relações sociais positivas, de forma a diminuir as situações de agressão e bullying entre pares. Por parte da comunidade educativa, espera-se conseguir facilitar a identificação dos sinais de alarme, de forma a poderem intervir mais cedo nas situações de bullying e diminuir as suas consequências na vida das crianças. |
id |
RCAP_dadc889974fb845a8d0f8e6185310417 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/10667 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Criação e implementação de um programa de prevenção do bullying numa escola de Jardim de infância e 1º ciclo portuguesaBullyingPrograma de prevençãoRelações sociais positivasPrevention programPositive social relationshipO bullying escolar é um fenómeno com uma taxa de prevalência em Portugal bastante elevada. As situações de bullying na infância, revelam consequências bastante graves na vida da criança (como o abuso de substâncias), quando a situação não é tratada. Este trabalho surgiu através da necessidade da escola ABC diminuir os valores de violência entre pares e de bullying escolar, pelo desenvolvimento de um programa de prevenção de bullying, para o jardim de infância e primeiro ano do primeiro ciclo. Pela revisão de literatura que expomos de seguida, poderemos verificar que o programa de prevenção que trabalhe o desenvolvimento de competências sócio emocionais, irá diminuir as altas taxas de bullying. A nossa amostra é constituída por 30 alunos do jardim de infância e do primeiro ano do primeiro ciclo da escola ABC. Estes alunos serão dividididos em dois grupos, onde cada grupo terá 15 participantes. As idades dos participantes variam entre 4 e 7 anos. O programa Bullying, Não! irá ser baseado no modelo ecológico de Bronfenbrenner (1977). Tendo em conta a idade dos participantes, optou-se por fazer uma breve explicação do conceito de bullying na primeira sessão, e todas as outras sessões tem como objetivo promover as competências sócio emocionais necessárias à criação de relações sociais positivas. Espera-se uma melhoria na construção das relações sociais positivas, de forma a diminuir as situações de agressão e bullying entre pares. Por parte da comunidade educativa, espera-se conseguir facilitar a identificação dos sinais de alarme, de forma a poderem intervir mais cedo nas situações de bullying e diminuir as suas consequências na vida das crianças.The school bullying is a phenomenon with a high prevalence rate in Portugal. The bullying situations in childhood, reveal quite serious consequences in the child's life (such as substance abuse), when the situation is left untreated. The school ABC needs to decrease the values of peer violence and school bullying. This work born to decrease this necessity, by developing a bullying prevention program for kindergarten and first year of the first cycle. For the literature review, we may find that the prevention program that works to develop social emotional skills, will reduce the high bullying rates. Our sample consists of 30 kindergarten students and first year of the first ABC school cycle. These students will be divided into two groups, where each group will have 15 participants. The age of the participants varies between 4 and 7 years. Our program will be based on environmental model of Bronfenbrenner (1977). Taking into account the age of the participants, it was decided to make a brief explanation of the concept of bullying in the first session and all other sessions aims to promote social emotional skills needed to create positive social relationships. It is expected an improvement in the construction of the positive social relationships, in order to reduce situations of aggression and bullying peer. In the group with the educational community, it is expected to facilitate the identification of warning signs, so that they can intervene earlier in bullying situations and reduce the consequences in the lives of children.2016-01-14T15:47:05Z2015-01-01T00:00:00Z20152015-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/10667TID:201068583porSilva, Clara Maria Monge Salvado Ribeiro dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:31:59Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/10667Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:14:24.721400Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Criação e implementação de um programa de prevenção do bullying numa escola de Jardim de infância e 1º ciclo portuguesa |
title |
Criação e implementação de um programa de prevenção do bullying numa escola de Jardim de infância e 1º ciclo portuguesa |
spellingShingle |
Criação e implementação de um programa de prevenção do bullying numa escola de Jardim de infância e 1º ciclo portuguesa Silva, Clara Maria Monge Salvado Ribeiro da Bullying Programa de prevenção Relações sociais positivas Prevention program Positive social relationship |
title_short |
Criação e implementação de um programa de prevenção do bullying numa escola de Jardim de infância e 1º ciclo portuguesa |
title_full |
Criação e implementação de um programa de prevenção do bullying numa escola de Jardim de infância e 1º ciclo portuguesa |
title_fullStr |
Criação e implementação de um programa de prevenção do bullying numa escola de Jardim de infância e 1º ciclo portuguesa |
title_full_unstemmed |
Criação e implementação de um programa de prevenção do bullying numa escola de Jardim de infância e 1º ciclo portuguesa |
title_sort |
Criação e implementação de um programa de prevenção do bullying numa escola de Jardim de infância e 1º ciclo portuguesa |
author |
Silva, Clara Maria Monge Salvado Ribeiro da |
author_facet |
Silva, Clara Maria Monge Salvado Ribeiro da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Clara Maria Monge Salvado Ribeiro da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bullying Programa de prevenção Relações sociais positivas Prevention program Positive social relationship |
topic |
Bullying Programa de prevenção Relações sociais positivas Prevention program Positive social relationship |
description |
O bullying escolar é um fenómeno com uma taxa de prevalência em Portugal bastante elevada. As situações de bullying na infância, revelam consequências bastante graves na vida da criança (como o abuso de substâncias), quando a situação não é tratada. Este trabalho surgiu através da necessidade da escola ABC diminuir os valores de violência entre pares e de bullying escolar, pelo desenvolvimento de um programa de prevenção de bullying, para o jardim de infância e primeiro ano do primeiro ciclo. Pela revisão de literatura que expomos de seguida, poderemos verificar que o programa de prevenção que trabalhe o desenvolvimento de competências sócio emocionais, irá diminuir as altas taxas de bullying. A nossa amostra é constituída por 30 alunos do jardim de infância e do primeiro ano do primeiro ciclo da escola ABC. Estes alunos serão dividididos em dois grupos, onde cada grupo terá 15 participantes. As idades dos participantes variam entre 4 e 7 anos. O programa Bullying, Não! irá ser baseado no modelo ecológico de Bronfenbrenner (1977). Tendo em conta a idade dos participantes, optou-se por fazer uma breve explicação do conceito de bullying na primeira sessão, e todas as outras sessões tem como objetivo promover as competências sócio emocionais necessárias à criação de relações sociais positivas. Espera-se uma melhoria na construção das relações sociais positivas, de forma a diminuir as situações de agressão e bullying entre pares. Por parte da comunidade educativa, espera-se conseguir facilitar a identificação dos sinais de alarme, de forma a poderem intervir mais cedo nas situações de bullying e diminuir as suas consequências na vida das crianças. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2015 2015-10 2016-01-14T15:47:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/10667 TID:201068583 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/10667 |
identifier_str_mv |
TID:201068583 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134701097582592 |