O impacto da idade nas aptidões escolares e nas competências pessoais e sociais, em alunos do 2.º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Tânia Daniela Morais, 1987-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/3621
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica, Universidade Lusíada de Lisboa, 2017.
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spelling O impacto da idade nas aptidões escolares e nas competências pessoais e sociais, em alunos do 2.º ano de escolaridadeIdade escolar (Idade de ingresso)Competências sociais em criançasCapacidade de aprendizagemPsicologia da criançaDissertação de mestrado em Psicologia Clínica, Universidade Lusíada de Lisboa, 2017.Exame público realizado em 23 de Novembro de 2017.Dada a escassez de estudos referentes ao impacto da idade nas aptidões escolares e nas competências pessoais e sociais de crianças em Portugal, torna-se pertinente estudar este fenómeno. O objetivo do estudo visa descrever e comparar as aptidões escolares e as competências pessoais e sociais, em dois grupos de alunos com diferentes idades de ingresso escolar (5 e 6 anos de idade). Procura explorar eventuais associações entre as aptidões escolares e as competências pessoais e sociais de acordo com o género, a idade de ingresso escolar das crianças e o estatuto sociodemográfico dos pais. Participaram 153 crianças, as quais se encontravam no 2º ano de escolaridade em escolas públicas e privadas portuguesas. Os inquiridos pertenciam na sua maioria à zona de Lisboa e Vale do Tejo. Foram utilizados os instrumentos “Para mim é fácil”, desenvolvido por Gaspar e Matos (2015), BAPAE – Bateria de Aptidões para a Aprendizagem Escolar, desenvolvido por Cruz (1996) e um Questionário Sociodemográfico de forma a recolher informação relevante. Os resultados demonstraram que não foram verificadas diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos de crianças que ingressaram respetivamente, aos 5 ou 6 anos de idade, relativamente às competências pessoais e sociais. No que diz respeito à variável aptidões escolares, os resultados evidenciaram que não existem diferenças estatisticamente significativas (nas dimensões BAPAE_RE, BAPAE_CF, BAPAE_OE e BAPAE_TOTAL). Contudo, as crianças que ingressaram com 5 anos no ensino escolar apresentaram resultados estatisticamente significativos mais baixos do que as crianças que ingressaram aos 6 anos de idade, para as dimensões BAPAE - compreensão verbal e BAPAE - conceitos quantitativos. Os resultados indicaram que não foram verificadas diferenças estatisticamente significativas relativamente ao género dos participantes e habilitações literárias dos pais para as CPS escala total, bem como para as aptidões escolares, em todas as dimensões.2017-12-04T11:37:18Z2017-12-042017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/3621http://hdl.handle.net/11067/3621TID:201769581porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Tânia Daniela Morais, 1987-reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:49:16Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/3621Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:27:33.657655Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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