Educadores na construção da cidadania de crianças no campo das ONG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leitão, Ema Sofia
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Santos, Graça, Bergano, Sofia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/25917
Resumo: Refletir sobre a educação e a cidadania constitui um desafio na atualidade nacional e internacional. Destaca-se o papel dos educadores, professores e educadores sociais na construção da cidadania no campo das organizações não governamentais (ONG), em particular da “Hope For Children” CRC Policy Center, no Chipre. O artigo decorre de uma iniciativa promovida pelo Departamento de Ciências da Educação e de Supervisão da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança (Portugal), que tinha como objetivo suscitar a partilha de iniciativas interculturais, nacionais e internacionais, no âmbito da educação. A partir da conferência proferida foram estabelecidos outros contactos de natureza académica e científica. Pretende-se salientar a importância da educação na construção da cidadania, enquadrada no contexto europeu e nacional. Neste domínio, o papel dos profissionais e a sua respetiva formação na área da educação é determinante para o trabalhado desenvolvido nas ONG, sobretudo para a construção da cidadania. O artigo incide sobre o caso da "Hope For Children" CRC Policy Center, no Chipre, apresentando alguns projetos relevantes na área da participação e cidadania, onde se destacam as dinâmicas implementadas no terreno por profissionais, nomeadamente educadores sociais, e outras organizações. A divulgação destes projetos, enquanto exemplos de boas práticas, devidamente fundamentadas, permite partilhar iniciativas de carácter educativo e social, relevantes para a formação, intervenção e investigação de profissionais responsáveis na área da educação
id RCAP_dba34850871152cdb8ec2dd2a0a0eac2
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/25917
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educadores na construção da cidadania de crianças no campo das ONGEducators in the construction of children's citizenship in the field of NGOsEducaçãoCidadaniaEducadores, professores e educadores sociaisFormação e intervenção de profissionais nas ONGProjetosRefletir sobre a educação e a cidadania constitui um desafio na atualidade nacional e internacional. Destaca-se o papel dos educadores, professores e educadores sociais na construção da cidadania no campo das organizações não governamentais (ONG), em particular da “Hope For Children” CRC Policy Center, no Chipre. O artigo decorre de uma iniciativa promovida pelo Departamento de Ciências da Educação e de Supervisão da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança (Portugal), que tinha como objetivo suscitar a partilha de iniciativas interculturais, nacionais e internacionais, no âmbito da educação. A partir da conferência proferida foram estabelecidos outros contactos de natureza académica e científica. Pretende-se salientar a importância da educação na construção da cidadania, enquadrada no contexto europeu e nacional. Neste domínio, o papel dos profissionais e a sua respetiva formação na área da educação é determinante para o trabalhado desenvolvido nas ONG, sobretudo para a construção da cidadania. O artigo incide sobre o caso da "Hope For Children" CRC Policy Center, no Chipre, apresentando alguns projetos relevantes na área da participação e cidadania, onde se destacam as dinâmicas implementadas no terreno por profissionais, nomeadamente educadores sociais, e outras organizações. A divulgação destes projetos, enquanto exemplos de boas práticas, devidamente fundamentadas, permite partilhar iniciativas de carácter educativo e social, relevantes para a formação, intervenção e investigação de profissionais responsáveis na área da educaçãoEducation to citizenship is a pressing challenge nowadays, at national and international level. The role of educators, teachers and social educators as promoters of citizenship in the field of non-governmental organizations (NGOs), in particular the “Hope For Children” CRC Policy Center, in Cyprus, stands out. The article stems from an initiative promoted by the Department of Educational Sciences and Supervision of the School of Education of the Polytechnic Institute of Bragança (Portugal), which aimed to encourage the sharing of intercultural initiatives, national and international, in the field of education. Several academic and scientific contacts have been established in the framework of this conference, highlighting the importance of education in the construction of citizenship. The role of professionals and their respective training in the area of education is determinant for the work developed by NGOs, particularly where it concerns the construction of citizenship. This article focuses on the case of the "Hope For Children" CRC Policy Center, in Cyprus, presenting examples of relevant projects in the area of participation and citizenship, highlighting the dynamics implemented in loco by professionals, namely social educators, and other organizations. The dissemination of these projects, as examples of good practice, duly substantiated, allows the sharing of educational and social initiatives, relevant to the training, intervention and research of professionals in the area of educationInstituto Poitécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBLeitão, Ema SofiaSantos, GraçaBergano, Sofia2022-09-15T15:26:58Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/25917porLeitão, Ema Sofia; Santos, Graça; Bergano, Sofia (2022). Educadores na construção da cidadania de crianças no campo das ONG. Revista de Educação. ISSN 1645-4774. 14:1, p. 1-101645-477410.34620/eduser.v14i1.1902183-038Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:57:59Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/25917Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:16:30.121855Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educadores na construção da cidadania de crianças no campo das ONG
Educators in the construction of children's citizenship in the field of NGOs
title Educadores na construção da cidadania de crianças no campo das ONG
spellingShingle Educadores na construção da cidadania de crianças no campo das ONG
Leitão, Ema Sofia
Educação
Cidadania
Educadores, professores e educadores sociais
Formação e intervenção de profissionais nas ONG
Projetos
title_short Educadores na construção da cidadania de crianças no campo das ONG
title_full Educadores na construção da cidadania de crianças no campo das ONG
title_fullStr Educadores na construção da cidadania de crianças no campo das ONG
title_full_unstemmed Educadores na construção da cidadania de crianças no campo das ONG
title_sort Educadores na construção da cidadania de crianças no campo das ONG
author Leitão, Ema Sofia
author_facet Leitão, Ema Sofia
Santos, Graça
Bergano, Sofia
author_role author
author2 Santos, Graça
Bergano, Sofia
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Leitão, Ema Sofia
Santos, Graça
Bergano, Sofia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Cidadania
Educadores, professores e educadores sociais
Formação e intervenção de profissionais nas ONG
Projetos
topic Educação
Cidadania
Educadores, professores e educadores sociais
Formação e intervenção de profissionais nas ONG
Projetos
description Refletir sobre a educação e a cidadania constitui um desafio na atualidade nacional e internacional. Destaca-se o papel dos educadores, professores e educadores sociais na construção da cidadania no campo das organizações não governamentais (ONG), em particular da “Hope For Children” CRC Policy Center, no Chipre. O artigo decorre de uma iniciativa promovida pelo Departamento de Ciências da Educação e de Supervisão da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança (Portugal), que tinha como objetivo suscitar a partilha de iniciativas interculturais, nacionais e internacionais, no âmbito da educação. A partir da conferência proferida foram estabelecidos outros contactos de natureza académica e científica. Pretende-se salientar a importância da educação na construção da cidadania, enquadrada no contexto europeu e nacional. Neste domínio, o papel dos profissionais e a sua respetiva formação na área da educação é determinante para o trabalhado desenvolvido nas ONG, sobretudo para a construção da cidadania. O artigo incide sobre o caso da "Hope For Children" CRC Policy Center, no Chipre, apresentando alguns projetos relevantes na área da participação e cidadania, onde se destacam as dinâmicas implementadas no terreno por profissionais, nomeadamente educadores sociais, e outras organizações. A divulgação destes projetos, enquanto exemplos de boas práticas, devidamente fundamentadas, permite partilhar iniciativas de carácter educativo e social, relevantes para a formação, intervenção e investigação de profissionais responsáveis na área da educação
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-15T15:26:58Z
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/25917
url http://hdl.handle.net/10198/25917
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Leitão, Ema Sofia; Santos, Graça; Bergano, Sofia (2022). Educadores na construção da cidadania de crianças no campo das ONG. Revista de Educação. ISSN 1645-4774. 14:1, p. 1-10
1645-4774
10.34620/eduser.v14i1.190
2183-038X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Poitécnico de Bragança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Poitécnico de Bragança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135450274725888