Criação e implementação de um programa de prevenção do bullying numa escola de Jardim de infância e 1º ciclo portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Clara Maria Monge Salvado Ribeiro da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/10667
Resumo: O bullying escolar é um fenómeno com uma taxa de prevalência em Portugal bastante elevada. As situações de bullying na infância, revelam consequências bastante graves na vida da criança (como o abuso de substâncias), quando a situação não é tratada. Este trabalho surgiu através da necessidade da escola ABC diminuir os valores de violência entre pares e de bullying escolar, pelo desenvolvimento de um programa de prevenção de bullying, para o jardim de infância e primeiro ano do primeiro ciclo. Pela revisão de literatura que expomos de seguida, poderemos verificar que o programa de prevenção que trabalhe o desenvolvimento de competências sócio emocionais, irá diminuir as altas taxas de bullying. A nossa amostra é constituída por 30 alunos do jardim de infância e do primeiro ano do primeiro ciclo da escola ABC. Estes alunos serão dividididos em dois grupos, onde cada grupo terá 15 participantes. As idades dos participantes variam entre 4 e 7 anos. O programa Bullying, Não! irá ser baseado no modelo ecológico de Bronfenbrenner (1977). Tendo em conta a idade dos participantes, optou-se por fazer uma breve explicação do conceito de bullying na primeira sessão, e todas as outras sessões tem como objetivo promover as competências sócio emocionais necessárias à criação de relações sociais positivas. Espera-se uma melhoria na construção das relações sociais positivas, de forma a diminuir as situações de agressão e bullying entre pares. Por parte da comunidade educativa, espera-se conseguir facilitar a identificação dos sinais de alarme, de forma a poderem intervir mais cedo nas situações de bullying e diminuir as suas consequências na vida das crianças.
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