A importância do relatório de gestão na divulgação dos indicadores de desempenho : o caso dos institutos politécnicos portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacinto, Jacinta Maria Quitério
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/705
Resumo: Dissertação de Mestrado em Controlo de Gestão apresentada à ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPL - Instituto Politécnico de Leiria.
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spelling A importância do relatório de gestão na divulgação dos indicadores de desempenho : o caso dos institutos politécnicos portuguesesEnsino superiorIndicadores de desempenhoInstitutos politécnicosRelatório de gestãoDissertação de Mestrado em Controlo de Gestão apresentada à ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPL - Instituto Politécnico de Leiria.Neste trabalho, começamos por abordar a questão da Nova Gestão Pública, uma vez que, atualmente, os conceitos e os instrumentos utilizados na gestão das entidades do setor público, nomeadamente, das instituições do ensino superior, tendem a aproximar-se dos do setor privado. Como o relato financeiro tradicional assenta, fundamentalmente, na preparação e divulgação de informação financeira, apresenta algumas limitações em termos de utilidade de informação. Surgem, assim, novas formas de relato, que visam permitir uma medição do desempenho das entidades. Neste sentido, o interesse pelos indicadores de desempenho tem vindo a aumentar em alguns países, Portugal não é exceção. Dedicamos uma parte do nosso trabalho aos indicadores de desempenho, quer em termos de conceitos, quer em termos de tipologia e analisamos alguns estudos realizados no âmbito da análise a relatórios anuais e a indicadores de desempenho no ensino superior, com o intuito de empreender o nosso estudo empírico. A outra parte do trabalho é dedicada ao estudo empírico, que consiste na análise de conteúdos aos relatórios de gestão dos Institutos Politécnicos Portugueses, no sentido de aferir qual o nível de divulgação de indicadores de desempenho por estas entidades. Verificámos que, em Portugal o nível de divulgação dos indicadores de desempenho, por parte dos Institutos Politécnicos, é bastante reduzido, quer em termos de relato obrigatório, quer em termos de relato voluntário. Constatámos que, embora esteja presente no normativo português referência à divulgação de indicadores económico-financeiros, uma grande parte dos Institutos Politécnicos Portugueses não divulga este tipo de informação no relatório de gestão, sendo os referentes à estrutura financeira os mais divulgados. No entanto, já se verifica a divulgação de indicadores de desempenho, em termos de relato voluntário, nomeadamente, o número de alunos por unidade orgânica, a definição dos objetivos estratégicos, a relação pessoal docente e não docente e os incentivos à qualificação do corpo docente. Tal demonstra que, no nosso país, ainda existe um longo caminho a percorrer no que diz respeito à preparação e divulgação de indicadores que permitam medir o desempenho dos Institutos Politécnicos.IC-OnlineJacinto, Jacinta Maria Quitério2013-01-11T12:18:11Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/705porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:41:45Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/705Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:45:38.859725Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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