Marketing personalizado aliado ao e-commerce

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Mónica Sofia de Sá
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/24908
Resumo: Nos últimos anos, a customização de produtos online emergiu como um fenómeno significativo no comércio eletrónico. Assim, existem cada vez mais organizações que procuram acompanhar as tendências nestas áreas e com isso atender à mudança de comportamento do consumidor online assim como as novas práticas de consumo. As empresas têm cada vez mais procurado como destacar-se, contribuir para uma maior satisfação por parte dos consumidores e melhorar a experiência de compra. O interesse e procura crescente por produtos customizados indicia a exclusividade e autenticidade que os consumidores ambicionam ou pretendem conservar. Os consumidores pretendem sentir-se únicos, especiais e exclusivos. Deste modo, o presente estudo tem como objetivo perceber qual o impacto da customização no contexto e-commerce, analisando o impacto das variáveis: satisfação, experiência de compra, toolkit de customização e a recomendação (e-WoM). Para esta investigação, optou-se por uma metodologia quantitativa e desenvolveu-se um inquérito por questionário online, distribuído aleatoriamente, de forma a responder aos objetivos definidos. Através do software SPSS, procedeu-se ao tratamento e análise dos dados recolhidos através do método da regressão linear. Após a análise de dados, a mesma revelou que a satisfação desempenha um papel fundamental na intenção de recomendação de compra de produtos customizados. Além disso, a avaliação positiva do sistema de pré-visualização (toolkits de customização) também está relacionada com a satisfação do cliente. A idade e o nível de escolaridade dos inquiridos demonstraram ter implicações em diferentes aspetos das variáveis estudadas.
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