Educação escolar e construção da consciência: a importância da formação e atuação intencionais do professor para um processo educativo de qualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Ponce, Rosiane de Fátima [UNESP], Pelegrine, Anderson de Oliveira [UNESP], Nunes, Rodrigo Lima [UNESP], Bezerra, Janaina Pereira Duarte [UNESP], Felix, Tatiane Pires [UNESP], Nascimento, Ariana do [UNESP], Fracon, Thais Lima [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141792
Resumo: O presente artigo procurou abordar as implicações do Projeto de Intervenção e Pesquisa realizado pela equipe GEIPEE-thc (Grupo de Estudos Intervenção e Pesquisa em Educação Escolar e Especial) Teoria histórico- Cultural da UNESP-Presidente Prudente numa escola pública municipal de Ensino Fundamental da cidade de Presidente Prudente/SP, que atende estudantes oriundos de diversos bairros considerados como áreas de exclusão social e pobreza, numa perspectiva de formação dos professores que avance a formação inicial de modo a contribuir com seu trabalho a apartir da realidade escolar vivenciadas por eles. No decorrer do projeto de intervenção foram realizadas importantes discussões entre os profissionais atuantes na escola para que o desenvolvimento dos indivíduos caminhasse em direção ao processo de humanização dos sujeitos escolares. As intervenções e pesquisa no interior da escola se deram por meio de aulas de Educação Física aplicadas pelo GEIPEE-thc que procurou analisar de forma realista e fidedigna, as condições histórico-sociais dos estudantes participantes do Projeto, suas atitudes e manifestações que vão contra valores humano-genéricos, assim como as situações educacionais vividas por esses sujeitos no interior da escola. Paralelamente foram realizados encontros com os professores das respectivas turmas nos momentos de HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo), com o intuito de propor momentos de reflexão sobre a prática pedagógica, tendo em vista a superação de dificuldades, conflitos e situações de violência e/ou indisciplina encontradas no decorrer de suas ações na sala de aula e em outros espaços da escola, sendo que tal momento será objeto de análise nesse artigo.
id UNSP_b44ebfcbe3939e0610b8fa547ce4036e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141792
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educação escolar e construção da consciência: a importância da formação e atuação intencionais do professor para um processo educativo de qualidadeProjeto de intervençãoTrabalho educativoFormação continuadaO presente artigo procurou abordar as implicações do Projeto de Intervenção e Pesquisa realizado pela equipe GEIPEE-thc (Grupo de Estudos Intervenção e Pesquisa em Educação Escolar e Especial) Teoria histórico- Cultural da UNESP-Presidente Prudente numa escola pública municipal de Ensino Fundamental da cidade de Presidente Prudente/SP, que atende estudantes oriundos de diversos bairros considerados como áreas de exclusão social e pobreza, numa perspectiva de formação dos professores que avance a formação inicial de modo a contribuir com seu trabalho a apartir da realidade escolar vivenciadas por eles. No decorrer do projeto de intervenção foram realizadas importantes discussões entre os profissionais atuantes na escola para que o desenvolvimento dos indivíduos caminhasse em direção ao processo de humanização dos sujeitos escolares. As intervenções e pesquisa no interior da escola se deram por meio de aulas de Educação Física aplicadas pelo GEIPEE-thc que procurou analisar de forma realista e fidedigna, as condições histórico-sociais dos estudantes participantes do Projeto, suas atitudes e manifestações que vão contra valores humano-genéricos, assim como as situações educacionais vividas por esses sujeitos no interior da escola. Paralelamente foram realizados encontros com os professores das respectivas turmas nos momentos de HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo), com o intuito de propor momentos de reflexão sobre a prática pedagógica, tendo em vista a superação de dificuldades, conflitos e situações de violência e/ou indisciplina encontradas no decorrer de suas ações na sala de aula e em outros espaços da escola, sendo que tal momento será objeto de análise nesse artigo.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação Física, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação Física, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim [UNESP]Ponce, Rosiane de Fátima [UNESP]Pelegrine, Anderson de Oliveira [UNESP]Nunes, Rodrigo Lima [UNESP]Bezerra, Janaina Pereira Duarte [UNESP]Felix, Tatiane Pires [UNESP]Nascimento, Ariana do [UNESP]Fracon, Thais Lima [UNESP]2016-07-19T13:00:29Z2016-07-19T13:00:29Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject3761-3773application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3761-37732357-7819http://hdl.handle.net/11449/141792ISSN2357-7819-2014-3761-3773.pdf11749650253799860000-0001-7138-3086porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-03T06:01:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141792Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-03T06:01:10Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação escolar e construção da consciência: a importância da formação e atuação intencionais do professor para um processo educativo de qualidade
title Educação escolar e construção da consciência: a importância da formação e atuação intencionais do professor para um processo educativo de qualidade
spellingShingle Educação escolar e construção da consciência: a importância da formação e atuação intencionais do professor para um processo educativo de qualidade
Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim [UNESP]
Projeto de intervenção
Trabalho educativo
Formação continuada
title_short Educação escolar e construção da consciência: a importância da formação e atuação intencionais do professor para um processo educativo de qualidade
title_full Educação escolar e construção da consciência: a importância da formação e atuação intencionais do professor para um processo educativo de qualidade
title_fullStr Educação escolar e construção da consciência: a importância da formação e atuação intencionais do professor para um processo educativo de qualidade
title_full_unstemmed Educação escolar e construção da consciência: a importância da formação e atuação intencionais do professor para um processo educativo de qualidade
title_sort Educação escolar e construção da consciência: a importância da formação e atuação intencionais do professor para um processo educativo de qualidade
author Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim [UNESP]
author_facet Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim [UNESP]
Ponce, Rosiane de Fátima [UNESP]
Pelegrine, Anderson de Oliveira [UNESP]
Nunes, Rodrigo Lima [UNESP]
Bezerra, Janaina Pereira Duarte [UNESP]
Felix, Tatiane Pires [UNESP]
Nascimento, Ariana do [UNESP]
Fracon, Thais Lima [UNESP]
author_role author
author2 Ponce, Rosiane de Fátima [UNESP]
Pelegrine, Anderson de Oliveira [UNESP]
Nunes, Rodrigo Lima [UNESP]
Bezerra, Janaina Pereira Duarte [UNESP]
Felix, Tatiane Pires [UNESP]
Nascimento, Ariana do [UNESP]
Fracon, Thais Lima [UNESP]
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim [UNESP]
Ponce, Rosiane de Fátima [UNESP]
Pelegrine, Anderson de Oliveira [UNESP]
Nunes, Rodrigo Lima [UNESP]
Bezerra, Janaina Pereira Duarte [UNESP]
Felix, Tatiane Pires [UNESP]
Nascimento, Ariana do [UNESP]
Fracon, Thais Lima [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto de intervenção
Trabalho educativo
Formação continuada
topic Projeto de intervenção
Trabalho educativo
Formação continuada
description O presente artigo procurou abordar as implicações do Projeto de Intervenção e Pesquisa realizado pela equipe GEIPEE-thc (Grupo de Estudos Intervenção e Pesquisa em Educação Escolar e Especial) Teoria histórico- Cultural da UNESP-Presidente Prudente numa escola pública municipal de Ensino Fundamental da cidade de Presidente Prudente/SP, que atende estudantes oriundos de diversos bairros considerados como áreas de exclusão social e pobreza, numa perspectiva de formação dos professores que avance a formação inicial de modo a contribuir com seu trabalho a apartir da realidade escolar vivenciadas por eles. No decorrer do projeto de intervenção foram realizadas importantes discussões entre os profissionais atuantes na escola para que o desenvolvimento dos indivíduos caminhasse em direção ao processo de humanização dos sujeitos escolares. As intervenções e pesquisa no interior da escola se deram por meio de aulas de Educação Física aplicadas pelo GEIPEE-thc que procurou analisar de forma realista e fidedigna, as condições histórico-sociais dos estudantes participantes do Projeto, suas atitudes e manifestações que vão contra valores humano-genéricos, assim como as situações educacionais vividas por esses sujeitos no interior da escola. Paralelamente foram realizados encontros com os professores das respectivas turmas nos momentos de HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo), com o intuito de propor momentos de reflexão sobre a prática pedagógica, tendo em vista a superação de dificuldades, conflitos e situações de violência e/ou indisciplina encontradas no decorrer de suas ações na sala de aula e em outros espaços da escola, sendo que tal momento será objeto de análise nesse artigo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T13:00:29Z
2016-07-19T13:00:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3761-3773
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141792
ISSN2357-7819-2014-3761-3773.pdf
1174965025379986
0000-0001-7138-3086
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141792
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3761-3773
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-3761-3773.pdf
1174965025379986
0000-0001-7138-3086
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 3761-3773
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964410767212544