Marketing personalizado aliado ao e-commerce
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/24908 |
Resumo: | Nos últimos anos, a customização de produtos online emergiu como um fenómeno significativo no comércio eletrónico. Assim, existem cada vez mais organizações que procuram acompanhar as tendências nestas áreas e com isso atender à mudança de comportamento do consumidor online assim como as novas práticas de consumo. As empresas têm cada vez mais procurado como destacar-se, contribuir para uma maior satisfação por parte dos consumidores e melhorar a experiência de compra. O interesse e procura crescente por produtos customizados indicia a exclusividade e autenticidade que os consumidores ambicionam ou pretendem conservar. Os consumidores pretendem sentir-se únicos, especiais e exclusivos. Deste modo, o presente estudo tem como objetivo perceber qual o impacto da customização no contexto e-commerce, analisando o impacto das variáveis: satisfação, experiência de compra, toolkit de customização e a recomendação (e-WoM). Para esta investigação, optou-se por uma metodologia quantitativa e desenvolveu-se um inquérito por questionário online, distribuído aleatoriamente, de forma a responder aos objetivos definidos. Através do software SPSS, procedeu-se ao tratamento e análise dos dados recolhidos através do método da regressão linear. Após a análise de dados, a mesma revelou que a satisfação desempenha um papel fundamental na intenção de recomendação de compra de produtos customizados. Além disso, a avaliação positiva do sistema de pré-visualização (toolkits de customização) também está relacionada com a satisfação do cliente. A idade e o nível de escolaridade dos inquiridos demonstraram ter implicações em diferentes aspetos das variáveis estudadas. |
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Marketing personalizado aliado ao e-commerceCustomizaçãoE-commerceSatisfaçãoExperiência de compraToolkitRecomendaçãoCustomizationToolkit and recommendationSatisfactionShopping experienceGestãoNos últimos anos, a customização de produtos online emergiu como um fenómeno significativo no comércio eletrónico. Assim, existem cada vez mais organizações que procuram acompanhar as tendências nestas áreas e com isso atender à mudança de comportamento do consumidor online assim como as novas práticas de consumo. As empresas têm cada vez mais procurado como destacar-se, contribuir para uma maior satisfação por parte dos consumidores e melhorar a experiência de compra. O interesse e procura crescente por produtos customizados indicia a exclusividade e autenticidade que os consumidores ambicionam ou pretendem conservar. Os consumidores pretendem sentir-se únicos, especiais e exclusivos. Deste modo, o presente estudo tem como objetivo perceber qual o impacto da customização no contexto e-commerce, analisando o impacto das variáveis: satisfação, experiência de compra, toolkit de customização e a recomendação (e-WoM). Para esta investigação, optou-se por uma metodologia quantitativa e desenvolveu-se um inquérito por questionário online, distribuído aleatoriamente, de forma a responder aos objetivos definidos. Através do software SPSS, procedeu-se ao tratamento e análise dos dados recolhidos através do método da regressão linear. Após a análise de dados, a mesma revelou que a satisfação desempenha um papel fundamental na intenção de recomendação de compra de produtos customizados. Além disso, a avaliação positiva do sistema de pré-visualização (toolkits de customização) também está relacionada com a satisfação do cliente. A idade e o nível de escolaridade dos inquiridos demonstraram ter implicações em diferentes aspetos das variáveis estudadas.In the last few years, online product customization has emerged as a significant phenomenon in e-commerce. As a result, more and more organizations are trying to keep up with the trends in these areas and thereby take account of changing online consumer behavior and new consumer practices. Companies are increasingly looking to stand out, contribute to greater consumer satisfaction and improve the shopping experience. The growing interest in and demand for customized products indicates the exclusivity and authenticity that consumers want or wish to retain. Consumers want to feel unique, special and exclusive. The aim of this study is to understand the impact of customization in the e-commerce context, analysing the impact of the following variables: satisfaction, shopping experience, customization toolkit and recommendation (e-WoM). For this research, we opted for a quantitative methodology and developed an online questionnaire survey, distributed at random, in order to meet the defined objectives. Using SPSS software, the data collected was processed and analyzed using the linear regression method. Data analysis revealed that satisfaction plays a key role in the intention to recommend the purchase of customized products. In addition, the positive evaluation of the preview system (customization toolkits) is also related to customer satisfaction. The age and educational level of the participants proved to have implications for different aspects of the variables studied.Pacheco, Jorge Daniel de LimaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoAmorim, Mónica Sofia de Sá2024-02-01T09:03:11Z2023-11-292023-11-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24908TID:203493087porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-07T01:48:53Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24908Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:36:34.968738Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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