Emotion Regulation Checklist (ERC) : estudos preliminares da adaptação e validação para a cultura brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/149227 |
Resumo: | O Emotion Regulation Checklist (ERC) é um instrumento de heterorrelato que se propõe avaliar o nível de regulação emocional de crianças por meio de duas subescalas, a saber, Regulação Emocional (RE) e Labilidade/Negatividade Emocional (L/N). A RE estima a expressão das emoções, empatia e autoconsciência emocional e a L/N avalia falta de fl exibilidade, desregulação de raiva e labilidade do humor. Objetivou-se traduzir, adaptar e investigar evidências de validade da versão brasileira do ERC. Conduziram-se dois estudos: Estudo I: Tradução e Adaptação do ERC para a cultura brasileira; Estudo II: Investigação de evidências de validade do ERC. Participaram da pesquisa 561 informantes (pais e professoras) de crianças com idades de 3 a 12 anos. Os pressupostos para análise fatorial exploratória foram adequados e a solução bifatorial (RE e L/N) foi a indicada explicando 57% da variância (L/N α = 0,77 e RE α = 0,73). A subescala L/N apresentou correlações positivas com medidas de comportamentos problemáticos e a subescala RE apresentou correlações positivas com medidas de habilidades sociais. Os resultados suportaram primeiras evidências de validade do ERC para a cultura brasileira. |
id |
UFRGS-2_9a951446e1a60ac877cff4a5d455e696 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/149227 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Reis, Aline HenriquesOliveira, Sérgio Eduardo Silva deBandeira, Denise RuschelAndrade, Nara CôrtesAbreu, NeanderSperb, Tania Mara2016-10-26T02:19:27Z20161413-389Xhttp://hdl.handle.net/10183/149227001005127O Emotion Regulation Checklist (ERC) é um instrumento de heterorrelato que se propõe avaliar o nível de regulação emocional de crianças por meio de duas subescalas, a saber, Regulação Emocional (RE) e Labilidade/Negatividade Emocional (L/N). A RE estima a expressão das emoções, empatia e autoconsciência emocional e a L/N avalia falta de fl exibilidade, desregulação de raiva e labilidade do humor. Objetivou-se traduzir, adaptar e investigar evidências de validade da versão brasileira do ERC. Conduziram-se dois estudos: Estudo I: Tradução e Adaptação do ERC para a cultura brasileira; Estudo II: Investigação de evidências de validade do ERC. Participaram da pesquisa 561 informantes (pais e professoras) de crianças com idades de 3 a 12 anos. Os pressupostos para análise fatorial exploratória foram adequados e a solução bifatorial (RE e L/N) foi a indicada explicando 57% da variância (L/N α = 0,77 e RE α = 0,73). A subescala L/N apresentou correlações positivas com medidas de comportamentos problemáticos e a subescala RE apresentou correlações positivas com medidas de habilidades sociais. Os resultados suportaram primeiras evidências de validade do ERC para a cultura brasileira.The Emotion Regulation Checklist (ERC) is an instrument for the hetero-evaluation of the level of emotion regulation of children by means of two scales, Emotion Regulation (ER) and Emotional Lability/Negativity (L/N). ER assesses the expression of emotions, empathy, and emotional self-awareness, while L/N assesses the lack of fl exibility, anger dysregulation, and mood lability. The aim of this study is to perform the translation and cross-cultural adaptation of the ERC and investigate evidence of the validity of its Brazilian version. Two studies are conducted: Study I – Translation and cross-cultural adaptation of ERC for use in Brazil; and Study II – Investigation of evidence of the validity of the ERC. The sample includes 561 informants (parents and teachers) on children aged 3-12 years old. The exploratory factor analysis (EFA) assumptions are adequate, and the two-factor solution (ER and L/N) is shown to be the most adequate, explaining 57% of the variance (L/N α = .77 and ER α = .73). Subscale L/N is positively correlated with measurements of behavioral problems, while subscale ER is positively correlated with measurements of social skills. The present study provides the fi rst evidence of the validity of the ERC for use in the Brazilian context.El Emotion Regulation Checklist (ERC) es un instrumento de heterorrelato que propone evaluar el nivel de regulación emocional por medio de dos sub-escalas, Regulación Emocional (RE) y Labilidad/ Negatividad (LN). La RE mide la expresión de las emociones, empatía y autoconsciencia emocional y la L/N evalúa la ausencia de fl exibilidad, desregulación de rabia y labilidad del humor. Se tuvo como objetivo traducir, adaptar e investigar evidencias de validad de la versión brasileña del ERC. Fueron realizados dos estudios: Estudio I: Traducción y Adaptación del ERC para la cultura brasileña; Estudio II: Investigación de evidencias de validad del ERC. Participaron en esta investigación 561 informantes (padres y profesores) de niños con edad de 3 a 12 años. Los presupuestos para el análisis factorial exploratorio fueron adecuados y la solución bifactorial (RE y L/N) fue la indicada explicando el 57% de la varianza (L/N α = .77 y RE α = .73). La sub-escala L/N presentó correlaciones positivas con medidas de comportamientos problemáticos y la sub-escala RE presentó correlaciones positivas con medidas de habilidades sociales. Los resultados dan soporte a las primeras evidencias de validad del ERC para la cultura brasileña.application/pdfporTemas em psicologia. São Paulo. Vol. 24, n. 1 ( mar. 2016), p. 77-96.Validade dos testesTestes psicológicosRegulação emocionalCriançaTraduçãoBrasilAdaptationEmotion regulation checklistValidationAdaptaciónEmotion regulation checklistValidaciónEmotion Regulation Checklist (ERC) : estudos preliminares da adaptação e validação para a cultura brasileiraEmotion Regulation Checklist (ERC) : preliminary studies of cross-cultural adaptation and validation for use in BrazilEmotion Regulation Checklist (ERC) : estudios preliminares de adaptación y validación de cultura de Brasilinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001005127.pdf001005127.pdfTexto completoapplication/pdf686461http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149227/1/001005127.pdfb136d290b7d0bbb65b4fc918845c2e82MD51TEXT001005127.pdf.txt001005127.pdf.txtExtracted Texttext/plain71302http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149227/2/001005127.pdf.txt72feb9e7be3fbb21a8b10976e11a1228MD52THUMBNAIL001005127.pdf.jpg001005127.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2199http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149227/3/001005127.pdf.jpgbdb84b417d583ab8874b635fbab927bfMD5310183/1492272018-10-29 09:16:13.539oai:www.lume.ufrgs.br:10183/149227Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:16:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Emotion Regulation Checklist (ERC) : estudos preliminares da adaptação e validação para a cultura brasileira |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Emotion Regulation Checklist (ERC) : preliminary studies of cross-cultural adaptation and validation for use in Brazil |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Emotion Regulation Checklist (ERC) : estudios preliminares de adaptación y validación de cultura de Brasil |
title |
Emotion Regulation Checklist (ERC) : estudos preliminares da adaptação e validação para a cultura brasileira |
spellingShingle |
Emotion Regulation Checklist (ERC) : estudos preliminares da adaptação e validação para a cultura brasileira Reis, Aline Henriques Validade dos testes Testes psicológicos Regulação emocional Criança Tradução Brasil Adaptation Emotion regulation checklist Validation Adaptación Emotion regulation checklist Validación |
title_short |
Emotion Regulation Checklist (ERC) : estudos preliminares da adaptação e validação para a cultura brasileira |
title_full |
Emotion Regulation Checklist (ERC) : estudos preliminares da adaptação e validação para a cultura brasileira |
title_fullStr |
Emotion Regulation Checklist (ERC) : estudos preliminares da adaptação e validação para a cultura brasileira |
title_full_unstemmed |
Emotion Regulation Checklist (ERC) : estudos preliminares da adaptação e validação para a cultura brasileira |
title_sort |
Emotion Regulation Checklist (ERC) : estudos preliminares da adaptação e validação para a cultura brasileira |
author |
Reis, Aline Henriques |
author_facet |
Reis, Aline Henriques Oliveira, Sérgio Eduardo Silva de Bandeira, Denise Ruschel Andrade, Nara Côrtes Abreu, Neander Sperb, Tania Mara |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Sérgio Eduardo Silva de Bandeira, Denise Ruschel Andrade, Nara Côrtes Abreu, Neander Sperb, Tania Mara |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Aline Henriques Oliveira, Sérgio Eduardo Silva de Bandeira, Denise Ruschel Andrade, Nara Côrtes Abreu, Neander Sperb, Tania Mara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Validade dos testes Testes psicológicos Regulação emocional Criança Tradução Brasil |
topic |
Validade dos testes Testes psicológicos Regulação emocional Criança Tradução Brasil Adaptation Emotion regulation checklist Validation Adaptación Emotion regulation checklist Validación |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Adaptation Emotion regulation checklist Validation |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Adaptación Emotion regulation checklist Validación |
description |
O Emotion Regulation Checklist (ERC) é um instrumento de heterorrelato que se propõe avaliar o nível de regulação emocional de crianças por meio de duas subescalas, a saber, Regulação Emocional (RE) e Labilidade/Negatividade Emocional (L/N). A RE estima a expressão das emoções, empatia e autoconsciência emocional e a L/N avalia falta de fl exibilidade, desregulação de raiva e labilidade do humor. Objetivou-se traduzir, adaptar e investigar evidências de validade da versão brasileira do ERC. Conduziram-se dois estudos: Estudo I: Tradução e Adaptação do ERC para a cultura brasileira; Estudo II: Investigação de evidências de validade do ERC. Participaram da pesquisa 561 informantes (pais e professoras) de crianças com idades de 3 a 12 anos. Os pressupostos para análise fatorial exploratória foram adequados e a solução bifatorial (RE e L/N) foi a indicada explicando 57% da variância (L/N α = 0,77 e RE α = 0,73). A subescala L/N apresentou correlações positivas com medidas de comportamentos problemáticos e a subescala RE apresentou correlações positivas com medidas de habilidades sociais. Os resultados suportaram primeiras evidências de validade do ERC para a cultura brasileira. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-10-26T02:19:27Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/149227 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1413-389X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001005127 |
identifier_str_mv |
1413-389X 001005127 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/149227 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Temas em psicologia. São Paulo. Vol. 24, n. 1 ( mar. 2016), p. 77-96. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149227/1/001005127.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149227/2/001005127.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149227/3/001005127.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b136d290b7d0bbb65b4fc918845c2e82 72feb9e7be3fbb21a8b10976e11a1228 bdb84b417d583ab8874b635fbab927bf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447624123154432 |