Trabalhos para casa como ferramenta autorregulatória: perspetivas e implicações para as práticas educativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/62685 |
Resumo: | Neste artigo abordamos as tarefas de Trabalhos Para Casa (TPC) que desde há décadas integram as práticas educativas e centram a comunidade educativa na reflexão dos seus significados e funções no processo de ensinoaprendizagem. Pretendemos, a partir dos instrumentos construídos, identificar e analisar as conceções de TPC de alunos e professores do 1º ciclo do Ensino Básico e o seu potencial para o desenvolvimento das competências autorregulatórias nos alunos. Os resultados salientam a necessidade de repensar práticas, objetivos, funções e contributos dos TPC para o processo de ensino-aprendizagem. Evidenciam ainda, potencialidades para a promoção dos processos autorregulatórios inerentes às oportunidades para a autonomia, gestão das tarefas, tempo e recursos que a sua realização nos momentos de estudo privado permite. |
id |
RCAP_db671c8d6bef108b8c32a21733652841 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/62685 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Trabalhos para casa como ferramenta autorregulatória: perspetivas e implicações para as práticas educativasHomework as a self-regulation tool: perspectives and implications for future educational practicesAutorregulação da aprendizagemConceções de alunos e professoresTrabalhos para casaSelf-regulationLearnersHomeworkNeste artigo abordamos as tarefas de Trabalhos Para Casa (TPC) que desde há décadas integram as práticas educativas e centram a comunidade educativa na reflexão dos seus significados e funções no processo de ensinoaprendizagem. Pretendemos, a partir dos instrumentos construídos, identificar e analisar as conceções de TPC de alunos e professores do 1º ciclo do Ensino Básico e o seu potencial para o desenvolvimento das competências autorregulatórias nos alunos. Os resultados salientam a necessidade de repensar práticas, objetivos, funções e contributos dos TPC para o processo de ensino-aprendizagem. Evidenciam ainda, potencialidades para a promoção dos processos autorregulatórios inerentes às oportunidades para a autonomia, gestão das tarefas, tempo e recursos que a sua realização nos momentos de estudo privado permite.In this article we approach Homework, which has integrated educational practices for decades and has made the educational community reflective regarding its meaning and function in the teaching-learning process. From the instruments we constructed, we intend to identify and analyze the conceptions teachers and students have regarding Homework, as well as its potential to develop self-regulatory competencies in students. Results highlight the need to rethink practices, objectives, functions and contributions Homework brings to the teaching-learning process. Furthermore, results also show the potential to promote self-regulatory processes that are inherent to the opportunities towards autonomy, task management, time and resources that Homework implicates in private study moments.Faculdade de Edeucação - UFPelRepositório da Universidade de LisboaVeiga Simão, AnaDuarte, FátimaFerreira, Paula2024-02-17T22:20:16Z20122024-02-01T13:36:28Z2012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/62685porSimão, A. M. V., Duarte, F., & Ferreira, P. C. (2012). Trabalhos para casa como ferramenta autorregulatória: Perspectivas e implicações para as práticas educativas. Cadernos de Educação, (42), 12-44. https://doi.org/10.15210/CADUC.V0I42.21472178-079Xcv-prod-24739410.15210/CADUC.V0I42.2147info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-19T01:18:51Zoai:repositorio.ul.pt:10451/62685Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:38:56.231300Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabalhos para casa como ferramenta autorregulatória: perspetivas e implicações para as práticas educativas Homework as a self-regulation tool: perspectives and implications for future educational practices |
title |
Trabalhos para casa como ferramenta autorregulatória: perspetivas e implicações para as práticas educativas |
spellingShingle |
Trabalhos para casa como ferramenta autorregulatória: perspetivas e implicações para as práticas educativas Veiga Simão, Ana Autorregulação da aprendizagem Conceções de alunos e professores Trabalhos para casa Self-regulation Learners Homework |
title_short |
Trabalhos para casa como ferramenta autorregulatória: perspetivas e implicações para as práticas educativas |
title_full |
Trabalhos para casa como ferramenta autorregulatória: perspetivas e implicações para as práticas educativas |
title_fullStr |
Trabalhos para casa como ferramenta autorregulatória: perspetivas e implicações para as práticas educativas |
title_full_unstemmed |
Trabalhos para casa como ferramenta autorregulatória: perspetivas e implicações para as práticas educativas |
title_sort |
Trabalhos para casa como ferramenta autorregulatória: perspetivas e implicações para as práticas educativas |
author |
Veiga Simão, Ana |
author_facet |
Veiga Simão, Ana Duarte, Fátima Ferreira, Paula |
author_role |
author |
author2 |
Duarte, Fátima Ferreira, Paula |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veiga Simão, Ana Duarte, Fátima Ferreira, Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autorregulação da aprendizagem Conceções de alunos e professores Trabalhos para casa Self-regulation Learners Homework |
topic |
Autorregulação da aprendizagem Conceções de alunos e professores Trabalhos para casa Self-regulation Learners Homework |
description |
Neste artigo abordamos as tarefas de Trabalhos Para Casa (TPC) que desde há décadas integram as práticas educativas e centram a comunidade educativa na reflexão dos seus significados e funções no processo de ensinoaprendizagem. Pretendemos, a partir dos instrumentos construídos, identificar e analisar as conceções de TPC de alunos e professores do 1º ciclo do Ensino Básico e o seu potencial para o desenvolvimento das competências autorregulatórias nos alunos. Os resultados salientam a necessidade de repensar práticas, objetivos, funções e contributos dos TPC para o processo de ensino-aprendizagem. Evidenciam ainda, potencialidades para a promoção dos processos autorregulatórios inerentes às oportunidades para a autonomia, gestão das tarefas, tempo e recursos que a sua realização nos momentos de estudo privado permite. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z 2024-02-17T22:20:16Z 2024-02-01T13:36:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/62685 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/62685 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Simão, A. M. V., Duarte, F., & Ferreira, P. C. (2012). Trabalhos para casa como ferramenta autorregulatória: Perspectivas e implicações para as práticas educativas. Cadernos de Educação, (42), 12-44. https://doi.org/10.15210/CADUC.V0I42.2147 2178-079X cv-prod-247394 10.15210/CADUC.V0I42.2147 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Edeucação - UFPel |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Edeucação - UFPel |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137439804030976 |