Potencialidades e limites das funções supervsivas do coordenador de departamento: um estudo de caso.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Carlos Alberto Oliveira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/918
Resumo: Ser professor exige uma sólida formação a vários níveis: não só em termos de conteúdos científicos próprios da disciplina, mas também didáticos. Analisámos três modelos de profissionalidade docente: o professor como profissional técnico (prevalecem as funções de execução em detrimento das de planeamento e conceção), como profissional reflexivo (aquele que reflete, pensa sobr e a sua prática) e como intelectual crítico (centra-se na pessoa enquanto elemento que poderá transformar a sociedade: exige que os professores se convertam em intelectuais transformadores) Tendo em conta as alterações verificadas na avaliação de desempenho docente, a supervisão tem vindo a conhecer um destaque nunca visto. Referimos alguns conceitos e estratégias de supervisão. Referimo-nos às funções e competências do supervisor. Referimos alguns obstáculos à supervisão. O balanço que fazemos deste trabalho é francamente positivo, já que nos permitiu aprofundar conhecimentos sobre a supervisão pedagógica e a verificá- los de forma empírica. Os conhecimentos adquiridos e solidificados ajudar-nos-ão a encarar melhor os novos desafios decorrentes dessa realidade.
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